quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Natal com lição de Física

 Por Almir M. Quites

Tem gente que acredita em Papai Noel, em Saci PererêBoi TatáMula sem Cabeça, "urna eletrônica" e também em "Salvadores da Pátria", como Lula e Bolsonaro. Cada qual jura que seu Salvador é o único verdadeiro. A humanidade ainda não sabe viver sem o culto a mitos. 

No entanto, nós sabemos que, por mais belos que sejam os nossos sonhos e por mais forte que mentalizemos nossos desejos, a realidade não muda.

Segue-se pequeno texto, extraído de publicação de 25/12/2016! Mitos fogem da lógica como diabo da cruz! 

(https://almirquites.blogspot.com/2016/12/por-um-solsticio-brasileiro-de-inverno.html). Nele, usa-se a ciência para provar que...


Papai Noel não existe!

Pelo menos, conforme a Física Clássica!

1) Nenhuma espécie conhecida de rena pode voar, mas existem 300.000 espécies de organismos vivos que ainda não foram classificados e, embora sejam principalmente insetos e bactérias, isso não exclui necessariamente renas voadoras que, até hoje, só foram vistas pelo Papai Noel.

2) Existem 2 bilhões de crianças (menores de 18 anos) no mundo, mas, como o Papai Noel (aparentemente) não abastece muçulmanos, hindus, judeus e budistas, seu trabalho é reduzido a cerca de 15% do total, ou seja, 378 milhões de crianças (de acordo com o censo). Com um número médio de 3,5 filhos por família, isso resulta em 91,8 milhões de casas. Presumimos que haja pelo menos um bom filho em cada casa.

3) O Papai Noel tem um dia de Natal de 31 horas, devido aos diferentes fusos horários, quando viaja de leste a oeste (o que parece lógico). Isso resulta em 822,6 visitas por segundo. Assim, para cada família cristã com bons filhos, o Papai Noel tem milésimo de segundo para seu trabalho: estacionar, saltar do trenó, descer pela chaminé, encher as meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore de Natal, comer todas as sobras da ceia de Natal, subir novamente pela chaminé e voar para a próxima casa. Supondo que cada uma dessas 91,8 milhões de paradas sejam uniformemente distribuídas ao redor do mundo (o que é claro, como sabemos, não é verdade, mas aceitamos isso como base para o cálculo), temos 1,3 km de casa em casa, uma distância total de 120,8 milhões de km, sem contar as interrupções para aquelas outras coisas que cada um de nós deve fazer pelo menos uma vez em 31 horas, mais alimentação, etc.

4) Isso significa que o trenó do Papai Noel voa a 3.744.000 km/h, ou seja, 3.000 vezes a velocidade do som. O trenó do Papai Noel teria que ser uma cabine fechada, feita com os elementos tântalo, háfnio e carbono (Ta4HfC5) de espessura reforçada. Para efeito de comparação: um dos veículos artificiais mais rápido na Terra, a Sonda Espacial Ulysses, viaja a ridículos 62.000 km/h. Uma rena comum pode fazer um máximo de 35 km/h.

5) A carga no trenó adiciona outro efeito interessante. Supondo que cada criança não receba mais do que um conjunto de Lego de tamanho médio (cerca de 1 kg), o trenó pesa 378.000 toneladas, sem contar o Papai Noel, que é consistentemente descrito como acima do peso.

Uma rena comum não pode puxar mais do que 175 kg. Mesmo supondo que uma "rena voadora" (ver ponto 1) possa puxar 10 vezes o peso normal, não bastarão mais oito ou talvez nove renas para o trenó, pois serão necessárias 216.000 renas. Isso aumenta o peso - sem incluir o próprio trenó - para 410.400 toneladas.

6) 410.400 toneladas a uma velocidade de 3.744.000 km/h (1.040 km/s) cria uma tremenda resistência do ar - isso aquece as renas, assim como uma nave espacial que reentra na atmosfera da Terra. O par de renas da frente deve absorver 16,6 trilhões de Joules de energia, por segundo, cada uma. Em outras palavras, elas explodiriam em chamas praticamente instantaneamente, o próximo par de renas seria arrastado para o ar e um ruído ensurdecedor seria ouvido.

Toda a equipe de renas seria vaporizada em 5 milésimos de segundo. Enquanto isso, o Papai Noel seria exposto a uma aceleração de 17.500 vezes a aceleração da gravidade. Um Papai Noel de 120 kg (que, segundo a descrição, deve ser ridiculamente pequeno) seria estilhaçado na parte da frente de seu trenó - com uma força de 20,6 milhões de Newtons.

Com isso, chegamos à conclusão:

Se Papai Noel alguma vez trouxe os presentes, ele hoje estaria morto.

Continue lendo aqui:
Por um solstício brasileiro de inverno (publicado em dezembro de 2016)


*********************************

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blog ("weblog")
 Clique sobre o título ⇩ 
  1. A segunda onda da CoViD já abraçou o Brasil
  2. Dia de eleição ou de ilusão
  3. Exemplar eleição presidencial nos EUA
  4. Guerra cibernética global e eleições
  5. Apuração eleitoral. Quem faz melhor? Brasil ou EUA?
  6. O escândalo da semana
  7. A farra do Boi Bombeiro
  8. Ministro x População
  9. Acabei com a Lava-Jato
  10. Os pinóquios do Brasil estão em alta
  11. A negação da CoViD-19
  12. O Direito entortado pelo sectarismo
  13. Louco representa o Brasil na ONU
  14. O direito alheio do ponto de vista do meu direito
  15. Formiguinhas formidáveis
 Este blog não contém anúncios
________________________________________________

Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
________________________________________________
✓ COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓

⬇ Clique nos botões abaixo ⬇

4 comentários:

  1. Papai Noel é uma fantasia que já é direito adquirido das crianças. Podem até utilizá-lo para efeito de discutir física, embora haja outras opções para se obter o mesmo objetivo, mas que o façam para públicos adultos restritos, de modo privado, não abertamente na Internet, onde crianças têm acesso.
    Pra quê destruir as fantasias?

    Desde adolescente eu já tinha essa consciência, sempre fui defensor das lendas, da cultura popular. E Saci existe sim! Tenho dois no meu sitio. Sério!

    ResponderExcluir
  2. Papai Noel é uma fantasia que já é direito adquirido das crianças. Podem até utilizá-lo para efeito de discutir física, embora haja outras opções para se obter o mesmo objetivo, mas que o façam para públicos adultos restritos, de modo privado, não abertamente na Internet, onde crianças têm acesso.
    Pra quê destruir as fantasias?

    Desde adolescente eu já tinha essa consciência, sempre fui defensor das lendas, da cultura popular. E Saci existe sim! Tenho dois no meu sitio. Sério!

    ResponderExcluir
  3. Papai Noel é uma fantasia que já é direito adquirido das crianças. Podem até utilizá-lo para efeito de discutir física, embora haja outras opções para se obter o mesmo objetivo, mas que o façam para públicos adultos restritos, de modo privado, não abertamente na Internet, onde crianças têm acesso.
    Pra quê destruir as fantasias?

    Desde adolescente eu já tinha essa consciência, sempre fui defensor das lendas, da cultura popular. E Saci existe sim! Tenho dois no meu sitio. Sério!

    ResponderExcluir
  4. Papai Noel é uma fantasia que já é direito adquirido das crianças. Podem até utilizá-lo para efeito de discutir física, embora haja outras opções para se obter o mesmo objetivo, mas que o façam para públicos adultos restritos, de modo privado, não abertamente na Internet, onde crianças têm acesso.
    Pra quê destruir as fantasias?

    Desde adolescente eu já tinha essa consciência, sempre fui defensor das lendas, da cultura popular. E Saci existe sim! Tenho dois no meu sitio. Sério!

    ResponderExcluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa