quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Povo ludibriado

Por Almir M. Quites


Já que o assunto do momento é o processo eleitoral e considerando que as posições políticas andam exacerbadas, começo esclarecendo que não voto em Haddad nem em Bolsonaro. Também adianto que não gosto de receber propaganda política e que não tolero fanatismos! 

Gosto do debate sério e respeitoso, onde cada um aprecia o argumento antagônico bem formulado! Isto sim! Acho que atualmente o debate político é de muito baixo nível e não aborda as questões essenciais. Além disso, pelo que observo há muitos anos, o povo está sendo ludibriado mais uma vez e não percebe.

POVO LUDIBRIADO é POVO EXPLORADO!

Sobre o momento político atual, entendo que nos colocaram num brete sem saída! A rigor ainda haveria tempo de sair dele, mas não creio que aconteça.

Bolsonaro conviveu com os deputados picaretas da esquerda e os apoiou de 1990 a 2010. Durante este período de 20 anos, ele até se dizia "bolivariano" e admirador do ditador da Venezuela, Hugo Chávez! Foi só depois de 2010,  quando o PT começou a perder força, que ou o PT começou a se afastar dele ou ele começou a se afastar do PT. Ele se queixava da Presidente Dilma Rousseff. Somente em 2015, após a reeleição de Dilma, foi que o afastamento começou a se caracterizar. 

Jair Bolsonaro e um oportunista, militarista, além de infantilizado, ímprobo e incompetente. No entanto, nesta atual conjuntura política, ele encontra espaço. Foi favorecido por uma estratégia eleitoral que envolve as pesquisas de intenção de voto! Explico melhor a seguir.

Pense comigo! Começo fazendo algumas perguntas a você, amigo leitor. Por que muitos eleitores acreditam nas pesquisas eleitorais e tomam decisões com base nelas? Será que não sabem que estas pesquisas são encomendadas, que são feitas por entidades privadas, sem qualquer fiscalização independente, e que rola muito dinheiro por trás delas? Não sabem que são sempre os mesmos institutos que fazem as pesquisas e que, por alguma razão muito estranha, precisam registrar os resultados no TSE antes da divulgação? Por que o TSE se mete a regulamentar as pesquisas eleitorais? De onde, afinal, vem a confiança nestes institutos?

Para mim a votação tanto de Haddad como de Bolsonaro foram superestimadas! Esta polarização de agora foi artificialmente induzida. Ela promoveu o aumento do apoio a Haddad pelo medo de Bolsonaro pudesse ter mais de 50% dos votos já no primeiro turno. Sem a polarização provavelmente Haddad não passaria para o segundo turno. Ela também promoveu o apoio a Bolsonaro pelo medo de que Haddad, com os votos de Lula, pudesse vencer ja no primeiro turno. Todos aqueles que mudaram sua intenção de voto com base nas pesquisas eleitorais foram "levados pelo cabresto". Por medo, desfiguraram o objetivo do primeiro turno! Isto é gravíssimo.

A pregação do "voto útil" no primeiro turno revela falta de educação para a democracia. O segundo turno está criminosamente sendo antecipado e, com isso, no verdadeiro segundo turno, a eleicao pode já estar decidida e, mesmo assim, o povo brasileiro será chamado a escolher entre os dois candidatos mais rejeitados! Teremos extrema direita contra extrema esquerda. Ambas, não se diferenciam em comportamento. Ambas são fanáticas. Neste caso, o voto verdadeiramente consciente é o voto nulo. 

As pesquisas de intenção de voto serviram para promover dois candidatos.

Estas pesquisas têm servido para isso, há décadas. Já  mostrei, em artigo de 2014, que elas apresentam erros muito maiores do que anunciam. Se não fosse assim, institutos diferentes, que façam  pesquisas em períodos que se sobreponham, teriam que ter resultados dentro das margens de erro anunciadas, mas isto não acontece. Para entender isto melhor, leia os dois artigos de 2014, indicados mais abaixo.

Os jornalistas e comentaristas de TV falam das pesquisas como se fossem perfeitas, infalíveis. Esta aceitação popular é um ato de fé cega, induzido pela mídia! A pesquisas de intenção de voto é  um tabu nacional!

Pobre país! O povo, manipulado e enganado, já elegeu Lula (um analfabeto funcional) duas vezes e Dilma (idem, apesar de ter diploma de curso superior!) também duas vezes. O cargo de Presidente da República está banalizado, vilipendiado!

O fato é que o PT escolheu Bolsonaro para adversário. Lembro que o governo brasileiro continua aparelhado pelo PT. O governo de Michel Temer manteve isto.

Estas pesquisas eleitorais me parecem ser, além de manipuladas, matematicamente inconsistentes. É quase impossível que os candidatos mais rejeitados (nos quais os eleitores juram que não votam de jeito nenhum) sejam justamente os que têm maior percentagem de intenção de voto! Quase que a rejeição de um é a votacao do outro. Parece que exageram na redução dos votos dos demais candidatos!

Tudo indica que a polarização induzida não será simétrica. Ela pode favorecer muito mais a Bolsonaro do que a Haddad. Se ela foi promovida com a intenção de levar Haddad ao segundo turno, como me parece, também pode aumentar o risco de cristalizar posições em patamares que tornem difícil para Haddad recuperar a diferença.

Se for necessário e a diferença não for demasiada, o golpe final contra os eleitores brasileiros virá da fraude eletrônica embutida nas urnas. A urna eletrônica é outro tabu nacional.

Agora, continue lendo, com muita atenção, o artigo indicado a seguir. Você entenderá como é feita a manipulação do eleitor. Depois, volte aqui para ler o restante deste texto. 
VOTO DE CABRESTO 
http://almirquites.blogspot.com/2018/10/voto-de-cabresto.html
Pesquisa eleitoral => voto de cabresto => voto constrangido.

Não é de hoje que teço considerações deste tipo! Em 2014 escrevi dois artigos sobre este assunto.

O primeiro, em agosto de 2014, foi este:
AS PESQUISAS DE OPINIÃO MERECEM CRÉDITO? (http://almirquites.blogspot.com/2014/08/as-pesquisas-de-opiniao-merecem-credito.html)

O segundo, em setembro de 2014, foi este:
AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO SÃO  CONFIÁVEIS? (http://almirquites.blogspot.com/2014/09/pesquisas-de-intencao-de-votos-sao.html)

O primeiro artigo foi logo após o acidente aéreo no qual o candidato Eduardo Campos faleceu. O segundo foi um mês depois, quando fiz uma análise dos resultados de diferentes pesquisas de intenção de voto.

Concluí que as pesquisas de intenção de voto serviam para conduzir a expectativa dos eleitores para o resultado que as urnas estavam programadas para produzir.

Claro que a fraude feita na apuração eleitoral eletrônica deve ser feita em escala tão reduzida quanto possível, porque, desde 2006, as urnas eletrônicas estão sob crescente suspeição.

Em 2010, a fraude feita na urna não foi suficiente e os fraudadores tiveram que acionar o "algoritmo" da fase de totalização de votos, o que deveriam evitar, por ser mais perigoso.

Para entender esta última afirmação, leia aqui: Verdade ou simples conto? Conto do vigário ou conto literário?
VIAGEM NO TÚNEL DO TEMPO
http://almirquites.blogspot.com/2016/03/viagem-ao-passado-dificil-de-engolir.html

Vocês sabiam que, na Coréia do Norte, o ditador vence todas as eleições com mais de 96% dos votos totais? O pai dele e o avô, também ditadores, venciam eleições do mesmo modo, com unanimidade incompatível com democracia. Como eles conseguem isso? Seria com lisura?


UM POVO ESPERTO NÃO ACEITARIA UM SISTEMA ELEITORAL COMO O NOSSO! Negar-se-ia a participar das eleições.

Não participe de PESQUISAS ELEITORAIS! 
Seu voto é secreto.

𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
A. Quites
`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Voto de cabresto
  2. Falta a devida transparência
  3. Ilusões e o processo eleitoral brasileiro
  4. Já não se faz GloboNews Painel como antigamente
  5. Ame-a ou deixe-a!
  6. Basta! Chega!
  7. Triste debate eleitoral
  8. General Mourão fala das urnas eletrônicas
  9. Dura realidade, santa ingenuidade.
  10. O voto de cabresto e a ilusão com Bolsonaro
  11. Como se destrói uma nação
  12. Teste Oficial de Segurança das Urnas Eletrônicas
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa