quinta-feira, 1 de abril de 2021

DIA DA MENTIRA E DOS BOBOS

 Por Almir M. Quites



PRIMEIRO DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO BRASIL

Hoje é o dia da mentira, também conhecido como dia dos bobos.
Então, qual a maior mentira já aplicada no povo brasileiro?
Para começar, lembro que a ditadura militar brasileira , também conhecida como Quinta República Brasileira, foi instaurada em 1 de abril de 1964, mas até hoje mentem que foi no dia 31 de março. Outro erro: ditadura não é República, mas sim o oposto. 

Há duas outras grandes mentiras que os militares brasileiros aplicaram nos brasileiros antes do golpe militar de 1964. Eles diziam que o Brasil estava em perigo iminente e daí vieram as duas maiores mentiras:

1) "que era preciso salvar o Brasil de um golpe comunista";
2) "que com uma intervenção militar eles iriam sanear o Brasil em poucos meses e devolver o poder aos civis".

O item 1 foi mentira para sonsos! Que outra força armada daria o temido Golpe de Estado Comunista? Não havia no Brasil nenhum outro poder armado que pudesse se contrapor às Forças Armadas regulares. Se houvesse um golpe comunista teria que vir das mesmas Forças Armadas e com os mesmos militares que deram o Golpe Militar de 1964!

Quanto ao item 2, foi mentira para tansos. Os militares afirmaram que se tratava apenas de uma intervenção provisória, com o objetivo de salvar o Brasil do comunismo, mas com o golpe militar, houve a ruptura do regime jurídico em vigor. O marechal Castelo Branco que, na época, tinha credibilidade, assumiu ilegalmente a Presidência do Brasil, prometendo eleições gerais já no ano seguinte, quando o poder seria devolvido aos civis. No entanto, com a ordem jurídica quebrada, o Estado foi aparelhado e os militares não tinham interesse em perder poder! Tínhamos uma ditadura militar!

Os militares ficaram no poder por 21 anos, sempre argumentando que ainda havia um alto risco de golpe comunista.

Deliberadamente os militares brasileiros e os políticos que os apoiavam atribuíam às guerrilhas, que estudantes organizavam contra a ditadura, o poder satânico dos "comunistas". É compreensível que estes estudantes, sem poder algum, sonhassem em obter algum auxílio da URSS (União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas) e que até se tornassem comunistas de verdade, afinal a ditadura brasileira era apoiada pelos EUA (Estados Unidos da América) e o grande inimigo dos EUA era a União Soviética. No entanto, o Brasil estava na periferia sul do mundo e não era de alto interesse estratégico da União Soviética.

Se fosse verdade que o risco comunista existisse, então, como se explicaria que mesmo depois de duas décadas de ditadura militar ainda não tivessem resolvido o problema?

Além do autoritarismo e da violação dos direitos humanos, a ditadura militar deixou como herança graves prejuízos econômicos e sérios problemas sociais. Os direitos políticos de opositores foram cassados; a corrupção imperava protegida pela censura; as liberdades individuais foram violadas; milhares de pessoas foram torturadas ou assassinadas ou simplesmente desapareciam, vítimas de crimes cometidos por agentes do Estado. Enquanto isso, o Brasil se endividava. A dívida externa foi multiplicada por 30. Isso gerou uma crise inflacionária associada a baixo crescimento econômico. O Brasil estava economicamente arrasado quando os militares devolveram o poder aos civis. A inflação só foi dominada com o Plano Real, obra de uma fantástica equipe econômica organizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda no governo de Itamar Franco. Isto foi em 1994, logo 30 anos após o golpe militar! 

Pois é, estas foram as grandes mentiras do século passado. Pobre povo brasileiro! Muitos caíram nelas! Outros ainda permanecem nelas caídos! 

Piadinha que mostra a irracionalidade humana


*********************************
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Para mais alguns artigos deste blog ("weblog")
⇩ Toque no título ⇩ 
    1. Depreciação do Judiciário
    2. Bolsonaro em outro rompante
    3. Surge a Terceira Onda da CoViD-19 no Brasil
    4. STF e o Indevido Processo Medieval
    5. A Segunda Onda já terminou, mas é preciso evitar a Terceira
    6. Rei Midas brasileiro
    7. Escrevo, logo penso, portanto estou em risco
    8. Vexame do Ministério da Saúde
    9. O sinistro submundo sobre o qual você navega
    10. CoViD-19 no Brasil em números atuais e previstos
    11. Omissão do STF
    12. O mais descarado toma-lá-dá-cá
    13. Wlamir na janela de frente para o mundo 
    14. A CoViD brasileira e suas duas ondas
    15. A segunda onda. da CoViD já abraçou o Brasil
    16. Exemplar eleição presidencial nos EUA
Este blog não contém anúncios

________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________
✓ COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓

⬇ Clique nos botões abaixo ⬇

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa