domingo, 21 de outubro de 2018

Urna eletrônica: os fatos, sem os boatos

Por Almir M. Quites



O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo realizou neste sábado (20/10/2018) o que eles chamam de "auditoria pública" de verificação da integridade dos sistemas eleitorais de quatro urnas eletrônicas utilizadas no dia 7 de outubro (1º turno da eleição presidencial). Eles mesmos se auditam para verificar se as denúncias de fraude, no 1° turno, eram "fake news" ou não. É o próprio acusado que faz a auditoria! Qual será o resultado?! Hein?

Confuso? Aqui está o relato completo de quem viu tudo.

Na verdade, esta auto-auditoria foi mais uma farsa! Nem foi uma auditoria pública, já que ao público só cabia assistir. 

Uma auditoria é uma revisão do sistema, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade à eles. No caso de uma auditoria eleitoral, é evidente que a mesma só pode ter validade se for feita por auditores independentes, para que se cumpra o princípio da transparência do ato público. Autoauditoria não vale! Também não vale qualquer "auditoria pública" em que o próprio auditado pode inviabilizá-la e/ou controlá-la.

Como era de se esperar na autoauditoria do TSE, o resultado anunciado foi o seguinte: "Os testes confirmaram a integridade e a autenticidade dos sistemas instalados em todas as urnas auditadas: duas da 351ª Zona Eleitoral (Cidade Ademar) e outras duas da 404ª Zona Eleitoral (Cidade Tiradentes), sendo a urna substituída e a substituta. As urnas da seção 5 da 351ª Zona Eleitoral – Cidade Ademar tiveram comportamento escorreito, sem nenhuma intercorrência, processando as mídias necessárias às eleições, e realizando a votação paralela, cujos resultados ditados e digitados coincidiram com os resultados do boletim de urna expedidos no domingo de eleição." 

Recebi um áudio do amigo Amílcar Brunazo, de São Paulo, que foi assistir a tal autoauditagem pública. Este amigo, é um profissional muito sério e competente. 

Ele diz que os auditores do próprio TSE escolheram duas secções e levaram as urnas para auditagem. 

A primeira coisa que fizeram foi colocar o pendrive do VPP (Verificação Pré e Pós Eleição) e rodar o VPP para extrair o BU (Boletim de Urna), o RDV (Registro Digital do Voto) e as assinaturas digitais. Neste momento o software da urna já detecta que está sob teste e não se sabe o que o pendrive do auditado poderá fazer. Pode "entrar coelho na cartola" sem que o público observador perceba. Teria sido mais prudente, antes disso, terem tirado cópia da memória interna da urna. Com o procedimento que adotaram, podem ter afetado a prova original que estava na memória da urna. 

Depois, tiraram cópia do "log", mas tiveram o cuidado de guardar a cópia gravada num pendrive e não o apresentaram para o público. Por isso, não foi possível verificar se havia, por exemplo, casos de voto computado sem o toque do eleitor no fatídico botão confirma

Então decidiram tirar a memória interna da urna e colocaram num saquinho. Em vez de tirar copias para testes e análises, eles guardaram a memória, que já estava alterada pelo VPP. 

Puseram outra memória na urna e resolveram carregá-las para fazer um teste de votação paralela com os votos que estavam gravados na RDV original. 

Durante o voto-teste, uma delas apresentou falha no teclado. Quando se digitava um número, a urna digitava vários números ao mesmo tempo e não conseguia passar no auto-teste. 

Então falei: "Pronto, vocês conseguiram provar que de fato a tecla estava completando o voto do eleitor. Esta falha que vocês acabaram de detectar é compatível com todas as denúncias, de eleitores  que não conseguiram completar o voto, que votavam num e aparecia a foto do outro, ou anulava o voto... Está provado que o eleitor tinha razão. Mas eles me calaram e o desembargador presidente falou que naquela sessão não era para fazer perguntas, mas era para fazer o procedimento. Decidiram, então, trocar a urna. Pegaram uma urna de reserva e carregaram ela com outro software e foram simular a votação. Nesta altura fui embora, porque o que eles estavam testando não era a urna que tinha dado defeito, o software não era o que estava gravado na urna, porque este estava guardado num saquinho lá dentro, e porque, quando eles carregaram a urna, eles registraram a data do dia da votação e a hora como 14 horas e também a hora da carga. Assim deram sinalização para o software de que ele estava sob teste e não numa votação normal."

Pergunto: caberia entrar com uma denúncia no TRE de São Paulo em vez de simplesmente sair e dizer "basta de palhaçada?!".  Respondo: não adiantaria nada, porque isto seria absurdo; seria denunciar o réu ao réu para que ele mesmo decida!

Inúmeras denúncias deste tipo já foram feitas, inclusive na famosa auditoria do PSDB sobre a eleição de 2014. A auditagem foi impedida de todas as formas e o relatório completo dos auditores do PSDB pode ser lido na internet. Infelizmente o noticiário e a propaganda do TSE fizeram prevalecer a ideia de que, a pedido do PSDB, o TSE teria feito uma auditagem (na verdade auto auditagem) e constatado que não houve fraude alguma. 


Na verdade não há a quem recorrer. Entrar com denúncia no TRE é pedir que o próprio réu a julgue. O mesmo vale para o TSE. O TSE é o dono das urnas, ao mesmo tempo é o órgão que executa e legisla sobre o processo eleitoral e é também o órgão máximo do poder judiciário em assunto eleitoral. Ele julga todas as demandas contra si mesmo e já condenou quem fez denúncias sérias por "litigância de má fé". Esta concentração absurda de poderes do TSE vem desde sua criação, no Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas.

Para ver o próprio Amílcar Brunazo expondo o que aconteceu, acompanhe este vídeo. 👇

PRIMEIRA PARTE
====
https://youtu.be/WXsV7VRQ1s4

Continue vendo a parte final do vídeo:

SEGUNDA PARTE
====

Uma abordagem diferente foi usada por Hugo Hoeschel. Especialista em governo eletrônico e fraudes em sistemas diversos, Hugo anunciou com antecedência que iria acompanhar o comportamento estatístico desde um laboratório instalado nos EUA. A técnica a ser aplicada seria a Lei de Benford, que identifica comportamentos estatísticos anormais. Ele já aplicou este método nas eleições de 2014,e 2016. Os resultados foram que a probabilidade de haver fraude na apuração eleitoral era elevadíssima, acima de 70%. 

Veja o vídeo em que ele apresenta seus resultados para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018. Vejam este vídeo até o fim. veja também o segundo vídeo, no qual Hugo Hoeschel dá uma aula sobre esta questão tão importante da qual depende a nossa democracia. Veja!

 
Veja este também. Vale a pena!
====


Denuncio o absurdo destas urnas eletrônicas há 15 (ou mais) anos. Só agora parece que os parlamentares estão começando a entender a questão das urnas eletrônicas.

====

O Juiz Rodrigo Machadorepresentante da OAB Mato Grosso do Sul, participou da cerimônia de carga e lacração das urnas. O Juiz olhou tudo atentamente e bem de perto. No final, ele foi entrevistado e simplesmente falou a verdade. Só faltou dizer que tudo aquilo era um farsa, porque é impossível fiscalizar as urnas eletrônicas. Afinal, o fiscal só vê cabos sendo conectados, mas não tem como saber que códigos passam por eles em linguagem de máquina, nem mesmo dá para saber se algo está passando, porque a urna eletrônica poderia já estar carregada. Vejam o vídeo gravado diretamente da TV (SBT).

Ele começou assim: "Fica difícil dizer que o software homologado lá é um software isento de qualquer problema" etc.

Veja:
https://www.youtube.com/embed/7MS0il-taPc


Povo iludido, povo vencido! 
𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
A. Quites


`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. GloboNews repassa "Fake News"
  2. Depoimento de 2018 e indignação de eleitor
  3. Falta a devida transparência
  4. Ilusões e o processo eleitoral brasileiro
  5. Já não se faz Glonews Painel como antigamente
  6. Ame-a ou deixe-a!
  7. Basta! Chega!
  8. General Mourão fala das urnas eletrônicas
  9. Bolsonaro no programa "Central das Eleições"
  10. Dura realidade, santa ingenuidade.
  11. Como se destrói uma nação
  12. Junta apuradora de votos inexistentes
  13. Teste Oficial de Segurança das Urnas Eletrônicas
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 

3 comentários:

  1. É um absurdo que ainda estejamos sendo usados pelo Judiciário Brasileiro para que fraudes eleitorais sejam finalizadas e não respeitem o direito livre e pleno ao voto voluntário, sujeito a auditoria externa.

    ResponderExcluir
  2. Almir, meu caro, resta perguntar se alguém é beneficiado?
    Paulo Lavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo te responder, Paulo, que esta pergunta é desnecessaria! O que tu achas?
      Claro que há beneficiados em todos os niveis, de municipal a federal, sempre que a fraude não desperte suspeitas muito grandes. Tudo sob medida, como a informatica permite.

      Excluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa