Por Almir M. Quites
(Texto publicado ontem no Facebook)
Para compartilhar, toque aqui
Há aproximadamente 15 minutos, o Brasil ultrapassou 600 mil mortes por CoViD-19. Cerca de 12,5% das mortes ocorridas o mundo por esta doença! O momento é de consternação geral.
====
Eixo vertical: Total de mortes confirmadas pela CoViD-19; eixo horizontal: densidade demográfica
Nota: Ainda não se tem estudos suficientes sobre o IDH e a CoViD-19, mas descobri um trabalho que coletou dados na Itália, cuja conclusão reforça a hipótese de que o IDH (índice integrado de expectativa de vida, educação e padrão de vida) se correlaciona positivamente com a taxa de infecção (proporção de casos confirmados entre a população) e a taxa de mortalidade de COVID-19. Este foi o resultado de uma pesquisa feita na Itália (Unexpected positive correlation between human development index and risk of infections and deaths of COVID-19 in Italy; One Health. 2020 Dec; 10: 100174. Published online 2020 Sep 29; doi: 10.1016/j.onehlt.2020.100174; PMCID: PMC7522624; PMID: 33015305). A mesma pesquisa aponta que o IDH está negativamente correlacionado com o consumo de cigarros, ao passo que está positivamente correlacionado com doenças crônicas e salário bruto anual médio.
- Lição do Senador Contarato
- Uma lição: eleições na Alemanha
- Os três confusos poderes
- Acabou o Carnaval de Sete de Setembro
- Campanha cruel contra a Lava-Jato e Sérgio Moro
- Dia da pátria ou dia da ditadura
- Quem é a Constituição Federal
- O Fundo e o Processo Eleitoral pesam demais
- A lição das menininhas
- Voto conferível
- Ajudem o Brasil!
- CoViD, Mortes evitáveis e evitadas
- Desanimadora história de Sérgio Moro
- STF e o Indevido Processo Medieval
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário