Por Almir M. Quites
Como presas fáceis da manipulação política, o que os eleitores brasileiros têm feito é trocar um político ruim por um péssimo. Se continuar assim, depois virá um mau, depois um fajuto, então um reles, daí outro ruim etc. O Brasil regride!
Neste século, só elegemos presidentes quase analfabetos.
Penso que nós, brasileiros, temos que aprender a distinguir os políticos que são cultos, competentes e honestos, independentemente dos partidos, das propagandas que inventem, dos aplausos e dos votos que possam ganhar.
Podemos começar reconhecendo aqueles políticos que fazem da política o seu modo de vida, o seu meio de subsistência ou de enriquecimento, assim impedindo a renovação. Estes são maus políticos! Especialmente os que acumulam cargos públicos e os que, eleitos para o Legislativo, são levados para o Poder Executivo, com total desconsideração com o mandato popular.
Temos que lutar para acabar com todas as mordomias, privilégios e vantagens pecuniárias que eles acumulam à custa do povo desassistido.
Assumir um cargo público deve ser apenas um dever, não uma conquista pessoal. Um país evolui ou regride conforme a qualidade de seus políticos.
Se o povo não sabe distinguir o bom político dos demais, então a própria Constituição precisa estabelecer salvaguardas, critérios para evitar a candidatura de pessoas incapazes para as exigências do cargo. Por exemplo, só permitir a candidatura à Presidência da República de quem já foi Governador de Estado.
Temos que abolir a mentira da política. Houve tempo em que mentir era motivo para impeachment.
Lembro o caso de Richard Nixon, nos EUA, em 1972, que mentiu, fingindo desconhecer o que ocorria na sede do Comitê Nacional Democrático. Durante a investigação oficial que se seguiu, foram apreendidas fitas gravadas que demonstravam que o Presidente tinha conhecimento das operações ilegais contra a oposição. As fitas tinham sido ilegalmente editadas e importantes trechos removidos.
Nixon foi afastado do cargo definitivamente. Naquele tempo, se um presidente mentisse era um escândalo imperdoável!
Aqui, em 2018, tivemos um candidato a Presidência do Brasil que prometia acabar com o Instituto da reeleição presidencial, mas, logo depois de eleito, assumiu publicamente que era candidato à reeleição no pleito de 2022! Assim, confessou que mentira ao eleitorado, na maior cara-de-pau! Este fato foi nacionalmente ignorado. O povo brasileiro permaneceu apático!
Ontem, 7 de setembro de 2020, dia em que comemorávamos os 198 anos da Independência do Brasil, o Presidente Jair Bolsonaro acintosamente elogiou o golpe militar de 1964, o qual derrubou um presidente constitucional, prendeu, torturou, matou brasileiros e sumiu com outros, fechou o Congresso, depois abriu um Congresso falso (por que manietado), cassou governantes e parlamentares eleitos, empossou governantes e parlamentares biônicos, censurou a jornais , rádios e TV, perseguiu adversários, repórteres e professores.
Além do acinte, o Presidente Bolsonaro mentiu de novo. Disse que o Golpe de 1964 evitou um golpe comunista! Mentira repetida pelos militares desde 1964! Na verdade não havia nenhuma outra força armada que pudesse dar e sustentar um golpe militar no Brasil. Logo, se houvesse um golpe comunista no Brasil daquela época, teria que ser aplicado com as mesmas Forças Armadas e com os mesmos generais que aplicaram o golpe que hoje Jair Bolsonaro descaradamente elogia!
Pobre país, anestesiado, com um povo zumbi, que nem zumbir consegue!
➠PASSADO RECOLOCADO NA ORDEM DO DIA
Boa leitura!
- Déspotas de direita-esquerda e vice-versa
- Nosso desorientado Brasil
- Naufrágio do Governo de Bolsonaro
- CoViD em Floripa III
- Desvario no alto escalão do Brasil
- Quem avisa amigo é?
- Novos gráficos explicadinhos sobre a CoViD-19
- O péssimo estado moral do Estado brasileiro
- Análise da CoViD no Brasil e no mundo
- A lição de vida que a CoViD dá
- CoViD-19 em Floripa
- Brasil já é o epicentro da CoViD-19
- Em que ponto estamos da pandemia?
- Há algo de podre no Reino Tupiniquim
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras,
Para mais alguns artigos deste blogue
⇩ Clique sobre o título ⇩
______________________________________________
Aviso sobre comentários
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________
Para compartilhar esta publicação, clique nos botões abaixo.
⬇Clique nos botões abaixo⬇
Nenhum comentário:
Postar um comentário