terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Relembrando o PT do início deste século

 Por Almir M. Quites                                                        Para compartilhar, toque aqui



Já que Lula é candidato à Presidência da República, 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝟲ª 𝘃𝗲𝘇, vamos recordar como que o PT fazia para conquistar poder. Como agia o PT no início deste século?  Por incrível que pareça, o povo brasileiro esquece! 

RELEMBRANDO O QUE É O PT DE LULA

A Globo News sempre repete que "Lula saiu do governo bem avaliado", o que deve ser melhor explicado!

Há 22 anos (1999), em meio à crise econômica internacional o então presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e seus ministros empenhavam-se para manter a saúde da economia brasileira. Enquanto isso, o PT acusava o presidente de todos os males do país, era contra o Plano Real, que havia salvo o Brasil de uma hiper inflação, fazia de tudo (tudo mesmo!) para obter recursos para a campanha eleitoral e, muito provavelmente, para enriquecer seus líderes. 

Desde a criação do PT, Lula se dizia comunista, admirava Hugo Chávez (ditador da Venezuela), odiava o empresariado e bradava que o "o capital é covarde e só vai para onde pode ganhar". Para ele, todo o capital deveria pertencer exclusivamente ao Estado comunista.

Por certo uma organização criminosa petista já existia desde o final do século passado, embora embrionariamente, sem uma estrutura mafiosa típica, principalmente em prefeituras petistas do Estado de São Paulo, onde até protagonizou atos terríveis como:

  • 1) em Campinas, o assassinato do prefeito Antonio da Costa Santos, conhecido como Toninho do PT;
  • 2) em Santo André, e o Assassinato do Prefeito petista Celso Daniel;
  • 3) em Monte Alto, o assassinato do prefeito petista Gilberto Morgado

Estes são exemplos que ficaram bem conhecidos. Depois, a organização criminosa cresceu como um tumor e começou a se enraizar na estrutura do Estado brasileiro a partir de 2002, como manancial financeiro para a eleição do ex presidente Luis Inácio Lula da Silva à presidência da República, quando integrantes do PT aliaram-se a grupos econômicos mediante a promessa do candidato de atender seus interesses privados em troca do apoio financeiro.

Mas, Lula precisava ser aceito por grande parte do empresariado brasileiro.

No início deste século, Lula já havia começado o redesenho de sua imagem, afastando-a do radicalismo e flertando com o empresariado como um aliado de grande aceitação popular e comprometido com o "livre mercado". Por conta disso, o PT desistiu dos quatro pedidos de impeachment que apresentara contra FHC e Lula parou de atacá-lo. Nascera o "Lulinha paz e amor"! Vocês se lembram da "Carta aos Brasileiros"?

Lula então jurou manter o Tripé Macroeconômico, o Teto de Gastos e também jurou respeito às privatizações já efetuadas no governo de Fernando Henrique Cardoso. 

Logo, o PT seria antipetista! O empresariado acreditou e aceitou Lula.

No entanto, no dia a dia, nos bastidores da política, o PT continuava o mesmo, agressivo e ator importante no mundo do crime. Sendo bom para o Partido, tudo era válido!

O PT abusava do PODER. A política brasileira é muito suja! 

Vejam, por exemplo, este vídeo que compartilhei há exatamente 6 anos. Ouçam a Deputada Mara Gabrilli, quando ela interpelou José Carlos Bumlai, empresário famoso por ser amigão do Presidente Lula. Anos depois, ele foi condenado pela Operação Lava-Jato, a 9 anos de prisão devido a um empréstimo fraudulento de R$12 milhões.

Mara Gabrilli conta, a partir de sua experiência pessoal, como começou a corrupção petista, em aliança com o mundo do crime. Vocês se lembram do assassinato de Celso Daniel? Ele era o coordenador da campanha de Lula na disputa eleitoral à Presidência da República, em 2002? A investigação foi muito tumultuada (por "forças ocultas") e até hoje "não se descobriu" oficialmente quem foi o mandante do crime!

Com sua morte, Celso Daniel foi substituído por Antônio Palocci na chefia da campanha de Lula.

Veja o vídeo: 
====
https://www.youtube.com/watch?v=A0bso1dHOyg
Mara Cabrilli também interpelou Gilberto Carvalho, o poderoso ministro de Lula, sobre o mesmo caso. 
Veja o vídeo: 
https://www.youtube.com/watch?v=gPkD8sBSSQE
 
O que aconteceu depois que Lula "venceu" (entre aspas porque o processo eleitoral brasileiro não é confiável) as eleições de 2002 e assumiu o governo?

Como Presidente, Lula teve tudo nas mãos para fazer um bom governo, mas... não deu certo. Foi uma enorme confusão. Era previsível! Estava no DNA do PT! 

Lula é muito despreparado, teve apenas o ensino primário (antigo 1° grau), escreve muito mal e não consegue interpretar textos de complexidade média. Lula nunca governou, era governado. Ele apenas fazia bravatas, enquanto outros comandavam o país. No primeiro mandato, José Dirceu governava

Foi logo no primeiro mandato do Presidente Lula que eclodiu o Escândalo do Mensalão! O relator do processo conhecido como Mensalão, Ação Penal 470, foi Joaquim Barbosa, que aceitou e julgou a
s denúncias contra os quarenta réus. Este processo foi um marco na História do Brasil, porque, desde sua criação em 1824, o STF nunca tinha condenado nenhum político!

José Dirceu foi condenado juntamente com muitos políticos e muitos empresários. Dirceu foi substituído por Antônio Palocci, que mais tarde também seria condenado e preso, desta vez pela Operação Lava-Jato, no novo escândalo petista, o Petrolão, mera continuidade delituosa do Mensalão.

Logo depois do Escândalo do Mensalão, o PT parecia ter desmoronado!

Contudo, a economia do país ainda estava relativamente bem. Lula tinha recebido de Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, um país bem organizado, com o Real consolidado, as finanças bem contoladas, balizadas pelo Tripé Macroeconômico, e numa conjuntura internacional favorável, devido à alta das commodities e às baixas taxas internacionais de juros. Porém, em 2008, com a crise econômica internacional (a "marolinha", como Lula a designou), a economia brasileira entrou em crise.

Mesmo assim, em 2010, a Presidente Dilma (PT) foi eleita e surpreendeu no seu primeiro mandato, ao promover o que chamou de "faxina ética", quando demitiu ministros envolvidos em casos de corrupção, o não mudou o caráter do governo. Ao final de seu primeiro mandato, as pesquisas (ah, estas pesquisas!) apontavam que ela teria 59% de aprovação (difícil de acreditar!), porque era o maior índice para um presidente neste período desde a redemocratização! No entanto, Dilma foi reeleita com muita dificuldade, numa eleição muito duvidosa, e, apenas dois meses depois, ficou claro que o Estado estava falido. A aprovação do governo despencou muito! Em 2016, Dilma sofreu "impeachment" e foi substituída pelo seu vice, o presidente Temer.

Contudo, o PT gerou o Bolsonarismo, um antídoto igualmente tóxico.

No final de 2018, Bolsonaro foi eleito Presidente do Brasil justamente devido à altíssima rejeição popular ao petismo, numa eleição polarizada pela propaganda agressiva e pelas pesquisas de intenção de voto (ah, estas pesquisas, que os comentaristas políticos tomam como sendo "A Verdade"), as quais colocavam Lula como candidato, apesar de ele estar inelegível devido à condenação em segunda instância.

Com divulgações quase diárias, convenceram o povo de que Lula transferiria todos os seus votos para Fernando Haddad! O povo foi induzido a votar num dos dois extremistas já no primeiro turno (anulando a própria finalidade do primeiro turno).

O que eu vejo agora é, de novo, um movimento da imprensa escrita e televisiva (que inclui as tais pesquisas de intenção de voto) pretendendo repetir a polarização de 2018, entre petismo e bolsonarismo

Esta polarização:
  • 1) induz ao voto útil já no primeiro turno e mata os demais candidatos;
  • 2) favoreceu Bolsonaro em 2018, mas agora favorece Lula.
Atualmente, para o candidato Lula, é importante ficar calado, quietinho no canto dele. Assim, o povo não se lembrará da corrupção que houve nos 14 anos de governos petistas. Lula sabe que o povo logo esquece dos acontecimentos políticos, mas o descalabro foi de tal ordem que tudo pode voltar à tona mais facilmente do que se imagina. Como candidato, Lula terá que "sair da toca" em algum momento. Quando isto acontecer, o povo talvez relembre tudo!

Por favor, repassem este texto! Compartilhem! Nosso povo sofrido não pode esquecer estas coisas. 

Povo esquecido é povo iludido, vencido!



Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Para mais
⇩ toque aqui ⇩ 

Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa