Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A jovem Greta suporta as ofensas

Por Almir M. Quites

Greta Thunberg.
Por que os mais poderosos do mundo a odeiam?

Hoje, último dia de 2019, a jovem sueca Greta Thunberg, escreveu em seu "twitter":

"Que ano ... eu nem vou tentar resumir, mas nada seria possível sem o seu apoio. Então obrigado! Na próxima década, a humanidade decidirá o futuro. Vamos fazer o melhor que pudermos.
Feliz Ano Novo!

Temos que fazer o impossível. Então vamos começar".
Fonte: https:/5/t.co/SXTmdyBpkP


Como todos nós, a jovem sueca deseja paz e amor no ano novo. Porém, é certo que, apesar de todos desejarmos paz e amor, grande parte da humanidade continuará sendo intolerante e até agressiva. 😥

Os conflitos continuarão, principalmente os econômicos, embora disfarçados em ideologias. 


As religiões pregam o amor e a paz incondicionais, mas grande parte de seus seguidores continuarão sendo grosseiros e agressivos.

O amor e a paz se entristecem com a injustiça, com a iniqüidade, mas se alegram com a verdade, com a responsabilidade, com a fraternidade e suportam todas as ofensas.

A jovem sueca Greta Thumberg continuará sendo injustamente atacada por muitos anos, mas já deu um exemplo fenomenal. Ela já é vencedora, porque seu pedido indignado de "
ouçam os alertas dos cientistas" (sobre a emergência climática) ecoou no mundo inteiro. Ela foi mais ouvida do que a própria comunidade científica.

Há quem ainda não entenda porque esta pirralha ficou tão famosa! E há aqueles que desencadeiam um verdadeiro linchameto moral desta quase menina.

Para explicar o que está acontecendo, dividi esta publicação em duas etapas:

  • 1) primeiro conto um caso recente, de um vídeo que recebi;
  • 2) depois explico de onde vem este ataque massivo, escabroso, contra a jovem e quem o financia.

PARTE I
Vídeo mostra que Greta é despreparada e confusa, mas é truque.


Recebi um vídeo sobre o painel de discussão sobre mudanças climáticas realizado na sede das Nações Unidas para a Infância e Juventude (UNICEF). Nele, a jovem Greta Thunberg parece gaguejar e passa a palavra a outros da mesa.

Junto com o vídeo, recebi a seguinte mensagem: "
Despreparada, sem o roteiro, Greta, confusa, impacou e pediu ao repórter que repetisse a primeira pergunta. Depois disso, tropeçou nas palavras e murmurou por mais um tempo antes pedir que perguntassem a outra pessoa. Agora vejam o que acontece numa entrevista, quando a "Dilminha européia" não tem um script pronto...👇👇👇👇"

Vejam aqui e depois explico: 



https://youtu.be/gVdq9Vo_MT0
====
Difamando Greta Thunberg

Este vídeo, parece confirmar o que está descrito acima, com as prolongadas pausas em que a jovem sueca está muda, indecisa e, depois, pede que outros respondam a pergunta.


É óbvio que o vídeo é um corte de um todo, mostra apenas a parte em que uma pergunta é dirigida a ela. Este pequeno trecho, que está isolado do contexto, fez-me pensar que seria bom saber o que estava acontecendo antes.

Agora, apresento o vídeo completo, na íntegra. Notem a diferença! Vejam, depois comento. 



https://youtu.be/RGf-SBar_r4
==
16 children, including Greta Thunberg, file landmark climate complaint to UN


Era uma sessão pública prevista para 45 minutos e, como se vê, quando as perguntas dos jornalistas se iniciaram, já havia passado 19 minutos, quase metade do tempo. As três primeiras perguntas tinham sido dirigidas só à Greta Thunberg! 

Está evidente que a jovem sueca estava preocupada em não ser a protagonista exclusiva do evento. No início da pergunta, este problema a distraiu um pouco durante a pergunta do jornalista. Notem que, quando ela inicia a resposta, dá uma olhada rápida para a mediadora que está no centro da mesa. Depois, ela vai direto ao ponto, quando pede que dirijam as perguntas aos outros jovens da mesa.

Em outras ocasiões, já vi que Greta é bem direta e articulada. Ela sempre dá respostas curtas e bem precisas. Geralmente ela desmonta de pronto a retórica dos que a provocam.

Pode-se ver, no vídeo mais completo, que ela não fica tão indecisa quanto parece na versão cortada do vídeo, naquele que foi editado para passar a impressão de que ela não sabia o que responder.

Tenho certeza que Greta sabe dizer o que sempre disse: "Levem a sério os alertas dos cientistas!" Se não disse, é porque a preocupação dela naquele momento era outra, a qual não se explicita no vídeo editado. Ela só queria que fizessem perguntas aos outros jovens da mesa, não só a ela.

Já criaram muitíssimas "fake news" sobre esta quase menina. Esta é apenas mais uma, feita com cortes e alguns ajustes num vídeo maior. Quem faz este tipo de coisa mente, difama.

O que Greta vem sofrendo é "linchamento moral". Quem faz isto não tem a mínima noção de justiça. É gente sem piedade e sem escrúpulos. Se alguém se sentir ofendido ao ler isto, mereceu a ofensa!


PARTE II
Quem são os que difamam a jovem sueca?

Não é difícil entender de onde vêm esta onda desumana de difamação. É o que explico a seguir.

A ciência, hoje, informa que as alterações climáticas em curso, a nível planetário, resultam da atividade humana, visto que esta é responsável pela emissão de gases, como o CO2 (dióxido de carbono) que provoca o efeito de estufa, o aquecimento global, o derretimento das calotas polares, a subida do nível das águas dos oceanos, o aumento da frequência e intensidade de furacões, o aumento dos incêndios florestais e toda uma série de outras consequências, como o desequilíbrio nos ecossistemas. É com isso que a jovem sueca se preocupa! 

A onda ambientalista é crescente no mundo e ninguém conseguirá detê-la, simplesmente porque a humanidade está em perigo. No mês passado (11/2019), o Parlamento Europeu declarou uma "emergência climática", para priorizar a questão na agenda da Comissão Européia, braço executivo da União Européia.

Greta só implora aos governantes que eles levem a sério o que os cientistas dizem e que implementem medidas efetivas para controlar o aquecimento global. Liberais e socialistas terão que colocar a emergência climática em sua agenda. Esta é uma questão que ambos devem enfrentar em harmonia, cooperativamente. Quem a continuar negando, será descartado das decisões políticas. A atual contenda com os negacionistas será superada muito rapidamente. 

O efeito Greta cresce! Massas de jovens foram às ruas de todos os continentes em setembro deste ano (2019) para um dia de protestos climáticos globais. Foram cerca de 4 milhões em milhares de cidades em todo o mundo. Foi a primeira vez que crianças e jovens se reuniram para exigir ação globalmente, em todo o mundo. Em Berlim, a polícia estimou 100.000 participantes, com números semelhantes em Melbourne e Londres. Na cidade de Nova York, o gabinete do prefeito estimou que 60.000 pessoas marcharam pelas ruas Baixa Manhattan (área delimitafa ao norte pela 14th Street, a oeste pelo rio Hudson, a leste pelo rio East e a sul pelo porto de Nova York).

Então, de onde vem os ataques à jovem e por que motivo?

Ocorre que, neste século, os políticos deixaram de controlar as finanças. Agora, as finanças controlam os políticos.

Pelo que observo este linchamento da jovem Greta é atiçado por uma rede estabelecida de grupos de lobby radicais que tem laços estreitos com a indústria da mineração e com a indústria de combustíveis fósseis, seus fornecedores e seus usuários (como a indústria automobilista). Estes são os financiadores da negação da ciência climática.

Seus marqueteiros e os marqueteiros dos governos que eles controlam inundam as redes sociais com "fake news" horrorosas contra a jovem sueca. Estas indústrias de sentem ameaçadas de morte pelo crescimento da conscientização climática no mundo, conhecido por 'onda ambientalista'. No entanto, a emergência climática é um fato. Este tipo de indústria precisa se adaptar, ou simplesmente desaparecerá.

Um estudo do instituto de pesquisas Climate Accountability Institute, com sede nos Estados Unidos, aponta que um grupo de 20 empresas é responsável por mais de um terço das emissões de gases causadores do efeito estufa em todo o mundo desde 1965. A estatal brasileira, a Petrobras, aparece na lista, na 20ª posição. Os autores deste trabalho dizem que essas empresas têm responsabilidade "moral, financeira e legal" pela crise climática e responsabilidade de ajudar a combater o problema. "Elas produziram e venderam esses combustíveis a bilhões de consumidores com o conhecimento de que seu uso iria agravar a crise climática". Empresas que "valorizam sua licença social para operar, devem respeitar a ciência climática, gerenciar os riscos corporativos de acordo com isso e se comprometerem em reduzir a produção futura de combustíveis fósseis e suas emissões" em alinhamento com o Acordo de Paris. Na verdade, estas empresas reagem ao acordo de Paris de todas as formas, inclusive "administrando diretamente os políticos" e controlando a opinião de seus eleitores, com intensa propaganda de desinformação pelas redes sociais.

As empresas de mineração também se sentem sob risco, porque elas destroem as florestas captadoras de carbono e deixam o ambiente em estado deplorável de destruição, com grave contaminação química do solo, que se espalha por toda a bacia hidrográfica local. Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, o abandono de resíduos perigosos, a perda de biodiversidade e a contaminação de aquíferos e cursos de água.

Recentemente o Brasil sofreu dramaticamente as consequências da mineração. As empresas brasileiras Samarco Mineração S.A. e a Vale S.A. foram 
as responsáveis pelos recentes desastres ambientais das cidades de Mariana e de Brumadinho, ambas do estado de Minas Gerais. Nos dois casos, houve o rompimento de barragens de rejeitos de mineração, deixando centenas de vítimas e desaparecidos em meio aos rejeitos de mineração. Só o desastre de Mariana, deixou milhares de pessoas desalojadas e um impacto ambiental jamais visto no país. O mar de lama atingiu 39 municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e depositou rejeitos de minério por 650 km de rios importantes da região, até a foz do Rio Doce.

A mineração, seja manual ou industrializada, seja a céu aberto ou subterrânea, modifica dramaticamente a paisagem, tanto na extração como na deposição de seus rejeitos e poluentes. O custo da destruição e poluição acaba sendo suportado pela sociedade local, que empobrece drasticamente. Conforme o MAM – Movimento dos Atingidos pela Mineração, estima-se ainda que o Brasil possui 8000 minas de exploração mineral e que para cada uma delas exista uma barragem de rejeitos mais ou menos letais em toda a bacia hidrográfica. 


As empresas mineradoras também se sentem ameaçadas pelo crescimento da consciência climática no mundo.
Consultando o Google, constatei que o ataque a jovem Greta começou na Europa, onde ela primeiro se destacou em popularidade entre os jovens. Parece-me que a propaganda política anti-clima começou pelos bancos ingleses. Eles estão entre os financiadores mais proeminentes do Brexit (partido populista, eurocético e de direita) com laços de longa data com o Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) e seu ex-líder Nigel Farage. O partido tem 29 membros no Parlamento Europeu, muitos deles negadores da ciência climática, graças à conquista de 30% dos votos nas eleições de maio. Mesmo sem formalizarem uma aliança oficial, os eurodeputados do Partido Brexit se juntam a outros partidos populistas de extrema direita em Bruxelas, incluindo o Rally Nacional de Marine Le Pen (anteriormente o Front National) e o Alternative for Germany (AfD). Todos se uniram em seu ódio por Greta. Dois parlamentares do Rally Nacional recentemente boicotaram a visita de Greta à França e os representantes da AfD fizeram ataques coordenados às mídias sociais. Essas agressões foram orquestradas pelo Instituto Europeu de Clima e Energia (EIKE) - uma organização conhecida por co-patrocinar eventos com o Heartland Institute, difusor de idéias conservadoras de políticas públicas norte-americano. Na década de 1990, o Heartland Institute trabalhou em conjunto com a tabaqueira Philip Morris com o objetivo de levantar dúvidas e negar os riscos para a saúde do fumo passivo e no "lobbying" contra a proibição de fumar. Na década de 2000, o instituto tornou-se um dos principais patrocinadores do negacionismo climático. O instituto rejeita o consenso científico sobre as alterações climáticas e alega que as políticas para o combater seriam prejudiciais para a economia. 


Há estudos que mostraram que aqueles que optaram pelo Brexit (a saída da Grã-Bretanha da União Européia) são os mesmos que negam que o aquecimento global seja seja causado pelas atividades humanas. O atual primeiro ministro da Gtã-Bretanha, Boris Johnson, é um negacionista.

Os políticos populistas de direita radical, como os nossos, também participam da frente de ataque a Greta e mobilizam seus esquemas próprios de "propaganda de guerra".

Estas mensagens são criadas por marqueteiros, viralizadas por robôs e "cyborgs" e compartilhadas por militantes políticos fanatizados e/ou inocentes. Os inocentes não percebem a injustiça e a maldade que praticam. Isto me angustia! Não se pode admitir isto!


O fato é que a consciência da emergência climática é crescente e não será amordaçada. A negação dos fatos climáticos não se sustenta. É uma questão de tempo, de muito pouco tempo, mas um tempo que é irrecuperável, causador de danos irreversíveis. 😥

Para entender melhor este último parágrafo, continue lendo aqui:
CORRIGINDO CELEUMAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
https://almirquites.blogspot.com/2019/10/corrigindo-celeumas-das-mudancas.html


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼


`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Menssgem de ano novo
  2. Greta e a histeria internacional
  3. A nova antiga política
  4. Mentiras e improbidades
  5. O novo partido de Bolsonaro
  6. A pirralha que apequena presidentes
  7. Mais um fiasco do Presidente
  8. O fiasco brasileiro na COP-25
  9. Brasil fossilizado
  10. Louco de pedra
  11. Perigoso STF
  12. Incapacidade governamental
  13. O protagonismo do Congresso Nacional
  14. Tempos perigosos
  15. As milícias e a família presidencial
  16. O Grande acordo de bastidores
  17. Golpe militar não é solução
  18. Corrigindo celeumas climáticas
  19. Caça as bruxas do século XXI
  20. A cobiça e a Floresta
  21. Destruir a nossa floresta tropical destrói e Brasil
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
       Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
       Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
      Obrigado pela sua participação!
      Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário