quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Farsa, credulice e impunidade

Por Almir M. Quites


Há mais de 50 anos, o humorista Barão de Itararé anunciou:  
Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (29/01/1895 — 27/11/1971)
conhecido por Barão de Itararé, foi jornalista, escritor e 
pioneiro no humorismo político brasileiro.


Barão de Itararé, imagem acima, já havia acertado na mosca! As redes sociais apenas afloraram o problema!

Para Umberto Eco, as redes sociais dão voz a uma “legião de imbecis”, antes restrita a “um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade”. Esta declaração, bem mais recente, foi feita em junho de 2015, quando Eco recebeu o título de Doutor Honoris Causa em comunicação e cultura na Universidade de Turim (
Itália).

Lendo o que "rola" pelas redes sociais (
Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram) fico com a impressão que a grande maioria do povo brasileiro é ufanista e carente, que ri à toa e agride à toa, enquanto é enganado, manipulado e açoitado. Acho que é a isto que Umberto Eco chamou de legião de imbecis”! Na verdade, os brasileiros são apenas vítimas de um sistema educacional falido há muitas décadas, talvez há mais de meio século. 

Lendo apenas textos curtíssimos, sem credibilidade e sem autoria claramente definida, os cidadãos adquirem opiniões toscas, fundadas em falsidades. Com estas opiniões implantadas numa mente descuidada, tomam decisões erradas e juram estarem certos. Até se deixam fanatizar por causas erradas e não  sabem discutir um tema importante com serenidade. 

A questão é esta: como evitar esta calamidade sem cercear a liberdade de expressão de quem quer que seja? A solução, a meu ver está no Sistema Educacional, que deve preparar o cidadão para não se deixar iludir, e no Judiciário, que deve ser ágil para punir a mentira em seus diversos graus e formas. Então, como arregimentar e organizar forças para que estes sistemas sejam corrigidos? Duvido que os governantes brasileiros tenham condições de encaminhar adequadamente questões deste porte. Segundo o Education Quality Index 2018, o Brasil é o quarto país mais atrasado, só perde para Nigéria, Egito e Iêmem.

A divulgação de mentiras é crime. As mentiras usadas em campanhas eleitorais são previstas como crime no Código Eleitoral brasileiro, artigo 323. No entanto, no Brasil de hoje, a tolerância com o crime é absurdamente grande. Os próprios candidatos à Presidência da República abusam da mentira e ninguém é punido. Triste país! Acaba elegendo presidentes despreparados e o povo, sem educação adequada, continua sendo vítima de sua própria ignorância!

Foi o que aconteceu abundantemente nos dois últimos anos. Por exemplo, foram muitos os vídeos antigos reeditados com mentiras para serem usados na campanha presidencial!

Aqui, agora, apresento um exemplo de manipulação, que se enquadra como crime. Foi praticada nesta última campanha eleitoral. Repito, trata-se apenas de um exemplo real entre muitos outros!

Recebi ontem um vídeo pelo Whatsapp, o qual mostro a seguir. Trata da guerrilha urbana brasileira contra a Ditadura Militar e, ao final, há uma denúncia de um plano do comunismo internacional que objetivava assassinar militares brasileiros da época do Golpe Militar e implantar o comunismo no Brasil. Um general russo é entrevistado e conta como os militares brasileiros reagiram na época e até os elogia.

Eu já conhecia este vídeo há algum tempo. Esta deve ser a terceira vez que o recebo. Desta vez, no entanto, fiz uma investigação! É fácil ver que se trata de uma montagem.

O vídeo tem quatro partes de épocas diferentes que foram justapostas, sendo que a última é a maior de todas e a mais importante.

Na primeira parte, aparece um recorte do Programa FANTÁSTICO, da Rede Globo. É uma reportagem, de 20/01/2010 (de 
logo após a posse de Dilma Rousseff em seu primeiro mandato como presidente). Trata especificamente dos julgamentos sumários dos próprios companheiros revolucionários de Dilma, na época em que lutavam derrubar a Ditadura Militar.

A segunda parte trata da própria história de Dilma Rousseff, quando era guerrilheira. Desta parte não consegui descobrir o vídeo original. No entanto, descobri que ele é bem mais antigo e foi reaproveitado como propaganda política antipetista, na época em que Dilma foi candidata à Presidência da República, para seu primeiro mandato.

A terceira parte é uma entrevista com "Vana", uma companheira de Dilma durante as operações de guerrilha urbana. Foi um vídeo republicado em 29/10/2016, portanto na época do impeachment da ex Presidente Dilma. Evidentemente o vídeo original também é bem mais antigo. Parece-me que é anterior a 2005.

A quarta parte é a maior de todas. Ocupa mais da metade do vídeo. É uma entrevista com um general russo, o qual relata um plano do comunismo internacional para assassinar militares brasileiros e implantar o comunismo na época imediatamente anterior à implantação da Ditadura brasileira. Naquela época, o general ainda era major, segundo se depreende do vídeo.

Agora, sugiro a você, leitor/a, que veja o vídeo ao qual me refiro (que recebi ontem). Depois continue lendo o meu comentário. Mostrarei o que é verdade, o que foi forjado e apresentarei as provas.

Se você não quiser ver tudo, veja a partir de 6 minutos de vídeo, Então você verá a parte em que um general russo conta sua versão de como foi a revolução de 1964 no Brasil e a Operação Pétalas Vermelhas Moscow & Brasil. Você vai ver a que nível chega a produção de mentiras!

O vídeo que recebi foi este:

A Face Oculta da Guerrilha Brasileira
(Cópia)



Se este vídeo não funcionar, aqui estão outros endereços onde ele pode ser acessado:
1- https://www.youtube.com/watch?v=fhBxsexni4k
2- https://www.youtube.com/watch?v=-NApYdFEbYA
3- https://www.youtube.com/watch?v=hnOPm0QBd5k
4- https://www.youtube.com/watch?v=ueiaeskFkbU

====
 A Face Oculta da Guerrilha Brasileira

A primeira parte, relativa à reportagem do FANTÁSTICO, é verdadeira. Realmente os guerrilheiros brasileiros, que pretendiam derrubar a Ditadura Militar, fizeram tribunais revolucionários e em julgamentos sumários decretaram a pena de morte de alguns de seus próprios "companheiros" e os executaram.

A segunda parte enfatiza a vida de Dilma Rousseff como guerrilheira. Realmente, após o Golpe Militar de 1964, Dilma Rousseff, que viria a ser a 37° Presidente do Brasil, ingressou na luta armada de esquerda, aos 17 anos de idade. Tornou-se membro do Comando de Libertação Nacional (COLINA) e depois da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) — ambas as organizações defendiam a luta armada contra o regime militar. Ela, de fato, participou das operações apontadas no vídeo, praticou crimes seríssimos e lutou ingenuamente pela implantação de uma ditadura do proletariado. 


Usei o advérbio "ingenuamente", no parágrafo anterior,  porque o objetivo pretendido era inalcançável, não havia qualquer cisão das Forças Armadas brasileiras disposta a apoiar os guerrilheiros, nem havia qualquer outra força militar que pudesse se opor às Forças Armadas Brasileiras. A luta de guerrilha não tinha qualquer apoio importante, nem no Brasil, nem no exterior (o apoio cubano era precario e deficiente). Logo, seu objetivo não poderia ser alcançado. Não passava de inconsequência juvenil. Dilma foi capturada e passou quase três anos em reclusão, de 1970 a 1972, primeiro na Operação Bandeirante (OBAN), e depois no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Na terceira parte, há uma entrevista com outra guerrilheira, de codinome "Vana", que chegou a ser companheira de Dilma na guerrilha urbana. Esta parte também é verdadeira. "Vana" é Vera Sílvia Araújo de Magalhães (nascida em 1948 e falecida em 2007). Foi guerrilheira, militante da Dissidência Comunista da Guanabara e do MR-8. Seu pai e seu tio, respectivamente, Cláudio Pestana e Clóvis Pestana, e também seu avô
, Augusto Pestana, eram bem conhecidos lá pelos anos que antecederam a ditadura militar, especialmente no Rio Grande do Sul. Ela foi doutrinada como comunista desde a infância e só conseguiu romper com estas amarras ideológicas depois de madura, já no ocaso de sua vida! Ela confessa determinadamente que os guerrilheiros não combatiam a ditadura militar para restabelecer a democracia com suas leis e liberdades, combatiam para impor outra ditadura, a do proletariado

Até este ponto, o vídeo é verdadeiro. O restante, no entanto, a partir de 5 minutos e 58 segundos, é falso ("fake news"). Esta parte final do vídeo foi feita muito recentemente, para elogiar e exaltar a ditadura militar instalada em 1964. Portanto, a fraude foi feita especialmente para a campanha presidencial de 2018. 


Nesta parte falsa do vídeo, um general russo chamado Anatholy Navashki, faz denúncias sensacionalistas em russo sobre uma operação que ele mesmo teria comandado quando ainda era major, chamada de "Operação Pétalas Vermelhas". Segundo seu relato, era uma operação internacional, que envolvia Cuba, China e Rússia, com a missão conjunta de "matar militares brasileiros" e "implantar uma ditadura comunista no Brasil", ou seja, aquela ditadura comunista que o Golpe Militar de 1964 teria evitado! As falas do entrevistador e entrevistado estão traduzidas na legenda. 

Durante a entrevista, o militar russo, segundo a tradução em legenda, explica a tal "Operação Pétalas Vermelhas" em detalhes e elogia muito os militares brasileiros.

Esta parte do vídeo é mentirosa. Muito mais que isso, é uma mentira repugnante!

Procurei por este militar, Anatholy Navashki, inclusive na Wikipédia russa, e não encontrei qualquer página que fizesse referência a ele. No entanto, encontrei o vídeo original, publicado recentemente, em 25/03/2017, logo, a menos de um ano. Isto indica evidentemente que a montagem dos diversos vídeos que compõem este, que recebi ontem, foi feita depois desta data, portanto já para a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. A farsa foi feita para reforçar a propaganda dos militares brasileiros e para intensificar o antipetismo.

Este último vídeo, o verdadeiro video russo, está aqui: 



====
O verdadeiro video russo 
e o falso general russo 

Não consegui traduzir o áudio com o "Closed Caption", mas, como você podem conferir, no Youtube tem uma legenda em russo. Fiz a tradução para o português usando o "Google Translation". É a seguinte: "O Professor Mikhail Vasilyevich Popov, Presidente da Working Academy Foundation, falou sobre o Programa e a Carta do Partido dos Trabalhadores da Rússia (RPR). Aqueles que desejam participar do Partido dos Trabalhadores da Rússia devem ler o Programa e Regulamentos no site do partido".

Como fica bem claro, o militar russo não existe, a profissão do entrevistado é Professor, seu nome é outro e a tradução do vídeo brasileiro é falsa! 


Na entrevista, nem mesmo se trata do Brasil, muito menos da época pré-1964, mas de política interna atual da própria Rússia. Foi usada a tática bem conhecida de misturar o que é falso com fatos verdadeiros (estes na primeira metade do vídeo, ou seja, as três primeiras partes citadas acima).

A fraude é indecente, hedionda! Acusa três países!

Como se faz uma fraude eleitoral desta magnitude e fica tudo por isso mesmo? Ninguém é responsabilizado por isso?!

Como descobrir o autor da fraude?

É impressionante como o povo brasileiro é enganado pelas redes sociais. "Puxa-se uma pena, vem uma galinha"! Pergunto: como se podem eleger governantes, se as informações que circulam são falsas?

Até mesmo devido à enorme quantidade de mentiras, fica muito difícil descobri-las e denunciá-las! 


Os próprios cidadãos deveriam reagir a este crime contra a cidadania. No entanto, o aceitam porque lhe colocaram no fundo da mente que estamos em guerra, o Bem contra o Mal, e que, na guerra, vale tudo! Isto revela uma profunda falha educacional!

Cada cidadão deveria descartar todas estas informações que vêm pelas redes sociais, nas quais seus autores não apresentam as provas de veracidade e também não se identificam claramente. Informações vagas, sem especificar a autoria de modo que possa ser bem verificada e responsabilizada, devem ser repudiadas!

Temos que ficar mais espertos! Temos que preferir a leitura de textos mais longos, bem fundamentados e bem escritos, onde o autor assuma a sua responsabilidade pelos textos.


Agora, algo mais prático. Para entender melhor o problema das "fake news" e saber lidar com ele, acesse aqui:


POVO ILUDIDO É POVO VENCIDO! 


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼


`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui


Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Reveladores discursos de posse
  2. Alexandre Garcia reforça a credulidade popular
  3. O que houve com o Pré-Sal?
  4. Novo Presidente: JAIR BOLSONARO! E agora?
  5. Ufanismo com o Mito
  6. O desprezível debate político nas redes sociais
  7. Nem falo da crise econômica
  8. O caso do Juiz que pretendia periciar as urnas eletrônicas
  9. Urna eletrônica: os fatos sem os boatos
  10. Expectativas com o governo de Bolsonaro
  11. GloboNews repassa "Fake News"
  12. Ilusões e o processo eleitoral brasileiro


_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa