sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Formiguinhas formidáveis

 Por Almir M. Quites

Papo entre um jovem e um adulto, usando as antenas, usadas para o tato e o faro, 
os ocelos, para distinguir diferentes intensidades de luz, e as mandíbulas

Nota: Escrevi este artigo na véspera do falecimento de meu grande amigo Lobo, nos seus 14 anos de vida. Ele morava conosco desde que era um adolescente pastor alemão. Por este motivo, somente hoje transcrevo este texto para este blog. Lobo faleceu no dia 30 de agosto. 


Há algum tempo, li no Google, que a borra de café era excelente repelente de insetos! 

No início desta semana, tive a oportunidade de testar esta informação. Fui até o meu flamboaiã, onde há um permanente carreiro de formigas trabalhando organizada e diligentemente. Elas iam e, pelo mesmo caminho, voltavam trazendo os insumos necessários à subsistência de seu altamente desenvolvido formigueiro, com mais de 10.000 habitantes.

Aliás, a organização física e social de um formigueiro é muito desenvolvida. A limpeza é impecável. A ordem social é estável e justa! Parece-me claro que não é possível a construção de uma sociedade assim numa comunidade que tolere a mentira e os mentirosos. 
A incomplacência com mentiras e mentirosos é o primeiro passo necessário para evitar atitudes socialmente nocivas. Garanto que formiga não mente, nem mesmo a si própria. Se não fosse assim, não alcançariam o grau de organização social internacionalmente existente entre elas!

Com estes pensamentos, quase desisti de fazer o teste da borra de café, mas, como eu não mataria ninguém e o teste seria rápido, fui em frente. 

Fiz uma barreira de borra de café que se fechava em círculo ao redor do tronco do meu flamboaiã e fiquei observando. 

As formigas chegavam ali, algumas indo e outras vindo com pesadas e valiosas cargas. Ante a borra, elas estancavam surpresas. O que tinha acontecido? Em seguida recuavam, falavam com a colega que ainda estava chegando. Então, ambas confabulavam com outras que ali também chegavam, depois iam juntas inspecionar a barreira. 

Notei que o número de formigas, junto à barreira, aumentava. Algumas se arriscavam cuidadosamente, tentando transpô-la e logo desistiam. No entanto, uma delas ousou passar para o outro lado. Em seguida outra também conseguiu. E mais outra! Alguns minutos depois, o carreiro estava restabelecido. Todas as formigas passavam solene e confiantemente sobre a barreira de café! 

A formiga é um inseto – artrópode. A borra de café não a repeliu! Logo, a informação do Google era falsa. "Fake news"! Pode ser que repila alguns insetos, mas não todas as espécies de insetos.

Refleti, mais uma vez, sobre a importância de se conferir a informação! Deve-se verificar a fonte sempre! Quem não confere repassa mentiras. Também é mentiroso! 

Formigas são insetos muito evoluídos! Como disse, não há evolução quando não se distingue mentiras de verdades, crenças de fatos.

Meu pensamento voava livre. Ocorreu-me que o ácido fórmico foi obtido quando alguém fez uma experiência macabra: destilou formigas! Também lembrei que o ácido clórico foi obtido a partir do hidróxido de sódio; que a hidroxicloroquina não cura a CoViD-19; que o fanatismo político é fábrica de tolos, que repassam "fake news". Neste ponto, este ciclo de pensamentos reforçou minha hipótese de que a mentira impede o desenvolvimento de uma sociedade complexa, justa e eficaz. 

Num formigueiro, todos os cidadãos trabalham em harmonia, com incrível capacidade de trabalhar em equipe. 

As formigas têm uma história muito mais longa do que a nossa. Elas surgiram na Terra, como espécie e gênero, durante o período Cretáceo, há cerca de 130 milhões de anos! Atualmente, elas são o grupo de animais de maior sucesso ecológico. Representam quase 20% de toda a biomassa animal vivente. O peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade. Existem cerca de dez quatrilhões de formigas no nosso pequeno Planeta! 

As formigas foram as primeiras pecuaristas e as primeiras agricultoras do planeta. Há espécies que cuidam de um rebanho de afídeos para recolher um tipo de leite doce que eles excretam. Há 30 milhões de anos, as formigas revolucionaram a agricultura para se defender da seca. Plantaram e cuidaram de seus próprios alimentos – fungos – em ambientes onde a umidade era baixa demais para que crescessem em estado natural. Nós, os humanos, só desenvolvemos a agricultura e a pecuária há menos de 20 mil anos!

As formigas possuem extraordinária capacidade de adaptação a qualquer ambiente, com estratégias de sobrevivência baseadas numa divisão de trabalho tão eficaz que supera, com grande vantagem, qualquer organização humana. 

As formigas trocam informações pelo tato e pelo faro (a linguagem dos feromônios). São capazes de ser precisas ao comunicar distâncias e localização nos complexos espaços tridimensionais em que vivem. 

O sistema nervoso das formigas consiste de um cérebro, localizado na cabeça, e os cordões nervosos, com gânglios em cada segmento, que transmite aos membros as ordens ou influxos do cérebro. O pequenino cérebro cumpre as mesmas funções do cérebro humano, o que mostra que "tamanho não é documento"! Isto é óbvio, porque a escala de tamanho é infinita, seja para o maior como para o menor.

Foi para expressar esta ideia que, em 1999, escrevi este poeminha (depois publicado em POEMAS QUE BROTARAM EM MEU CAMINHO, Editora Soldasoft, 2009). Segue o poema:

A CASA DE DEUS

Não cultue a imensidão.
Deus está nos miudinhos.
Até mesmo o infinitão
É feito de infinitinhos

Pois o infinito de lá, 
supragigainfinito,
é feito com o de cá, 
o infrananoinfinito.

Continuei a pensar na sociedade das Formigas, agora com "F" maiúsculo. Sim, estou convencido que formiga não mente! Elas são maravilhosas, mesmo quando julgadas por nosso precário e presunçoso "saber humano", com seu pressuposto de que nós, os humanos, somos o pináculo da Criação.

Ao contrário da crença comum, nós humanos talvez estejamos entre os mais irracionais dos animais.

Fiz o teste da borra de café e fiquei mais encantado com as formigas! É bom parar e pensar. Os conhecimentos que já temos ampliam a nossa consciência!

Por fim, vejam este videosinho de 40 segundos: 




𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
`°•○●□♢《  》♢□●○•°`

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
 Clique sobre o título ⇩ 
  1. CoViD em Floripa. Atualização
  2. Desvario no alto escalão do Brasil
  3. Quem avisa amigo é?
  4. Novos gráficos explicadinhos sobre a CoViD-19
  5. O péssimo estado moral do Estado brasileiro
  6. Análise da CoViD no Brasil e no mundo
  7. A lição de vida que a CoViD dá
  8. CoViD-19 em Floripa
  9. Brasil já é o epicentro da CoViD-19
  10. A aceleração da CoViD-19, no Brasil, é a maior do mundo.
  11. Em que ponto estamos da pandemia?
  12. Os três piores países no combate à CoViD-19.
  13. Qual país será o epicentro da CoViD-19
  14. Há algo de podre no Reino Tupiniquim
  15. Como refrear os danos da COVID-19

________________________________________________

Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
________________________________________________
✓ COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓
 Clique nos botões abaixo 

Um comentário:

  1. Oi boa noite. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa