quarta-feira, 5 de maio de 2021

CPI da CoViD no Congresso

Por Almir M. Quites


Hoje, dia 4/5/2021, estou vendo a CPI da CoViD pela TV. É decepção! 

De um modo geral, observo que muitos dos senadores falam de suas crenças políticas e fazem da CPI um palanque. Falam sempre centrados em termos pessoais, incapazes de raciocinar em termos institucionais. Algumas vezes falam bobagens, como se não estivessem trabalhando, mas num bar qualquer, embora muitas vezes em ternos "impecáveis". Muitos apresentam dados de "fake news" (disparadas por robôs nas redes sociais) como se fossem fatos e esquecem que estão numa comissão de inquérito. Assim, ficou claro que a origem das "fake news" e dos questionamentos dos senadores governistas era a mesma. Também assim, ficou bem claro que o governo federal preferiu distribuir cloroquina em vez de tomar medidas eficazes contra a disseminação da CoViD-19. Foram tiros que sairam pela culatra!

Logo no início chegou a notícia de que o ex-ministro Pazuello tinha escapado. Conseguiu adiar o seu depoimento, numa sucessão de absurdos. O confuso presidente da CPI, senador Omar Aziz, mandou um ofício ao Exército, para perguntar o que houve! Também ligou para o comandante! Depois recebeu uma resposta que veio por escrito e informamava que Pazuello teve contato com duas pessoas testadas positivas para Covid-19. Assim não contaminaria os senadores, preocupacão sanitária que ele nunca antes tivera! 

Afinal, pergunto, o que o Exército tem a ver com isto? Muito estranho! Na parte da manhã, o presidente da CPI explicou que iria consultar o Exército porque “o Exército tem fé pública”, disse ele. Como? Fé pública? Em política, este senador Aziz ainda está fazendo erro crasso de soma, como 2+1=77! A transparência dos atos públicos é um dos fundamentos de uma democracia e isto está bem explícito na nossa Constituição Federal. Quem busca e até exige "fé pública" são as ditaduras. Democracias exigem transparência! É em nome da transparência que é preciso demonstrar, apresentar provas, de que estes fatos são verdadeiros e que o adiamento do depoimento era mesmo necessário. O próprio  ex ministro Pazuello deveria ter tido a iniciativa de apresentar as provas de que o teste de seus assessores à CoViD fora positivo.

À tarde a reunião foi mais solta. Contudo, hoje o tempo foi muito desperdiçado! Faltou objetividade e foco na CPI. O ex Ministro Mandetta tinha muito mais informações a dar, mas as perguntas foram poucas, dispersivas e muito superficiais. Isto pode impedir que a CPI alcance o objetivo de apurar responsabilidades. Tomara que mudem para melhor nas próximas sessões!

Acho difícil prever o futuro desta CPI. Pode não dar em nada! Quando uma CPI sucumbe aos conchavos de bastidores, com suas tenebrosas transações, a corrupção avança e enfraquece as instituições. Isto aconteceu quando Lula escapou da punição no Escândalo do Petrolão. 

A propósito, é bom rever o que aconteceu naquele ano de 2005! Veja aqui, neste artigo publicado dez anos depois, ou seja, em 2015: 

➡️ LULA E O POVO BABACA - https://almirquites.blogspot.com/2015/06/de-lula-ao-povo-babaca.html


*********************************
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Para mais alguns artigos deste blog ("weblog")
⇩ Toque no título ⇩ 
  1. Desanimadora história de Sérgio Moro
  2. Dia da Mentira e dos Bobos
  3. Depreciação do Judiciário
  4. Bolsonaro em outro rompante
  5. Surge a Terceira Onda da CoViD-19 no Brasil
  6. STF e o Indevido Processo Medieval
  7. A Segunda Onda já terminou, mas é preciso evitar a Terceira
  8. Rei Midas brasileiro
  9. Escrevo, logo penso, portanto estou em risco
  10. Vexame do Ministério da Saúde
  11. O sinistro submundo sobre o qual você navega
  12. CoViD-19 no Brasil em números atuais e previstos
  13. Omissão do STF
  14. O mais descarado toma-lá-dá-cá
  15. Wlamir na janela de frente para o mundo 
  16. A CoViD brasileira e suas duas ondas
  17. A segunda onda. da CoViD já abraçou o Brasil
  18. Exemplar eleição presidencial nos EUA
Este blog não contém anúncios

________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________
✓ COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓

⬇ Clique nos botões abaixo ⬇

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa