quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A Pirralha que apequena presidentes

Por Almir M. Quites




Anteontem publiquei, em meu blogue, um artigo com o seguinte título:

Leia o artigo e depois volte aqui. Vou contar a repercussão que ele causou. 



Como você viu, comentei o fiasco do Presidente Jair Bolsonaro ao tentar desqualificar a jovem sueca Greta Thunberg, de 16 anos. Imediatamente recebi uma chuva de comentários furiosos de gente que se sentia ofendida. No entanto, o agressor foi o Presidente. A adolescente Greta foi a vítima. Os comentários defendiam o agressor e atacavam a vítima e a mim.

Ontem, tivemos a notícia de que a pirralha sueca Greta foi eleita a “Personalidade do Ano” pela revista Time. Então, estou bem acompanhado, o vexame do Presidente ficou maior e todos os desaforos que dirigiram a mim, por ter publicado aquele texto, são agora automaticamente repassados a revista Time


A Time é a revista de notícias de maior circulação do mundo. Tem um público de 30 milhões de pessoas, 20 milhões das quais residindo nos Estados Unidos. 


Está evidente que uma grande parte do povo brasileiro está muito confusa! 



Então escrevi uma resposta única para todos que reagiram com intolerância, esta manifesta incapacidade de reconhecer e respeitar diferentes opiniões ou crenças. É o que transcrevo a seguir.


UMA RESPOSTA A TODOS QUE COMENTARAM MEU ARTIGO

Greta Thunberg, a pirralha sueca, tem conteúdo! Ela não é "de esquerda" ou "de direita", não participa deste divisionismo nocivo dos países radicalizados. Ela só pede indignadamente que os governantes ouçam e respeitem o que dizem os cientistas! Ela sabe muito bem que as futuras gerações estão sob alto risco, porque a crise ambiental é muito grave. Isto não tem nada a ver com ideologias políticas!

No entanto, pelas redes sociais ela é ofendida! De que vocês, que a odeiam, discordam? 

Vocês estão se comportando como o Presidente Bolsonaro, que desqualifica a mensageira sem considerar o conteúdo da mensagem. Péssimo comportamento! Péssimo exemplo ao povo brasileiro!

Sempre que faço uma publicação sobre esta menina-moça, agora qualificada como "pirralha-moça", recebo como resposta uma série irracional de ofensas, muitas delas horrorosas, de baixo calão, chulas, impróprias, sempre carregadas de ódio. Estas ofensas são dirigidas à adolescente Greta e/ou a mim próprio. Ambos, somos os mensageiros. Sobre o conteúdo da mensagem ninguém se manifesta!

Este comportamento é falacioso, porque tenta negar uma proposição com uma crítica ao seu autor ou ao seu mensageiro, sem examinar o seu conteúdo. Atacam a pessoa que apresentou o argumento e não o argumento que foi apresentado. 

Este tipo de falácia é conhecido com "ad hominem". Ele assume diferentes formas: de ataque, por exemplo, ao carácter, à aparência, à saúde, à nacionalidade, ao sexo, à raça, à religião da pessoa agredida etc. Em outros casos, a falácia sugere que a vítima tenha algo a ganhar com o argumento, que seja movida por interesse pessoal. A pessoa pode ainda ser atacada pelas suas companhias ou por meio de ilações fantasiosas ou mesmo mentirosas. Todavia, nada disso tem a ver com a verdade ou falsidade da proposição defendida.

Peço a todos os que se comportaram deste modo: fiquem atentos para nunca mais repetir este erro antigo, despresível e bem conhecido. É uma questão simples de lógica. 

Não sei quem destes que se manifestaram assim, tem condições de entender isso. Entre os que têm esta condição, não sei até que ponto podem estar impedidos de querer entender. Isto depende do compromisso ao qual a doutrinação ideológica lhes submeteu.

Um povo precisa de bons exemplos de seus governantes.

A revista Time homenageou uma pirralha que tem mais consciência política, ambiental e humanitária do que os atuais presidentes do Brasil e dos EUA. Aliás, Greta é bem mais inteligente que ambos. É isto que faz uma simples e frágil adolescente ser temida até pelo homem mais poderoso do mundo: é a força do conhecimento, da inteligência e da determinação! 

Ela é um grande, belo e maduro exemplo para a humanidade! 

Em meio a tanta baixaria, ela se destaca. Nosso presidente se apequenou diante da pirralha!

Povo iludido é povo vencido e empobrecido!

𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼


Para se informar melhor sobre a emergência climática, clique aqui:


Veja também este alerta.

Carl Edward Sagan foi um cientista. Foi físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica.

Morreu em 1996, há 23 anos (
que se completam no próximo dia 20).

Greta Thumberg, de apenas 16 anos (
chega a 17 no próximo dia 3), sabe muito bem de quem se trata.

Pergunte a Bolsonaro, quem foi Carl Sagan! Provavelmente ele vai pensar que se trata de um jogador de futebol.

Agora, veja a mensagem que Carl Sagan nos deixou, no vídeo abaixo 👇.

====


`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Mais um fiasco do Presidente
  2. O fiasco brasileiro na COP-25
  3. Brasil fossilizado
  4. Louco de pedra
  5. Perigoso STF
  6. Incapacidade governamental
  7. O protagonismo do Congresso Nacional
  8. A miopia política cobra seu preço
  9. Tempos perigosos
  10. As milícias e a família presidencial
  11. O Grande acordo de bastidores
  12. Golpe militar não é solução
  13. O pequeno planeta
  14. Corrigindo celeumas climáticas
  15. Caça as bruxas do século XXI
  16. A cobiça e a Floresta
  17. Destruir a nossa floresta tropical destrói e Brasil
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
       Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
       Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
      Obrigado pela sua participação!
      Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

4 comentários:

  1. Discordo da sua manifestação. Não sei se vc teve a oportunidade de ver uma entrevista com essa menina. Na entrevista, ela demonstra claramente seu despreparo para dizer qualquer coisa que não tenha sido previamente ensaiado. Ou seja: não faz a menor idéia do que fala. Nem pode, aos 16 anos. Mas, à imprensa presta uma grande ajuda: é um personagem, cuja idade, apesar das iradas vociferações, contribui para uma narrativa que possa ser bem vendida. Afinal, como dizia o Zé Maria, a cada minuto nasce um otário. Mas afaste-a do ambiente preparado, convide para um debate. Não resiste ao primeiro questionamento. Isto para não falar dos apelos cretinos, da infância perdida aos sonhos roubados. Do arrogante "como ousam" plagiado da garota que questionou, verdadeiramente, os líderes mundiais na Rio 92. É um personagem, bem construído, mas mal acabado, que alegrou boa parte da mídia, em especial a alinhada com o pensamento - se é que existe - da esquerda. Deixo-o com um texto que recebi, infelizmente sem a identiificação do autor.

    ResponderExcluir
  2. Segue o texto:

    Nos últimos tempos duas meninas chamaram a atenção do mundo e ambas foram parar na ONU. Duas histórias muito diferentes e duas personalidades totalmente distintas. Uma falou com pleno conhecimento de causa e outra sem conhecimento algum. Uma trazia um sentimento nobre, palavras sensatas e um semblante humilde; a outra exibe uma face arrogante, um discurso malcriado e interesses ocultos nada admiráveis (e que por isso precisam permanecer ocultos).

    A que surgiu mais recentemente, a sueca Greta, que nem completou o ensino médio, pretende dar ao mundo aulas de ecologia. A ela não faltou, jamais, qualquer suporte material, desde antes de nascer. Nascida num dos países mais ricos do mundo, nunca viu a miséria de perto, não faz a mínima ideia do que sejam as dificuldades da vida, mas do alto da sua ignorância quer ditar como a humanidade deve viver. O excesso de conforto material não evitou que a mocinha se transformasse num pequeno poço de revolta. Em tom quase histérico anuncia que estamos às portas de uma “extinção em massa”. Com o olhar injetado de ódio e rosto crispado, questiona, sabe-se lá quem: “vocês roubaram a minha infância e os meus sonhos!”.

    Como assim? O que lhe faltou na sua infância? Pelo jeito, carinho da família ou dos amigos e uma educação que lhe abrisse os olhos para o fato (evidente) de que o mundo é complicado mesmo e que as coisas não se resolvem do dia para a noite. Talvez conselhos no sentido de não ser tão agressiva e rancorosa. Se foi isso que lhe “roubaram”, garota, procure os culpados na sua casa e na sua escola, não no resto do mundo. Ah,.... mas à escola a menina-que-sabe-tudo não vai mais, exatamente porque já sabe tudo....
    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas dá o amigas e se admiram mutuamente. A canadense já é uma muito bem suscedida profissional! A canadense também foi muito atacada em sua época, inclusive aqui no Brasil, onde ela esteve.

      Excluir
  3. ...
    Eu me pergunto: roubaram seus sonhos? Foi mesmo? Aos 16 bem vividos anos já não há mais com o que sonhar? Se alguém lhe “roubou” esses sonhos e você não tem mais nenhum, o problema está em você, não no resto da humanidade. Se você não sonha em ter uma profissão ou uma carreira, ganhar a sua vida, ter uma família e, quem sabe, colaborar para construir um mundo melhor, o problema está só em você, que espera que seus “sonhos” lhe sejam entregues sem esforço. Isso não vai acontecer, menina. Melhor se acostumar com a ideia, por frustrante que ela seja. Talvez até hoje seus pais e financiadores ocultos tenham feito o possível para realizar esses tais “sonhos”, mas à medida que o tempo passa, o esforço precisa, cada vez mais, ser seu mesmo. E não adianta inchar a veia do pescoço enquanto esbraveja na ONU, sob os aplausos de uma plateia de idiotas que, avidamente, tentam sorver os ensinamentos que você não tem para lhes oferecer, porque isso não vai trazer seus "sonhos" de volta.

    A outra garota anda meio desaparecida, mas não pode, jamais, ser esquecida. Em tudo difere da petulante suequinha. Refiro-me à paquistanesa Malala. Ela, sim, teve a infância roubada (e quase a vida se foi junto). Malala nasceu nos confins mais atrasados do Paquistão, onde predominam costumes tribais e o fundamentalismo islâmico. Malala tinha um sonho, estudar, e foi esse sonho, tão singelo, que lhe tentaram roubar. Sofreu ameaças, levou um tiro na cabeça. Sua família teve que fugir do país e ela chegou entre a vida e a morte na Inglaterra (num antiecológico avião a jato, não num barco a vela), onde foi salva. Malala sobreviveu para contar a sua história, para prosseguir no seu sonho e para ajudar a fazer um mundo melhor, para si e para todas as mulheres que sofrem perseguições e discriminações e, com o seu exemplo, dar-lhes maiores oportunidades. Malala tinha mil razões para odiar e para se queixar, mas sua presença, por onde passa, transmite uma mensagem de serenidade e firmeza na defesa de ideais nobres. Malala não exala ódio, desejo de vingança, ao contrário, cativa pela sua modéstia e seu sincero desejo de fazer o bem.

    O contraste entre as duas é brutal. Uma sempre teve tudo e acha que nada presta. A outra, teve uma origem extremamente humilde, não tinha sequer liberdade e quase perdeu a vida por um sonho tão modesto. Não se abateu, não se vitimiza e não se diz “roubada”. Malala quase morreu porque desejava estudar, mas foi em frente. Greta posa de vítima e não vai mais à escola porque, tolamente, pensa que já pode dar lições ao mundo.

    ResponderExcluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa