domingo, 24 de março de 2019

A prisão de Temer e a Babel do governo

Por Almir M. Quites



A notícia da semana que passou foi a prisão de Michel Temer (MDB), ex-presidente da República (2016-2018), pela Operação Lava Jato, na manhã de quinta-feira, 21 de março, em sua residência, na zona oeste de São Paulo. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela operação no Rio de Janeiro.


O ex-Presidente Michel Temer devia andar amargurado nos últimos meses, sabendo que seria preso, mas sem saber quando. Desde quase 2 anos, todos nós já sabíamos que isto aconteceria. Temer não podia ser preso enquanto era Presidente, mas não tinha como evitar a acumulação de provas até o final de seu mandato presidencial. Também não podia evitar o afastamento daqueles que antes eram seus amigos e aliados.

Muitos dos amigos de Temer, desde o ministro Geddel ao deputado Eduardo Cunha, já estão presos, inclusive Rocha Loures (MDB), que ficou conhecido como o ‘homem da mala’ do Temer, após ser flagrado carregando a famosa mala de dinheiro.

Guido Mântega já é réu da Lava-Jato. O ex-presidente Lula já está na cadeia. Faltam a ex-Presidente Dilma e Aécio. Este, por enquanto, tem escapado por pouco, com auxílio do STF que deixa processos caducarem.

Quem deve se sentir agora "de alma lavada" é o ex-ministro da Cultura de Temer, Marcelo Calero, o jovem ministro que sofreu pressão do presidente da República para encontrar uma solução para um projeto imobiliário de interesse particular do ministro Geddel Vieira Lima. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional havia embargado a obra. Para não ceder à corrupção e à pressão ilegal, o jovem ministro se demitiu, enquanto Temer se posicionava ao lado do amigo Geddel, contra a Lei e a decência. Típico comportamento mafioso, que privilegia os comparsas em vez da honestidade e da competência.

Enquanto o povo discute sobre questões ultrapassadas, como esquerda versus direita PT versus PSDB, a OrCriM fatura suprapartidariamente.

O governo precisaria de tranquilidade para concentrar seus esforços no entendimento com o Congresso, mas a prisão de Temer coloca em cheque o STF e azeda as relações dentro do Judiciário, especialmente com a aproximação da reunião do STF, que volta a decidir sobre a prisão em segunda instância. Por outro lado, a cisão entre o ministro Sérgio Moro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está aberta, esperando concerto. 

Bolsonaro não tem uma equipe de governo com autoridade moral para por ordem na política brasileira. Com exceção de 2 ministros, os demais são de muito baixo nível. Além disso, como seus ministros e colaboradores de primeiro escalão são fanáticos evangélicos ou católicos, que se atritam, acrescentam mais discórdia, inclusive porque ambos os lados têm a tendência de priorizar pautas conservadoras e típicas de esquerda, como o estatismo corporativista, assim enfraquecendo a implantação do Liberalismo Econômico defendido pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes. Tudo isso reduz as possibilidades de entendimento com o Congresso. 

Infelizmente, as possibilidades de passar a reforma da Previdência estão minguando, especialmente depois do erro do governo ao enviar ao Congresso a reforma da aposentadoria dos militares junto com uma reforma na carreira militar. Cedem com uma mão e tiram com a outra!

O Brasil continua confuso e incapaz de se definir.

Vale a pena ler o artigo que publiquei no dia 18 de maio de 2017 sobre o Presidente Michel Temer (na época ele era Presidente). Nele eu expressava que o hoje ex-Presidente Temer deveria ser imediatamente afastado do governo e entregue à Justiça, ainda que isto prejudicasse a Reforma da Previdência. Sem isso, a Reforma da Previdência e a Reforma Política estariam sendo empurradas para um futuro mais crítico. Era melhor resolver imediatamente o problema institucional. 

A prisão de Temer, embora necessária, põe lenha na fogueira e traz tudo isso àa tona. 

Leia aqui:
💣💥TEMER ENCRENCADO
https://almirquites.blogspot.com/2017/05/temer-encrencado.html

Também vale a pena ler o artigo que publiquei no dia 19 de maio de 2017 sobre o Presidente Michel Temer. Nele, eu mostrava que não havia dúvidas de que Temer era corrupto e que o Brasil não merecia ter que esperar até o final de 2018 para se livrar dele!

Estes mandatos presidenciais sagrados precisam acabar!

Leia aqui:
💣💥PRESIDENTE TEMER: RENÚNCIA OU CASSAÇÃO
https://almirquites.blogspot.com/2017/05/presidente-temer-renuncia-ou-cassacao.html


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Ninguém segura Bolsonaro
  2. Confusão mental na educação
  3. Mais poderes para o TSE
  4. Presidente tropeça nas ideias
  5. Bobagens presidenciais
  6. Farsa, credulice e impunidade
  7. Reveladores discursos de posse
  8. O que houve com o Pré-Sal?
  9. O desprezível debate político nas redes sociais
  10. Expectativas com o governo de Bolsonaro
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa