segunda-feira, 10 de abril de 2023

O BASQUETE MODERNO

 Por Wlamir Marques 

Para compartilhar, toque aqui



"O BASQUETE MODERNO"

Sobre o autor:

Wlamir Marques (nascido em 16/07/1936), foi um dos melhores jogadores do basquete brasileiro de todos os tempos e um dos melhores do mundo no final da década de 1950 e início da década de 1960. Ao lado dos compatriotas Amaury Pasos, Paulista, Algodão e Rosa Branca, Jatyr Schall, Victor Mirshauswka e Fritz, liderou a melhor geração de basquete que o Brasil já teve. Foi quando a seleção brasileira foi bi-campeã do mundo no campeonato da FIBA. 
Agora, leia o artigo que ele escreveu na data de hoje sobre o basquete atual. 

08/04/23

"A GRANDE DIFERENÇA"


Sempre serão benvindas as transmissões de basquete nas tvs. Todos os dias nos mostram o que chamam de "basquete moderno". 

Na minha frágil opinião, o jogo mudou com os excessivos "tiros" dos 3 pontos. Devido ao grande número de erros, o jogo tornou-se feio e imprevisível. Chamo de jogo "livre das amarras". 

Hoje o atleta não precisa pensar nas difíceis tarefas táticas, basta entrar e jogar. É o que mais vejo no atual basquete moderno. As obrigações coletivas diminuíram e os esboços táticos morreram no imponderável. Os egos violentaram as estratégias.

Venho de um tempo em que as regras eram outras. Os 30 segundos de posse de bola davam às equipes maiores recursos táticos. Eram sistemas exaustivamente treinados. As ordens técnicas eram sempre à favor do coletivo, salvo as exceções. "Vivas à intrínseca liberdade humana!".

Antes o individualismo era aplicado dentro dos sistemas, sem deixar de lado os efeitos colaterais. Hoje as "jogadas" combinadas perderam seu valor.  Muitos foram contra os rigores da obra, transformando o jogo em lances individuais aleatórios, prejudicando todo o trabalho de conjunto.

Hoje está mais fácil jogar basquete. Não há mais o rigor das obrigações táticas, tudo corre à revelia.

Jogamos uma pelada organizada à exemplo da NBA. A diferença é que na NBA as qualidades técnicas dos jogadores são soberanas. Longe de querer imitá-los, é a grande diferença! 

Wlamir Marques.

.

Sugestão
Para continuar no mesmo tema, clique aqui:

Para mais
⇩ toque aqui ⇩

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor.

Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos! Por favor, evite o anonimato! 

Escreva o seu nome no final do seu comentário.

Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.

Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa