terça-feira, 25 de setembro de 2018

Já não se faz GloboNews Painel como antigamente!

Por Almir M. Quites





Sábado à noite, assisti ao programa GloboNews Painel, dirigido por Renata Lo Prete e com os seguintes debatedores: Maria Hermínia Tavares de Almeida, Professora Titular aposentada do DCP-USP e pesquisadora sênior do CEBRAP; Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas; e Lara Mesquita, cientista política do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV O tema foi:  "o que pode mudar até o primeiro turno das eleições de outubro próximo e o que nos espera depois desse dia?"

Fiquei impressionado com o baixo nível dos debatedores, apresentados como "cientistas políticos" [Nota 1], mas que nada têm a dizer que não se ouça numa conversa normal entre cidadãos que debatem sem qualquer compromisso.

A debatedora Lara Mesquita, por exemplo, disse que uma pesquisa da Unicamp mostrou que "confia mais na urna eletrônica quem prefere a democracia". A professora achou isso normal, no entanto é algo muito grave! Afinal, como apontou Thomas Jefferson, "O preço da liberdade é a eterna vigilância" (Frase atribuída a John Philpot Curran (1750-1817): Eternal vigilance is the price of liberty”). Este foi também o lema da antiga UDN, partido que existiu no Brasil em meados do século XX e que se opunha à ditadura de Getúlio Vargas. Logo, a pesquisa mostra que o eleitor brasileiro está na contramão, mas os debatedores não perceberam! Quem preza a democracia deve ser cético em relação à urna eletrônica brasileira! Repito, isto é muito grave! 

Pior, os demais "cientistas políticos" do debate e a própria condutora do debate, Renata Lo Prete, concordaram com Lara e não perceberam a inversão de valores.

É preciso ser cético para preservar a liberdade! Este é também um preceito valioso para preservar a verdade, tanto é que é o princípio básico da ciência.

A mesma debatedora diz logo a seguir que "Bolsonaro questionou a urna eletrônica só para deixar em aberto uma porta para justificar sua derrota" e que "isto é muito perigoso e foi uma porta aberta por Aécio Neves há quatro anos atrás" e também que "este foi um erro do PSDB, questionar a legitimidade do resultado eleitoral de 2014 com base  em boatos do Whatsapp" e ainda "até ontem a gente confia no resultado eleitoral, agora a gente perdeu, a gente não confia"! EM outras palavras ela está  dizendo: "Não se precisa transparência dos atos públicos, basta que tenham fé".

Continuaram deseducando os telespectadores. Por exemplo, disseram: "Esse movimento do PSDB em grande medida é o movimento que abre a porta pra esta polarização que a gente está vendo agora e pra ascensão de uma direita com este discurso que a gente tá vendo agora".  Mais adiante a própria Loprete diz: "a impressão do voto, ela sim seria causadora do risco de fraude" (!!!!????) e, em seguida, Maria Hermínia diz que "as lideranças políticas não podem brincar de contestar resultado eleitoral porque existe uma base ali de gente que acredita que é tudo uma farsa e isto enfraquece demais as instituições quando você faz isso para chatear a Dilma" (????!!!!). Uma professora da USP diz isto para todo o Brasil ouvir?!  

Todos, neste GloboNews Painel exigiram que os eleitores tenham fé nas urnas eletrônicas. Este erro é gravíssimo, principalmente vindo de quem é apresentado ao público como "cientista político"!! Quem exige fé são as ditaduras; as democracias exigem transparência!

Comentei aqui só uma parte do vídeo, mas ele é questionável de ponta a ponta. 

Eu também não sou "cientista político", mas, cá para nós, como disseram bobagens!

Veja o vídeo do GloboNews Painel, apenas  na parte à qual me referi (apenas 7 minutos).

==
➤ Para ver o vídeo na íntegra, leve o cursor para o início.

Não posso deixar de constatar que a TV Globo,  parece-me, está claramente engajada na política e apoiando o candidato do partido dos Trabalhadores (PT). Não fala dele, mas ataca os demais candidatos. 

Já não se faz GloboNews Painel como antigamente!

Os eleitores estão sendo conduzidos pelo cabresto das pesquisas de intenção de votos e pela divulgação dos resultados pela mídia como estes fossem inquestionáveis, tanto quanto as urnas eletrônicas. 


Há, pelo menos, 12 anos eu denuncio — e não sou o único — que o povo brasileiro está sendo enganado com estas urnas eletrônicas. Vou tratar deste assunto no próximo artigo deste Blog.


Nota 1:
Em sentido estrito, cientista é o indivíduo que usa o método científico, em outras palavras, que usa rigorosamente os procedimentos que produzem o conhecimento científico. Conhecimento científico e senso comum são coisas bem diferentes. Um especialista em uma ou mais áreas da ciência como, por exemplo, nas ciências biológicas, naturais e sociais não é necessariamente um cientista. A aplicação de conhecimentos científicos a uma área não torna quem os aplica um cientista, assim como um motorista de automóvel não é um engenheiro. Ademais, política não é ciência. 

Nota 2:
Para completar: veja este artigo de 2015:
A URNA ELETRÔNICA É DESONESTA? SÓ ELA?
http://almirquites.blogspot.com/2015/07/a-urna-eletronica-e-desonesta-so-ela.html

𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
A. Quites

`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Ame-a ou deixe-a!
  2. Basta! Chega!
  3. Triste debate eleitoral
  4. General Mourão fala das urnas eletrônicas
  5. Bolsonaro no programa "Central das Eleições"
  6. Dura realidade, santa ingenuidade.
  7. Coronel faz o diabo para promover capitão
  8. O voto de cabresto e a ilusão com Bolsonaro
  9. Como se destrói uma nação
  10. Junta apuradora de votos inexistentes
  11. Teste Oficial de Segurança das Urnas Eletrônicas

_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa