quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O Direito entortado pelo sectarismo


Por Almir M. Quites

Antes de tudo, meus pêsames à Mafalda!

Mafalda: "Me gusta la gente que dice lo que piensa.
Pero sobre todo, me gusta la gente que piensa bien antes de decirlo."
Faleceu hoje, Joaquín Salvador Lavado, o Quino, 
mais conhecido como o Pai da Mafalda.

Agora, voltamos ao temas de hoje.

Artigo de autoria de J. R. Guzzo (colunista das revistas EXAME e VEJA, ambas do Grupo Editorial Abril) diz que "o STF virou 'pé-de-cabra' para partidos de esquerda arrombarem a vontade da maioria". Ele se refere à nova lei do saneamento básico, que facilita que as redes de água e esgoto sejam exploradas pela iniciativa privada. Segundo Guzzo, os partidos de esquerda querem que o STF declare a inconstitucionalidade da nova lei apenas porque perderam a votação no Congresso Nacional. Diz ele: "exigem que a vontade da maioria seja anulada", porque "sabem que está ali" (no STF), "sua grande chance de mandar no Brasil sem ganhar eleição". 

Estes argumentos são absurdos! Parecem oriundos de uma mente fanatizada ou submissa a algum poder. 
No primeiro caso, trata-se de uma mente incapaz de perceber os erros que comete quando se trata de defender suas próprias crenças. Ou será que Guzzo simplesmente errou o alvo?

Como eu, J.R. Guzzo, sabe que recurso ao STF é algo legal, um Direito de todo o cidadão. Logo, isto não fere a democracia.

Num processo democrático, sempre há a possibilidade de recurso ao judiciário se uma lei aprovada por maioria ferir outra Lei ou abusar de direitos alheios, inclusive de uma minoria, se for inconstitucional etc.

Na minha opinião, o autor deste texto, J. R. Guzzo, deveria contra-argumentar quanto ao mérito, ao invés de atacar quem recorre ao STF. Guzzo pode até questionar decisões do STF, como eu costumo fazer, mas focando o mérito da decisão. O que não se tem direito de fazer é atacar o recorrente, principalmente acusando-o de ser de esquerda ou de direita. Os direitos de ambos são os mesmos!

Na nova Lei do Saneamento Básico, o que está sendo questionado são as regras que permitem que as empresas privadas de saneamento e de fornecimento de água participem de concorrências apenas em municípios superavitários, deixando os deficitários sob a responsabilidade exclusiva dos Municípios e dos Estados. Isto obviamente é nocivo para as populações mais pobres. Isto beneficia apenas as empresas privadas. Já há jurisprudência sobre isto com relação às privatizações do setor do petróleo.

Além disso, os partidos que recorreram argumentam que o novo marco do saneamento viola a autonomia federativa, porque condiciona o apoio da União aos municípios à subserviência destes, constrangendo seu dever e seu direito de tratar dos próprios problemas municipais.

Do jeito que a Lei do Saneamento ficou, justamente os mais pobres vão ficar sem água potável, sem esgotos e sem o tratamento de poluentes.

Mais uma vez, enfatizo, fico perplexo ante o absurdo de não se reconhecer o direito de recurso ao STF dos partidos de esquerda! O direito ao recurso é de todos, não apenas dos partidos de direita!

J. R. Guzzo sabe que os partidos de direita e seus representantes no poder executivo e legislativo, também recorrem ao STF quando é de seu interesse. Até os filhos do nosso Presidente recorrem ao STF em assuntos de seu interesse pessoal, inclusive para defender seu privilégio de foro.

Eu costumava ler o Blog do Guzzo, mas já não o reconheço. Parece-me que foi contaminado pelo fanatismo. É a impressão que tenho agora.

Vou continuar observando!

𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼

***********************************

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blog ("weblog")
 Clique sobre o título ⇩ 
  1. Louco representa o Brasil na ONU
  2. E$quema S
  3. O direito alheio do ponto de vista do meu direito
  4. Formiguinhas formidáveis
  5. CoViD em Floripa. Atualização
  6. Desvario no alto escalão do Brasil
  7. Quem avisa amigo é?
  8. Novos gráficos explicadinhos sobre a CoViD-19
  9. O péssimo estado moral do Estado brasileiro
  10. Análise da CoViD no Brasil e no mundo
  11. A lição de vida que a CoViD dá
  12. CoViD-19 em Floripa
  13. Brasil já é o epicentro da CoViD-19
  14. A aceleração da CoViD-19, no Brasil, é a maior do mundo.
  15. Há algo de podre no Reino Tupiniquim
________________________________________________

Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
________________________________________________
✓ COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓
 Clique nos botões abaixo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa