quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Julgando Gilmar com o juízo de Gilmar

 Por Almir M. Quites                                                                 Para compartilhar, toque aqui

Não tenho vínculo algum com partidos políticos ou mesmo com qualquer político, mas tenho minhas opiniões. Nem mesmo tenho votado, porque não acredito nos candidatos nem no processo eleitoral brasileiro, mas acompanho a política, discuto com amigos e aprendo muito sobre o comportamento humano. 

Uma das maiores indignações que senti foi ver a mais alta instância do poder judiciário brasileiro envolvido em tramoias para acabar com a Operação Lava-Jato! Gilmar Mendes passou mais de 5 anos destratando publicamente o Juiz Sérgio Moro com todo o ódio possível e, depois, não se sentiu impedido de julgar o Juiz no STF

Com o juízo de Gilmar, Gilmar pode ser julgado!

Gilmar foi estridentemente parcial no julgamento de Moro, ao condená-lo exatamente pelo mesmo pecado que ele estava praticando, ou seja, julgando Sérgio Moro com parcialidade, sem a isenção que se espera de um Juiz que se atenha às provas constantes dos autos do processo. 

Para constatar o mau comportamento do ministro Gilmar, basta observar os fatos públicos. Para anular os atos de Sérgio Moro como Juiz e condená-lo como "Juiz suspeito", Gilmar Mendes precisou se basear em informações vindas do submundo da internet. Foi assim: três votos da segunda turma, valeram mais do que o plenário completo do STF, onde as decisões precisam de, ao menos, seis votos para serem aprovadas. Essa situação, que acabou beneficiando o ex-presidente Lula, decorre do desequilíbrio causado pela prática de absurda e antiga de dividir a Suprema Corte em duas turmas! 

Constrangido e acovardado, o plenário permitiu que a segunda turma, formada por 5 ministros, pela maioria de apenas 1 voto, declarasse formalmente a suspeição de Sérgio Moro. Três votos da segunda turma constrangeram o plenário do STF. Assim, mesmo sem reavaliar as inúmeras provas apresentadas nos processos julgados por Moro, foram invalidadas as decisões do então Juiz e também as decisões de outros 10 juízes de cortes inferiores que também condenaram Lula.

Enfatizo: os votos da segunda turma se sobrepuseram não só aos do plenário do STF, mas também aos destes 10 juízes das outras instâncias, apesar das delações, confissões e da restituição de vultosos recursos desviados. 

Este foi um golpe duríssimo, que terá seríssimas consequências no futuro da guerra contra a corrupção no Brasil. Imagine o enorme retrocesso que isto causou! Colocou-se no lixo o grande esforço dos procuradores da força-tarefa da Lava-Jato, que se dedicaram a anos de investigação, com enorme sucesso e reconhecimento tanto nacional e como internacional. Provavelmente foi este sucesso, que atiçou ministros do STF a todo este desatino. 

Coisas do nosso judiciário ativista e narcisista! 

Para relembrar os fatos aos quais me refiro, leia aqui: 

O INDEVIDO PROCESSO MEDIEVAL 

https://almirquites.blogspot.com/2021/03/stf-e-o-indevido-processo-medieval.html 


*********************************
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Para mais alguns artigos deste blog ("weblog")
⇩ Toque no título ⇩ 
  1. Estado de Ignorância do Estado Brasileiro
  2. As 600000 mortes por CoViD-19
  3. Lição do Senador Contarato
  4. Uma lição: eleições na Alemanha
  5. Os três confusos poderes
  6. Acabou o Carnaval de Sete de Setembro
  7. Campanha cruel contra a Lava-Jato e Sérgio Moro
  8. Dia da pátria ou dia da ditadura
  9. Quem é a Constituição Federal
  10. O Fundo e o Processo Eleitoral pesam demais
  11. A lição das menininhas
  12. Voto conferível
  13. Ajudem o Brasil!
  14. CoViD, Mortes evitáveis e evitadas
  15. Desanimadora história de Sérgio Moro
  16. STF e o Indevido Processo Medieval
Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

⬇ Clique nos botões abaixo ⬇


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa