domingo, 17 de março de 2019

Confusão mental na Educação

Por Almir M. Quites



Que confusão no Ministério da Educação!

Olavo de Carvalho, o guru do Presidente da República que se auto intitula Professor e Filósofo, exigiu e depois elogiou o ministro Ricardo Vélez Rodríguez por ter demitido o coronel Ricardo Wagner Roquetti do cargo de Diretor de Programas da Secretaria Executiva do MEC, mas voltou a exigir a saída do secretário-executivo da pasta, Luiz Antônio Tozi, a quem acusa de liderar a “
infiltração de inimigos do governo".

Na quinta-feira passada, dia 14 de março, logo após participar do velório das vítimas do tiroteio na Escola Estadual Professor Raul Brasil, o ministro da Educação anunciou que quem irá assumir o posto de Tozi, um dos postos mais importantes do MEC será Iolene Lima. Assim, pela segunda vez em três dias, o Ministério da Educação (MEC) faz mais uma troca. A indicada para a secretária-executiva (
o 2º cargo mais importante do MEC) fez um solene agradecimento a Velez: “Dediquei minha vida para a área da educação e me sinto honrada”, escreveu. Mas logo após o anúncio, já apareceu resistência por parte de aliados de Olavo de Carvalho. Aí o governo paralisou. Iolene Lima ainda não foi oficializada como secretaria executiva! Parece haver uma disputa dentro do MEC entre católicos e evangélicos! Se for assim, é uma insanidade!

Quem é Iolene Lima para ocupar tão elevado cargo? O que ela pensa sobre educação? 


Nada apurei sobre Iolene Lima, a não ser que era professora do colégio Inspire, de São José dos Campos, no interior de São Paulo, ligado à Igreja Batista.


Iolene Lima, disse que pretende organizar o currículo escolar "a partir das escrituras"! "Uma educação baseada em princípios é uma educação baseada na palavra de Deus, onde (?!) a geografia, onde a história, a matemática vai (?!) ser vista sobre (!?) a ótica de Deus, numa cosmovisão cristã. Então o aluno vai aprender que o autor da história é Deus. O realizador da geografia é Deus. Deus fez as planícies, Deus fez os relevos, Deus fez o clima. O maior matemático foi Deus. (…). Então é toda a disciplina do currículo escolar organizada sobre (!?) a ótica das Escrituras", disse.

O baixo nível cultural da indicada para o segundo degrau mais alto na hierarquia do MEC é notório. Notem que ela confunde o advérbio de lugar "onde" com o pronome relativo! Também confunde as preposições "sobre" e "sob"! O verbo "vai" não concorda com o sujeito composto da frase subordinada.

Ela ainda não sabe que Educação não comporta doutrinação de espécie alguma, especialmente a doutrinação política e a religiosa! Crenças religiosas são questões de foro íntimo, que não devem ser impostas aos estudantes, porque não dependem de lógica nem de comprovação, nem mesmo devem ser submetidas a escrutínio público. Doutrinar estudantes deveria ser considerado crime!

Sobre este assunto, recomendo a leitura do seguinte artigo que publiquei em 2014:


Finalmente, cabe lembrar que durante toda a campanha eleitoral o atual Presidente, Jair  Bolsonaro, atacava o que ele chama de “doutrinação ideológica nas instituições de ensino”. No entanto, incoerentemente tolera a doutrinação religiosa, o que é um absurdo, especialmente num país que constitucionalmente é um país laico. Tudo indica que, para o governo de Bolsonaro, a doutrinação só é inaceitável quando não lhe convém.

Um Presidente não tem o direito de ser incoerente em questões de tamanha gravidade!


Para conhecer o guru do Presidente Bolsonaro, leia aqui: 
REVELADORES DISCURSO DE POSSE
https://almirquites.blogspot.com/2019/01/reveladores-discursos-de-posse.html
A segunda metade deste artigo trata de explicar quem é Olavo de Carvalho.

𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Mais poderes para o TSE
  2. Presidente tropeça nas ideias
  3. Bobagens presidenciais
  4. Farsa, credulice e impunidade
  5. Reveladores discursos de posse
  6. O que houve com o Pré-Sal?
  7. Novo Presidente: JAIR BOLSONARO! E agora?
  8. O desprezível debate político nas redes sociais
  9. Nem falo da crise econômica
  10. O caso do Juiz que pretendia periciar as urnas eletrônicas
  11. Expectativas com o governo de Bolsonaro
  12. Ilusões e o processo eleitoral brasileiro

_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Um comentário:

  1. O que voces gostam mesmo é da estocadora de vento e de putaria ne..... Que pena! Eu oro sempre para que os inocentes uteis que caem em suas "garras" tenham incontaveis oportunidade DE DESPERTAR.

    ResponderExcluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa