terça-feira, 13 de outubro de 2020

O boi bombeiro

 Por Almir M. Quites

Boi bombeiro,
mas, observando bem, é uma vaca!


A região do Pantanal sofre a mais longa e grave temporada de incêndios florestais – ateados pela irresponsabilidade – em quase cinquenta anos. Então, a farra do boi bombeiro volta ao Senado!
Pois é... Agora já é normal que Ministros de Estado digam bobagens no Senado!

Ateiam fogo para aumentar as pastagens para a pecuária e a agricultura. O fogo apavora, destrói! Então, aparece a solução mágica: combater os incêndios povoando o bioma com a pecuária. Eureka! O Boi será o bombeiro! Tudo muito louco e divertido!  

O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, afirmou hoje que concorda com a sua colega, ministra da Agricultura, sobre o uso do "Boi bombeiro". Na verdade, a tese do "boi bombeiro" é do próprio Salles. A ministra apenas a apresentou no Senado primeiro. 

Na semana passada, durante audiência pública na comissão do Senado, que debate ações do governo contra incêndios, a ministra apresentou a solução baseada em 'fake news. Hoje Salles disse no Senado que concorda com ela!

A narrativa do gado que evita as queimadas é um mito. Os bolsonaristas disseminam "fake news" e o próprio governo acredita nelas!

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou ao Senado que o boi é o "bombeiro do Pantanal"! Segundo a Ministra, se tivesse mais gado lá, o desastre dos incêndios seria bem menor do que foi neste ano, porque o gado "comeria o capim, tanto o natural como o plantado".

É!? Será o "boi bombeiro" brasileiro?("firefighter ox")? 

Bem, vejamos:
1) O capim plantado para ser ração para o gado seria uma espécie exótica invasora, que alteraria o equilíbrio do bioma, podendo destruí-lo.
2) O boi, por um lado, come o capim, mas o verdinho, não o capim seco.
3) Por outro lado, o capim que o boi engole é devolvido à natureza como excremento, que é fertilizante e combustível. Como fertilizante, ajuda produzir mais capim e, como combustível, queima. Logo, as trilhas que o boi cria, não funcionarem como barreiras ao fogo. 
4) O fogo do pantanal foi ateado por gente que quer destruir o bioma, para transformá-lo em pastagens ou plantações, especialmente de soja. Logo, estes criminosos não tolerariam o tal "boi-bombeiro", se ele fosse eficaz. Ele seria indesejado e eliminado pelos próprios incendiários.

 5) Se a tese do "boi-bombeiro" fosse verdadeira, nas regiões do Pantanal que tivessem mais bois deveria ter menos focos de incêndio, no entanto, esta correlação não existe.

6) Por tudo isso, é melhor evitar o incêndio e punir os incendiários criminalmente.
 
Acho que a Ministra foi vítima de "fake-news" dos próprios bolsonaristas que, como sempre, estão copiando as "fake news" da direita radical dos EUA. 

O ser humano está vorazmente destruindo seu próprio meio ambiente. Assim, produz sua própria extinção, mas antes ficará faminto e solitário.

Nota: 
Nos EUA 
existem camisetas com a imagem de um bombeiro com cabeça de boi e capacete de bombeiro.  
 
Lá também existe um veículo robótico para combater incêndios. Ele tem tanque para armazenar a água de que precisa. É chamado de "firefighter ox". 

Continue neste tema, lendo aqui: Ministro x População


*********************************

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blog ("weblog")
 Clique sobre o título ⇩ 
  1. Ministro x População
  2. Acabei com a Lava-Jato
  3. Os pinóquios do Brasil estão em alta
  4. A negação da CoViD-19
  5. O Direito entortado pelo sectarismo
  6. Louco representa o Brasil na ONU
  7. E$quema S
  8. O direito alheio do ponto de vista do meu direito
  9. Formiguinhas formidáveis
  10. CoViD em Floripa. Atualização
  11. Desvario no alto escalão do Brasil
  12. Quem avisa amigo é?
  13. Novos gráficos explicadinhos sobre a CoViD-19
  14. O péssimo estado moral do Estado brasileiro
  15. A lição de vida que a CoViD dá
  16. CoViD-19 em Floripa
________________________________________________

Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
________________________________________________
✓ COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓

 Clique nos botões abaixo 

Um comentário:

  1. O principal argumento e que sustenta todo o seu raciocínio está errado; o capim do pantanal é nativo!

    ResponderExcluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa