sábado, 23 de maio de 2020

Aceleração da CoViD-19 no Brasil é a maior do mundo

Por Almir M. Quites



Nesta guerra, contra o virus da CoViD-19 (o Sars-Cov-2) morrem atualmente mais de 1000 brasileiros por dia e mais de 20.000 "feridos" chegam aos hospitais a cada dia! Estes números estão aumentando com o passar do tempo. 

Muitos se recuperam da doença, mas ficam com sequelas variadas que diminuem a expectativa de vida. 

Agora, vou mostrar aqui, o tamanho da tragédia. Para isto preparei alguns gráficos. 

O primeiro mostra a evolução da CoViD-19. No dia 26 de fevereiro surgiu o primeiro caso da doença. Hoje já temos 330.390 casos oficialmente confirmados. Vejam que, o crescimento do número de infectados é tão grande que, para que os valores possam ser identificados num gráfico, foi preciso usar um escala logarítmica.



Total de casos confirmados por dia


A curva acima é logarítmica. Se a escala fosse a natural  (não logarítmica), a curva inteira teria a forma de um "S". Por isso, ela é chamada de curva sigmoide (em forma de sigma, que é o nome da letra "S" em grego). No entanto, os dados do gráfico acima estão apenas o comecinho do "S". 

No gráfico abaixo, ⬇️, os dados (pontinhos vermelhos) são os mesmos da figura anterior, mas agora estão em escala normal (não logarítmica). Os dados registrados até o dia de hoje, mostram que ainda estamos no comecinho da curva, ou seja, estão na parte inferior do "S". Isto significa que ainda teremos muito sofrimento, muitas infecções e mortes pela frente! 

O restante da curva sigmoide, representada pela linha tracejada, foi calculada pela equação que se ajusta aos dados já conhecidos: 
Y =  2000000/{1+EXP[-0,076*(x-108)]}
onde x é o número de dias a patir do primeiro caso confirmado e Y o número de casos confirmados . 

A linha traceja representa a previsão para o futuro. 


Casos confirmados até 22/05 e projeção esperada para o futuro em linha tracejada

Os dados mostram que nem chegamos a 1/4 da altura da curva. Na metade da altura da curva, fica o ponto de inflexão. É quando a curva que subia dobrando para a esquerda, passa a subir dobrando para a direita (o que forma o "S"). Neste ponto, teremos a maior quantidade de doentes da CoViD-19 chegando ao Sistema de Saúde, a cada dia, precisando de internação. Este Sistema estará colapsado, sobrecarregado, em quase todo o país, sem capacidade de atender ninguém, nem mesmo pacientes de outras doenças ou qualquer outra emergência. Enquanto isso, grande parte do nosso povo... pobre povo!... continuará alienado! O próprio Presidente da República continuará ignorando solenemente a pandemia! 

Examinando a curva tracejada observamos que chegaremos no ponto de inflexão da curva no dia 12 de junho, dia dos namorados! Neste dia chegaremos à marca de 1.000.000 casos oficialmente confirmados da CoViD-19. Neste dia, o número de novos casos estará em torno de 38.000 por dia e o número de mortes por dia será de aproximadamente 2.300. Os novos doentes  confirmadas a cada dia estarão precisando 
de atendimento no Sistema de Saúde. Cada doente fica hospitalizado por 10 a 20 dias. Infelizmente, antes disso, o sistema vai colapsar. 😰

Daqui a uma semana, já estaremos com mais de 30.000 novos casos confirmados por dia no Brasil. 

Depois de passarmos pelo ponto de inflexão, a sobrecarga sobre o Sistema de Saúde (maior que 30.000 novos casos) persistirá até o fim da primeira semana de julho. Só então o Sistema de Saúde começará a sentir um alívio. 

Isto tudo se não agravarmos a curva da doença e se não houver novas ondas de contaminação.

Esclareço que os números e as datas que estou apresentando decorrem da equação exponencial (da curva calculada com a equação da logística padrão) citada. Esta equação pode variar com o tempo, para pior ou para melhor, conforme aumenta o número de dados oficiais e conforme muda o comportamento do povo com relação a "imobilização e o distanciamento social". É por isto que todo o cálculo será refeito todas as semanas. 

A próxima figura, novamente em escala logarítmica, mostra a curva de desenvolvimento da CoViD-19 nos quatro piores países do mundo, quanto à capacidade de enfrentar esta guerra sanitária. Em número de casos oficialmente confirmados, estes países são: 

EUARússiaBrasil e Espanha (nesta ordem). 

Em número de casos confirmados, Brasil e Rússia já ultrapassaram a Espanha (há 10 dias). 


A Espanha já ultrapassou o ponto de inflexão e já está chegando no patamar da curva. Eles conseguiram achatar a curva!

A próxima figura, novamente em escala logarítmica, mostra as curvas destes mesmos países, só que, agora, o eixo vertical representa os novos casos confirmados a cada dia, enquanto o eixo horizontal representa o total de casos confirmados


Este gráfico (abaixo) mostra que todos os países já passaram pelo ponto de inflexão da curva, exceto o Brasil. No nosso país, o número de casos diários continua aumentando e tudo indica que vamos chegar perto da tragédia dos EUA, ou mesmo ultrapassá-la! Temos grande chance de subir ao pódio da morbidade. A aceleração da CoViD-19 no Brasil é a maior do mundo!




Para conter a CoViD-19, os brasileiros teriam que mudar de comportamento urgentemente. Teriam que se decidir pela quarentena! Mas isto é impossível. A maioria dos brasileiros nem entendeu ainda a gravidade do problema. Não perceberam que estamos em guerra! Não perceberam que muitos cidadãos brasileiros estão morrendo. Não entenderam que poderíamos reduzir o número de mortes. Bastaria que todos ajudassem!

Estamos enfrentando duas crises terríveis: uma pandemia e um pandemônio

A primeira é a guerra contra um exército poderoso de seres não humanos, que são muito eficazes e dissimulam suas táticas. Os soldados invasores são criaturas 140 bilhões vezes menores que nós. Portanto, não podemos vê-los. Este exército ataca os seres humanos de todo o planeta! 

O pandemônio é ainda mais grave. Decorre de um governo militarista, arrogante, surreal, comandado por um capitão, que foi expulso do Exército. Ele colocou generais e coronéis no Ministério da Saúde. Sabe-se lá por quê! Para combater o exército viral? Não! Este inimigo não pode ser combatido com o armamento e as táticas que os militares conhecem! Não é uma guerra para generais! Soma-se a isso o comportamento político e público deplorável do ex Capitão. 

Quase todos os países do mundo estão enfrentando o exército invasor com as melhores estratégias que dispomos. Já o Brasil, está completamente atônito. O Capitão não comanda. Ele pensa em tudo como sendo uma guerra, mas na guerra de verdade, que ocorre agora, ele não assume seu posto e age como se fosse aliado do inimigo. 

O fato é que o Brasil não opôs resistência ao avanço da CoVid-19. O ministro Mandetta bem que tentou, mas o ex Capitão não aceitou que ele liderasse a guerra e o demitiu. Considerou que isto era ato de insubordinação!

Seria tão fácil vencer está guerra! Apenas 15 dias de quarentena bem feita! 

Brasileiros, unidos, não seriam vencidos!


Nota: para ter mais detalhes sobre a pandemia e sobre os gráficos, continue lendo aqui: 
Sobre como evolui a CoViD-19 no Brasil


O Flutista de Hamelin brasileiro
Lotti - GaúchaZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa