quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Greta e a histeria internacional

Almir M. Quites


É uma vergonha... 

É uma vergonha que a jovem sueca Greta e jovens de todo o mundo tenham que lutar pelo que os políticos têm obrigação de fazer: a sensível proteção climática

É uma vergonha que a violência verbal tenha cegado aqueles que negam as mudanças climáticas e que, com arrogância hipócrita, espalhem ódio, ridículo e desprezo por Greta, explorando até sua especial situação psicológica. 

A frágil pirralha Greta, é imaginada como se fosse uma perigosa inimiga de 16 anos de idade, a quem negam a capacidade de fazer seu próprio julgamento. É muita injustiça e falsidade. 

Para o pessoal que desumanamente ataca a jovem sueca, as discussões climáticas assustam. Imaginam que calar Greta calaria a todos. Talvez temam possíveis restrições aos seus interesses, talvez restrições financeiras, ou simplesmente não estão interessadas na questão climática, mas apenas em questões menores e mais pessoais. 

Foi assim: uma menina de 16 anos apareceu e agora dificulta a vida de gente poderosa, os que se julgam donos do mundo ou de parte dele! Gente que não têm noção de suas próprias limitações intelectuais.

Numerosas "fake news" são criadas todos os dias para espalhar ódio contra a jovem sueca. A poderosa indústria das "Fakes News" politica está ocupadíssima na guerra contra Greta. 

Como se sabe, os políticos populistas precisam ter inimigos "muito poderosos", ainda que precisem inventá-los e inculcá-los no imaginário popular.

Até a Deutsche Bahn (DB), a poderosa empresa da rede ferroviária alemã, foi afetada e ficou melindrada com uma foto banal que a jovem Greta postou em seu Twitter! 

Resolvi saber a um pouco mais sobre a verdade no caso que envolveu a poderosa DB. Para isto, primeiro acessei diretamente o Spiegel Online. O Spiegel Online (SPON) é um dos sites de notícias mais lidos em língua alemã. Trata-se do ramo "on-line" da famosa revista alemã Der Spiegel. Encontrei este artigo: 

(https://m.spiegel.de/lebenundlernen/schule/greta-thunberg-reist-im-ice-so-reagiert-die-deutsche-bahn-a-1301381.html#ref=rss)

Greta Thunberg und die Deutsche Bahn"Das habe ich nie gesagt"Greta Thunberg in einem überfüllten ICE, auf dem Boden sitzend: Mit diesem Foto löste die Aktivistin eine Debatte aus - und eine säuerliche Reaktion der Deutschen Bahn.

Agora traduzo o artigo inteiro.

"Eu nunca disse isso
Greta Thunberg em um ICE (Inter City Express) superlotado, sentada no chão: com esta foto, a ativista provocou um debate - e uma reação azeda da Deutsche Bahn.

Domingo, 15.12.2019 17:34 
Há muito tempo os alemães não se interessavam tanto por uma viagem de trem de um único viajante: Greta Thunberg viajou através da Alemanha ao voltar da Cúpula Climática de Madri e postou uma foto dessa viagem no Twitter. Tão banal, tão indiscutível. 

No entanto, não estava totalmente claro o que exatamente era a imagem. Via-se uma garota de 16 anos sentada ao lado de várias bagagem no corredor de um ICE. "O trem está superlotado, disse a ativista e acrescentou: "Estou feliz por finalmente estar voltando para casa". 

Na Deutsche Bahn, a alegria por esse tweet obviamente não foi tão grande. Numa primeira reação no Twitter, a empresa desejou a Greta Thunberg uma viagem segura para casa e prometeu melhorias em termos de "trens, conexões e assentos". 

Aqui está a imagem deste Twitte ⤋.

Wir wünschen eine gute Heimfahrt. Und arbeiten weiter hart an mehr Zügen, Verbindungen und Sitzplätzen.


Em outro post, no entanto, a mensagem da Deutsche Bahn (DB) foi: "Teria sido ainda melhor se você também tivesse relatado o quão amigável e competente nossa equipe lhe atendeu em sua cadeira na primeira classe".

Greta Thunberg havia mentido? Não, realmente nada se parece com isso: em um comunicado à imprensa, a Deutsche Bahn deixou claro que Thunberg, entre Kassel e Hamburgo, no ICE 74, era "amigável e habilitada pela equipe de trens DB em seu assento de primeira classe" e "De acordo com nossa equipe de bordo, os passageiros de Greta Thunberg já estavam sentados lá de Frankfurt". Isso se encaixa com o que a própria Thunberg adicionou ao debate no Twitter: ela teve que se sentar no chão em um trem da ICE no qual embarcou em Basel (Basileia, cidade da tríplice fronteira entre Suíça, Alemanha e a França) por causa de um cancelamento de trem (por alguma falha técnica). Como resultado, ela só viajou sentada a partir de Göttingen - na parte de sua viagem que coincide com a versão da Deutsche Bahn.

A viagem de um mês da autora do movimento das "sextas-feiras para o futuro" terminou com uma viagem de trem pela Europa. Thunberg, que recentemente foi escolhida pela revista Time a "Pessoa do ano", navegou duas vezes através do Atlântico em iates à vela. Como os aviões emitem quantidades particularmente grandes de CO2, prejudicial ao clima, geralmente ela recusa o vôo. Thunberg aparentemente não ficou zangada com o "tweet" reprovador da Deutsche Bahn ou com o ICE superlotado em Basel: "Claro que isso não é um problema, eu nunca disse isso", escreveu ela no Twitter. "Os trens superlotados são um bom sinal, porque isso significa que a demanda por viagens de trem é alta!"


A ativista climática Greta Thunberg está surpresa com a grande repercussão na mídia da sua foto do ICE (trem expresso entre cidades). "As viagens de trem de uma adolescente parecem ser mais interessantes do que o fracasso da conferência climática", twittou a garota de 16 anos. 

Na noite de segunda-feira, Gretta, em outra postagem, referiu-se a um vídeo publicado pelo jornal sueco "Dagens Nyheter" dizendo que, como existem teorias da conspiração, você pode ver no vídeo o que exatamente aconteceu. "Às vezes é uma sorte que você viaje com jornalistas que podem confirmar uma história ...", ela twittou. No vídeo de 22 segundos, você pode ver Greta Thunberg sentada no chão em um ICE lotado ao lado de malas e outros passageiros. Segundo o jornal, o vídeo foi gravado por membros da equipe "Dagens Nyheter" que acompanharam Thunberg na viagem de trem.

Em um post no Facebook, alegou-se que a foto era uma "mentira" e "uma mentira chata" porque, segundo a DB (Deutsche Bahn), Thunberg teria viajado sentada. A DB anunciara que Greta viajara na primeira classe entre Kassel e Hamburgo. Greta Thunberg explicou que seu trem de Basel havia tido uma pane e foi substituído, razão pela qual ela se sentou no chão em dois trens diferentes. Finalmente, a partir de Göttingen ela se sentou num banco.


Como se vê, algo banal foi amplificado para desqualificar a jovem Greta, sem a necesdidade de debater a mensagem que ela divulga.

Também procurei conhecer a versão da Deutsche Welle (DW - Onda alemã), a empresa pública de radio e TV difusão da Alemanha (https://www.dw.com/de/viel-wirbel-um-greta-thunbergs-heimfahrt/a-51677485)


Segue-se a tradução da notícia da Deutsche Welle:


Enquanto a cúpula climática de Madri ainda discutia a declaração final, Greta Thunberg voltou para casa, de trem, é claro. O que ela relata sobre a viagem não é muito lisonjeiro para a Deutsche Bahn.

Após meses de viagem e duas travessias do Atlântico em iates, Greta Thunberg voltou para casa - "em trens lotados pela Alemanha", como escreveu no Twitter. Para isso, a sueca de 16 anos forneceu uma foto que mostra muita bagagem no chão de um ICE

Do ponto de vista da Deutsche Bahn, a viagem de trem de Thunberg é um pouco diferente do que afirma a ativista climática. Por esta versão, Thunberg viajou pelo menos entre Kassel e Hamburgo em um assento de primeira classe. Isso teria resultado em pesquisas sobre o itinerário. Entre Kassel e Hamburgo, como os inúmeros outros passageiros do trem, ela era cuidada de maneira "amigável e competente" pela equipe da Deutsche Bahn em seu assento de primeira classe.

Thunberg agora reagiu aos comentários da ferrovia. Seu trem de Basel (Basileia) falhou, e é por isso que ela então se sentou no chão em dois trens diferentes, escreveu a jovem sueca. Finalmente, ela se sentou num banco depois de Göttingen. "É claro que isso não é um problema e eu nunca disse que seria um." Ela até conseguiu algo positivo da situação: "Os trens superlotados são um grande sinal, porque isso significa que a demanda por viagens de trem é grande", ela twittou.

Aí estão as versões da Spiegel Online e da Deutsche Welle, as quais coincidem perfeitamente, e, em ambas, se vê a mesma surpreza com a crítica infundada da Deutsche Bahn.

É isso, uma simples foto de viagem da garota Gretta provocou uma onda de histeria internacional e até mesmo uma respeitada empresa alemã, a Deutsche Bahn, sentiu-se atingida! Não havia nada de especial nos acontecimentos, mas a histeria das redes sociais fizeram uma tempestade em copo d'água com a vil intenção de convencer o mundo de que a pirralha-moça havia publicado "fake news". Isto não era verdade!

Foi como se pescadores tivessem abandonado o rio para pescar um mosquito que os incomodava!

Foi uma insanidade internacional!

Só poderia ser ela a PESSOA DO ANO da revista TIME!

Sobre este mesmo tema, siga lendo aqui: 


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼

`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. A nova antiga política
  2. Mentiras e improbidades
  3. O novo partido de Bolsonaro
  4. A pirralha que apequena presidentes
  5. Mais um fiasco do Presidente
  6. O fiasco brasileiro na COP-25
  7. Brasil fossilizado
  8. Louco de pedra
  9. Perigoso STF
  10. Incapacidade governamental
  11. O protagonismo do Congresso Nacional
  12. Tempos perigosos
  13. As milícias e a família presidencial
  14. O Grande acordo de bastidores
  15. Golpe militar não é solução
  16. O pequeno planeta
  17. Corrigindo celeumas climáticas
  18. Caça as bruxas do século XXI
  19. A cobiça e a Floresta
  20. Destruir a nossa floresta tropical destrói e Brasil
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
       Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
       Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
      Obrigado pela sua participação!
      Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Um comentário:

  1. Deixo aqui um artigo para leitura, muito bem escrito igual ao seu, mas que confronta um pouco a ideia de que devemos reduzir emissoes a todo custo mesmo sendo um pais em desenvolvimento.

    https://www.mises.org.br/article/3098/greta-thunberg-manda-seu-recado-para-os-paises-mais-pobres-morrerao-pobres

    ResponderExcluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa