quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Reveladores discursos de posse

Por Almir M. Quites 



O início de um novo mandato presidencial, assim como de um novo ano, encharca o povo com otimismo, não é mesmo? Estar otimista é bom! Dá ânimo para seguir em frente. No entanto, estes reinícios de ciclos não devem levar o otimismo ao ponto de nos impedir de ver os riscos que estão à nossa frente. No caso do atual novo mandato presidencial, não podemos esquecer que o Brasil está em gravíssima crise, que a dívida do governo é enorme e que, mesmo que o governo faça tudo corretamente, o que duvido, ainda assim, ela só começará a decrescer a partir de 2022.

Um novo governo se instalou no Brasil e os discursos de posse são uma boa oportunidade para se avaliar a nova equipe de governo.
Refiro-me aqui aos discursos de posse dos novos ministros, não aos discursos de Bolsonaro, que já são conhecidos.

Os discursos de posse dos novos ministros serviram para confirmar o que eu já imaginava sobre a cultura e a competência de cada um. Alguns, especialmente Paulo Guedes e Sérgio Moro, ratificaram minhas avaliações bem positivas de ambos, especialmente o segundo, mas, por outro lado, Ernesto AraújoRicardo Vélez Rodrigues e Damares Alves, confirmaram minhas péssimas expectativas, como os piores. Tereza Cristina e Luiz Henrique Mandetta não me decepcionaram, mas não consegui fazer um julgamento sobre eles. Os demais ficaram num nível intermediário, mas bem abaixo do desejável, 
e não se mostraram muito preocupados com a economia.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi acusado pelo Ministério Público e condenado pela 3ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, por improbidade administrativa. Nem deveria ter sido convidado para o cargo enquanto permanecesse embrulhado com a Justiça.

Os movimentos ambientalistas acertadamente criticaram a escolha de Ricardo Salles para ministro do Meio Ambiente. Devido ao seu histórico, é óbvio que ele se subordinará aos interesses dos ruralistas e trabalhará para desmontar a estrutura de proteção das áreas verdes do país. O presidente Bolsonaro, tal como seu guru, Olavo de Carvalho, não acredita que haja um aquecimento planetário causado pelo ser humano. Ele prefere acreditar no Olavo, mais do que nos cientistas. Além disto, ele parece ter compromissos eleitorais para submeter a Amazônia aos interesses de grandes mineradoras. Parece-me que ele vai se jogar de corpo e alma num combate aberto com ambientalistas do Brasil e do mundo. Bolsonaro vai plantar ventos e vai colher tempestades! 

Por tudo isso, parece-me que o nível do alto escalão do governo deixa muito a desejar. O povo embarcou numa polarização induzida e a rejeição à Lula elegeu Bolsonaro. É provável que, ao final de seu mandato, o povo embarque noutra polarização induzida e a rejeição à Bolsonaro reeleja Lula ou outro petista como Dilma ou Haddad! 

Dada a gravidade da crise econômica e institucional, o Brasil deveria ter uma equipe de ministros em que todos fossem do nível de Sérgio Moro e Paulo Guedes, ou seja, todos de evidente alto nível. No entanto, os critérios de escolha foram errados. Dos 22 ministérios, 1/3 serão comandados por um único tipo de profissional, que nada tem a ver com a natureza dos nossos problemas, o militar. Daí já se pode concluir que o critério principal não foi a competência para o cargo! Além disso, só uma pessoa, Olavo de Carvalho, de quem o Presidente Jair Bolsonaro é entusiasta, residente nos EUA e que nem faz parte do governo, indicou pelo menos dois ministros

Perdemos, assim, uma grande oportunidade de termos um governo realmente competente, justamente quando estamos imersos numa grande crise, pois nossas instituições estão esfarrapadas e somos o 5° país mais endividado do mundo. Pior que nós, só  a Jamaica, Belize, Barbados e Venezuela. Nesta última a dívida bruta é de 160% do PIB.

Assim, Paulo Guedes e Sérgio Moro se reduziram a avalistas do novo governo, embora a garantia que eles podem dar seja muito fraca, porque são demissíveis ad nutum. Isto significa alto risco, muito especialmente para Sérgio Moro, que sacrificou sua brilhante carreira de Magistrado — como Juíz
para tentar salvar a Operação Lava-Jato do mesmo triste fim que teve a Operação Mãos-Limpas, da Itália, a qual foi destruída pela classe política. 

Para ser Ministro de Estado, o candidato deveria ter competência e probidade comprovadas. Não bastam títulos universitários, prêmios e medalhas (geralmente de mérito duvidoso) e livros publicados. Após a formação acadêmica, o candidato precisa ter tido realizações relevantes em sua vida profissional. Embora seja absurdo, no Brasil, até analfabeto pode ser Presidente da República.

O ministro, Ernesto Araujo, graduou-se em letras pela Universidade de Brasília, em 1988, e iniciou a sua carreira diplomática em 1992. Não sei como foi recrutado para tão importante carreira! Ele fez um discurso de posse inteiramente inadequado ao momento, especioso e sem relevância. Sua formação é muito precária, transparece em seu modo de se expressar. Ernesto Araújo afirmou acreditar que a divina providência "uniu as ideias de Olavo de Carvalho à determinação e ao patriotismo de Jair Bolsonaro" para pôr fim ao regime "corrupto e ateu" que, segundo ele, "emergiu no Brasil". Além de misturar religião com política, algo perverso numa democracia, há muito superado no mundo ocidental, o ministro ainda revela absurdo preconceito contra todos os cidadãos ateus. A opção religiosa do cidadão é questão de foro íntimo, não de Estado, muito menos de governo. Como se sentiria Ernesto Araújo se, num outro governo, um ministro ou mesmo um presidente se determinasse a por fim ao regime corrupto e católico do país?

Aqui está a íntegra do discurso (32 minutos): 
Nota: Alternativamente clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0Ei7lGXLSYg

====

O ministro Ricardo Vélez Rodríguez (
colombiano naturalizado brasileiro) é um teólogo e filósofo de precária formação intelectual, na minha opinião. Não é o que se deveria esperar de um Ministro da Educação, conforme seu discurso de posse me fez entender. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana (1964), graduação em Teologia - Seminário Conciliar de Bogotá (1967), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (1982). Sua experiência profissional se resume a de professor universitário nestas áreas, conforme seu Currículo Lattes. Ele defende a "Escola Sem Partido", como também eu defendo, mas isto é muito pouco para justificar sua escolha para o ministério.

Ambos os ministros, Ernesto Araújo (
Relações Exteriores) e o ministro Ricardo Vélez Rodríguez (Educação), foram indicados por Olavo de Carvalho, o guru do Presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos, além de vários generais. Olavo é um pseudo filósofo, que nunca obteve graduação em filosofia, que acredita no geocentrismo e que também já defendeu que a Terra é plana (atualmente ele nega isso), além de outras excentricidades, que apontarei adiante. Ele também declara que a Teoria da Relatividade de Albert Einstein está errada e que ele a criou por puro capricho (por volubilidade)!

Olavo de Carvalho também indicou um discípulo seu, Felipe Garcia Martins, como assessor chefe adjunto da assessoria especial da presidência da república para atuar especialmente na área internacional. Felipe Martins também foi auxiliar do ministro Ernesto Araujo, no governo de transição.

Vivi para ver um filósofo indicar mais gente para o governo do que o PMDB” – esta frase, dita à BBC News Brasil pelo cineasta Josias Teófilo (diretor do filme de longa-metragem "O Jardim das Aflições", sobre a vida de Olavo de Carvalho), expõe a empolgação dos seguidores de Olavo de Carvalho com a nomeação de vários de seus discípulos para cargos na gestão Jair Bolsonaro.

O Olavo de Carvalho chegou a ser anunciado pelo próprio Bolsonaro como sendo o próximo Ministro da Cultura. Veja o vídeo aqui:
 https://youtu.be/xxR9oE9j7vQ

Comentei um vídeo do Olavo de Carvalho em um artigo que publiquei há quase 2 anos (
em fevereiro de 2017) com o seguinte título: 

Nele mostro a irresponsabilidade de Olavo de Carvalho e a sua total incompreensão a respeito de Ciência! Ele, por suas crenças, parece-me ser adepto do esoterismo místico, aquele que adentra ao sobrenatural e que só seria acessível aos "iniciados" e aos que possuam dons especiais. Olavo acredita que a ciência é uma farsa.

Pois é, este guru do Presidente do Brasil influencia até na na escolha de ministros para o país! 

Dada a importância deste personagem, vamos conhecê-lo melhor nos próximos parágrafos.

Olavo de Carvalho é um brasileiro que considero petulante e inculto, que se auto intitula "filósofo" e que dispõe de um eficiente aparato de divulgação pelas redes sociais. Ele tem muitíssimos discípulos fanáticos, inclusive muitos que se auto apelidaram de "Olavetes". Além de ter uma cultura duvidosa, ele não possui nenhum título acadêmico formal.

Olavo escreveu muitos livros. Não li nenhum deles, porque vejo tantas bobagens nos vídeos que ele publica que não me animo a comprá-los. Vários destes vídeos recebem tanta crítica que ele retira do Youtube após algum tempo e depois nega o que lá dissera.


Olavo acusa até o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, dizendo que sua certidão de nascimento é falsa, que ele é comunista e membro da fraternidade islâmica, tendo sido eleito presidente para destruir os Estados Unidos. 

Como ferrenho católico conservador, Olavo acredita na existência do Diabo e do Inferno. Parece ter medo de ir para lá. É o que ele demonstra em vários vídeos seus espalhados pelo Youtube, como este: https://youtu.be/E7xtnfpm-38


====

O vídeo é mesmo assim, começa com a imagem do Lula, mas não há qualquer referência a ele no conteúdo do vídeo. Deve ser uma contra-propaganda subliminar.

Talvez o medo do inferno tenha sido uma das razões para Olavo ter atribuído a si próprio a missão de dedicar a vida ao obsessivo combate ao comunismo e ao marxismo. Em nome desta guerra santa, ele atropela o positivismo, a ciência, o secularismo, o ateísmo etc., tudo que lhe pareça estar no seu caminho como "defensor da família cristã". Um Estado secular ou laico é aquele em que o poder do Estado é imparcial em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. O Estado laico não é ateu ou agnóstico, porque não interfere na crença em Deus e também respeita o direito à completa descrença religiosa. Apenas 6 Estados, no mundo, são teocráticos: Afeganistão, Arábia Saudita, Irão, Mauritânia, Paquistão e Vaticano. 

No Brasil, além do Cristianismo, com seus 8 grupos religiosos (Catolicismo, Protestantismo, Adventismo, Mormonismo, Igreja Ortodoxa,Testemunhas de Jeová e Espiritismo), existem muitos outros, sendo que os principais são 8, entre os quais estão o grupo das religiões afro-brasileiras e o grupo das religiões ameríndias. É muita grosseria, irreverência, pretender que uma religião seja a dona do Estado brasileiro, impondo-se sobre as demais.

Pelo ideário fascista e pela adoção de dogmas da escolástica medieval, Olavo de Carvalho decepciona. Ele tem a petulância de sugerir que a Terra é imóvel e que o Sol e todo o universo a orbitam! Provavelmente trata-se de vingança maligna e anacrônica, porque o modelo de Copérnico mostrou a falsidade da cosmologia adotada pela Igreja, bem no início do século XV.

Pois é, o atual Presidente do Brasil é discípulo do Olavo de Carvalho e muitos de seus ministros também são, inclusive os militares. 


Tudo isso ocorre depois de um processo eleitoral absurdo. O povo brasileiro não tem escolha quando, no processo eleitoral, dois candidatos, escolhidos pelos caciques políticos, são apresentados como as únicas opções viáveis. Além disso, os eleitores são iludidos pela propaganda política espalhada por robôs (algoritmos). Um povo assim é desinformado e idiotizado pelas redes sociais. 

Este processo eleitoral e o atual estágio das redes sociais deseducam um povo! Além disso, o próprio sistema educacional foi gravemente ferido! Foi posto a serviço de crenças políticas e religiosas!

Ontem, Olavo de Carvalho publicou um vídeo no qual começa dizendo que "dizem que sou guru do Presidente da República, mas, se isso fosse verdade, certas coisas não  estariam acontecendo". Ele se refere à Comitiva Brasileira que vai China —formada em sua maioria por congressistas eleitos do PSL (
12 parlamentares), que nem foram empossados ainda — para conhecer o sistema de segurança pública de reconhecimento facial a ser instalado em todos os aeroportos brasileiros. A crítica foi dura, bem no estilo do Olavo. Ele acha um perigo! Um país comunista teria acesso as informações de controle social dos cidadãos brasileiros! Os parlamentares trataram de dar explicações pelas redes sociais sobre os negócios com o país comunista, mas de modo muito cuidadoso para não ferir suscetibilidades. Em resposta, a senadora Soraya Thronicke disse: “Com todo respeito, o querido e admirado Olavo de Carvalho está mal informado sobre absolutamente tudo. Professor, cuidado com as suas fontes. Estou disponível para qualquer esclarecimento”, escreveu no Twitter. Aí está! Caso criado!

Claro que também eu sou contra esta viagem dos futuros parlamentares, mas não pelas mesmas razões do Olavo. É  claro que ela decorre de lobby de empresas chinesas que querem que tais deputados façam uma lei que resulte numa caríssima compra do sistema de identificação facial. No entanto, Olavo acredita que, com isso, os chineses comunistas passarão a comandar as decisões políticas do Brasil! Ora, para isto bastaria pagar propinas para os parlamentares, o que seria muito mais fácil do que influenciar os hábitos brasileiros a partir da coleta de suas imagens nos aeroportos. Qualquer país pode comprar a consciência de parlamentares brasileiros. É por isso que a probidade dos candidatos aos parlamentos é muito importante. Infelizmente os eleitores brasileiros não se preocupam com isso!

Sistemas de reconhecimento facial existem muitíssimos no mundo. Se a compra fosse nos EUA, acredito que o guru do nosso presidente não veria problemas.

Veja o vídeo citado aqui:  
https://youtu.be/FIjKOvXZ6d4
====


Olavo de Carvalho é um péssimo exemplo de cidadão. Ele apresenta suas crenças pessoais como verdades absolutas e sempre que fala está ofendendo quem não concorda com ele. 

Do exposto, resulta evidente que o presidente Bolsonaro e seu ministério ficam perdidos em guerrinhas absurdas e sem sentido, do tipo esquerda x direita, comunismo x capitalismo, religião A x religião B x Ateus, etc., enquanto o tempo passa e o Brasil segue sem rumo. Há ainda uma forte tendência ao militarismo com suas soluções simplistas para problemas complexos.  Com tudo isto, o governo acaba perdendo seu tempo e a condição de governar o país como deveria ser, ou seja, focado nos problemas reais, priorizando as numerosas ações administrativas, somando esforços e acentuando colaborações. 

Por favor, não digam que estou sendo impaciente e demasiadamente exigente porque o governo comecou há poucos dias. A urgência é do país, que está na maior crise de sua História. Se esta dispersão maluca continuar, o governo não se recuperá mais. 

Sei que, quando se administra uma equipe complexa, este comportamento inicial da equipe é de extrema importância, porque, os atritos iniciais com os sistemas subordinados podem queimar definitivamente o clima necessário para uma administração eficaz! No caso do governo de um país, isto é muito mais grave do que numa administração setorial.

A seguir, vejamos mais alguns exemplos de afirmações tolas e irresponsáveis de Olavo de Carvalho:

1. "A Teoria da Relatividade de Einstein está errada".

Sem qualquer conhecimento suficiente de Física, Olavo afirma que a teoria da relatividade contém erro de "
relatividade geométrica e perspectivista”. Sei lá o que ele pretendia dizer com isso! Na verdade é Olavo quem comete o erro primário de confundir a relatividade de referencial de Newton (onde é possível descrever um sistema físico a partir de qualquer referencial), com a idéia da relatividade de Einstein (onde as medidas de espaço e tempo são relativas à velocidade de um observador e da sua aceleração).
 Veja o vídeo. 


====

Para quem conhece Física, fica evidente que tudo o que Olavo diz neste vídeo (acima) é bobagem. Já escrevi sobre cada uma destas suas frases no artigo GEOCENTRISMO E GEOCHATISMO.

Para Olavo de Carvalho, o Geocentrismo é ver as coisas do ponto de vista da Terra e, portanto, é tão válido quanto o Heliocentrismo! Ele diz que não há nada de revolucionário no Heliocentrismo em relação à visão cosmológica, antropológica e teocêntrica da humanidade. Olavo nem desconfia que é fundamental saber o que é um sistema inercial de referência e um não inercial. Repito, ele não entende o significado disto para a Física, porque não entende de Física.

Caberia perguntar-lhe algo muito mais simples. Quando ele caminha sobre o planeta Terra, o que acontece? Ele gira para trás o planeta sob seus pés, com a força de suas pernas, ou é ele quem se desloca para a frente? A julgar pela argumentação que Olavo divulga, a resposta deveria ser: "tanto faz, depende se o sistema de referência sou eu ou o planeta"! No entanto, para a Física, a diferença é descomunal, colossal! Para entender, basta saber que a massa inercial da Terra é da ordem de 6 × 1024 kg. Logo, a inércia do nosso planeta é da ordem de 90.000.000.000.000.000.000.000 vezes maior que a do Olavo de Carvalho! É 90 sextilhões de vezes maior! Este é o tamanho do erro do Olavo. Não há possibilidade do Olavo girar o seu planeta com suas pernas!

Só considerei aqui, para simplificar a argumentação, a massa inercial, mas a Física exigiria que se considerasse o momento inercial (Kg.m2). Neste caso, o resultado seria colossalmente muito pior para o Olavo.

A inércia do Sol é de 1,989 × 1030 kg. Logo a massa inercial da Sol é 333.000 vezes maior que a da Terra. Quem que fica preso na órbita do outro? A Terra ou o Sol? Não há possibilidade do Sol orbitar a Terra!

Para Olavo, “Geocentrismo” significa apenas “do ponto de vista da Terra”. Então, ele conclui que o Geocentrismo não está errado! Confira isto neste vídeo:



https://youtu.be/XM9xUsBcfsU
DESAPRENDENDO FÍSICA COM OLAVO DE CARVALHO


Independentemente da vontade dos seres humanos, a Terra gira em torno do Sol (Translação da Terra) — movimento que dura aproximadamente 365 dias e 5,59 horas — e gira em torno de seu próprio eixo (Rotação da Terramovimento que dura aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos. Estes movimentos não dependem da vontade humana. Nós podemos fantasiar, preferir nos auto iludir, mas isto nos desadapta da nossa realidade. Enfim, ciência não é politica e também não é religião.

2. "Niels Bohr é um charlatão, Isaac Newton também"

Olavo acredita que a Física é feita subjetivamente, que as suas teorias variam com a cabeça de cada pessoa e inventou um argumento legitimador destas ideias malucas: o relativismo cultural e o desconstrucionismo. Para ele  as teorias de Bohr só são conhecidas por causa de um forte "lobby". 


Não vou comentar mais este item, deixo para o rapaz deste vídeo: 
====


3. "Os EUA é o país onde os negros vivem melhor no mundo"

Sabem por que? Segundo Olavo de Carvalho, é porque os negros dos EUA não fazem macumba. "
Macumba é uma gozação satânica; onde tem isso todo mundo se ferra", diz Olavo.
As tragédias no Haiti (
terremoto), São Luiz do Paraitinga (enchente) e Louisiana (furacão) são sentenças divinas, pois esses lugares são centros de macumba.


4. "A bebida só causa comportamento anti-social em casos patológicos". "O fumo não faz mal algum!"

Para Olavo de Carvalho, o combate ao fumo é estratégia da "NOVA ORDEM MUNDIAL"(NOM, 
uma fantasiosa organização internacional esquerdista na qual Bolsonaro também acredita), que quer fragilizar as pessoas"! Sem mais comentários. Veja o vídeo.

====


5. "A ONU controla o governo de todos os países do mundo"

Olavo diz que a ONU está  a serviço da NOM e que o controle mundial é exercido através de "uma rede de ONGs bilionárias que pressionam governo federal, estadual, municipal e distrital". Afirma também que este controle se faz pressionando, iludindo, mentindo, dando propina e as vezes intimidando, passam as leis que a querem para controlar o mundo.


6. "Quando o movimento gay adquirir autoridade, o passo seguinte é legalizar a pedofilia".

Olavo também afirma que, em menos de 10 anos, vão existir leis que “se você fizer piadinha ou reclamar que um cara está comendo o seu filho de 8 anos, você vai preso” e que "Isso é fundamental para a Nova Ordem Mundial, que precisa substituir os valores humanos por valores artificialmente absurdos, para fins de controlar as pessoas".


7. "Astrologia é um problema científico".

Ele também "garante" que existem estudos estatísticos que mostram que há correlação entre as posições planetárias e as escolhas de profissões. Confira aqui:


====


Este é o guru do nosso Presidente da República!


Tomara que brasileiros de melhor cultura (conhecimentosainda possam blindar o Presidente deste tipo de influência.

Sobre o carácter de Olavo de Cavalho, é bem assim como este vídeo mostra a seguir. Ele mente e ataca a pessoa que debate com ele, inclusive com pesados insultos, quando deveria honestamente discutir argumentos, não o autor do argumento.

Argumentum ad hominem (argumento contra a pessoa) é uma falácia (um raciocínio errado com aparência de verdadeiro) identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo. A falácia ocorre porque conclui sobre o valor da proposição sem examinar seu conteúdo.

Veja o video: 


Veja agora, o vídeo, infame, referente ao assunto em foco. No dia 01/09/2018, portanto apenas 6 dias antes de ser esfaqueado, Jair Bolsonaro, em pleno palanque de campanha eleitoral, deseducava o povo e incitava a violência. Ele realmente não tinha e ainda não tem noção do que seja ser Presidente da República, da responsabilidade que implica e do exemplo que tem que dar a nação. Os ex-presidentes Lula e Dilma também não a tinham. Estamos repetindo os mesmos erros!

Veja o vídeo!


Nota final: podem criticar este artigo, mas não o façam sem apontar meus erros de modo que eu possa conferi-los e corrigi-los.

𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼

`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui


Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Alexandre Garcia reforça a credulidade popular
  2. O que houve com o Pré-Sal?
  3. Novo Presidente: JAIR BOLSONARO! E agora?
  4. Ufanismo com o Mito
  5. O desprezível debate político nas redes sociais
  6. Nem falo da crise econômica
  7. O caso do Juiz que pretendia periciar as urnas eletrônicas
  8. Urna eletrônica: os fatos sem os boatos
  9. Expectativas com o governo de Bolsonaro
  10. GloboNews repassa "Fake News"
  11. Ilusões e o processo eleitoral brasileiro
  12. Já não se faz Glonews Painel como antigamente


_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa