Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Golpe militar não é solução

Por Almir M. Quites

Tanto em Cuba como na Venezuela, o "Mito" popular rapidamente se transformou
num DITADOR!

Hoje, publico aqui um alerta que costumo fazer a todos os meus amigos. Alerte os seus!

Golpe militar não é solução. É golpe! É enganação! 

Há outros caminhos!

Numa ditadura, você se torna obediente ou lhe tiram tudo, até a liberdade! Golpe militar rouba todo o poder do povo. O poder dos ditadores é absoluto. Todo o poder fica nas mãos dos chefes militares. As instituições são completamente destruídas pelos atos revolucionários, que eufemisticamente eles chamam de "Atos Institucionais". Começa a censura, a repressão, as prisões arbitrárias, a inclemência e estas barbaridades se intensificam a cada dia. A reação do povo só virá depois de muitas vítimas e muito sofrimento. 

Este foi o erro de 1964! Os argumentos da época pró-intervenção militar eram os mesmos de hoje. Foi preciso amargar 22 anos de ditadura e foi preciso criar, mesmo sob alto risco, um enorme movimento popular contra a repressão (chamado "DIRETAS JÁ!") para que pudéssemos sair daquilo. 

Foram muitíssimas as vítimas da ditadura! Você pode confirmar tudo isso no Google, basta consultar fontes daquela época ou fontes históricas.

Os militares devolveram aos civis um país endividado, em descalabro econômico. Para evitar a inflação, os militares endividavam o país, ou seja, passavam o problema para o futuro. Após a queda do regime militar, a inflação foi galopante, nunca vista antes no Brasil. Os civis, ainda numa democracia bebê, tiveram que aprender combater a hiperinflação sem endividar mais o país e tentando pagar a dívida existente!

As gerações mais novas não entenderam o que houve e agora são presas fáceis da propaganda dos movimentos militares intervencionistas!

DITADURA NUNCA MAIS! 

Numa ditadura não há esquerda nem direita. O golpe é aplicado pelos mesmos militares, seja ele de direita ou de esquerda. Uma ditadura militar que se auto proclama de direita tem o mesmo comportamento que uma que se diga de esquerda. A radicalização, a intolerância e o ódio aos opositores são os mesmos. 

As ditaduras consideradas de esquerda (como a de Maduro, na Venezuela, ou a de Mao Tsé-Tung, na China, ou a de Kim Jong-Un na Coréia do Norte) são iguais às entendidas como de direita (como o Fascismo ou o Nazismo).

Pense nisso!

Informe-se em textos sérios, escritos por historiadores e por gente culta e independente.
Não acredite nas redes sociais! Estas estão cheias de mentiras e de propagandas. Propaganda é manipulação da sua mente. É doutrinação! Propagandas, disfarçadas ou não, são feitas por marqueteiros muito bem pagos e "viralizadas" por robôs e "cyborgs".

Informe-se! Aprenda a distinguir entre propaganda e textos que levem ao conhecimento. 

Geralmente a propaganda vem em textos curtos e fáceis de "engolir", como nos textos de "twitter". Conhecimento vem em textos que primam pela precisão de linguagem, para evitar múltiplas interpretações, e normalmente são mais longos.

Procure saber diferenciar entre o que é a verdade (que nunca será absoluta) e o que é ilusão (que, como crença, sempre tende a ser absoluta). 

Leia textos sérios sobre o que é a ciência. Indico, aqui, um texto meu, outro da Wikipédia e um terceiro que é uma entrevista com um cientista. O leitor pode começar por qualquer deles. São estes: 
  1. ➦ Escrevi e publiquei este texto em março de 2017, logo, há mais de 2 anos: NÓS E A CIÊNCIA  ➤ https://almirquites.blogspot.com/2017/03/nos-e-ciencia.html 
  2. ➦ CRENÇA ➤ https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Crença
  3. ➦ “O pior inimigo da Ciência não é Deus; são os políticos e a propaganda”. Entrevista, há mais de 2 anos, com o Físico Alan Sokal. ➤ https://www.google.com/amp/s/brasil.elpais.com/brasil/2017/04/05/ciencia/1491416759_691895.amp.html 
Leia, mas leia com atenção e leia todo o texto, senão não vale! 

Enfatizo: é preciso aprender a diferenciar o fato da opinião e o conhecimento da crença. Se você seguir no caminho da busca de conhecimento, livre de dogmas e de propagandas, vai compreender melhor o mundo. Vai perceber o quanto as pessoas são ludibriadas em sua boa fé. Vai poder ajudar os outros!

Assim, com este jeito de professor (que sempre fui, por profissão, por toda a minha longa vida), despeço-me desejando uma boa e tranquila leitura!


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼

`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. A queda do "Bolsonaro de saias"
  2. O pequeno planeta
  3. Corrigindo celeumas climáticas
  4. Caça as bruxas do século XXI
  5. A menina adulta e os adultos infantis
  6. A floresta e os discursos patrióticos
  7. Caracterização do governo de Jair Bolsonaro
  8. A cobiça e a Floresta
  9. Exorbitância nepótica
  10. Planeta febril e aflito
  11. Nossas riquezas e nossa inconsciência
  12. Destruir a nossa floresta tropical destrói e Brasil
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
       Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
       Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
      Obrigado pela sua participação!
      Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Um comentário:

  1. Golpe Militar é o maior ato de corrupção. Apresenta-se como Salvador e rouba o Estado inteiro!

    ResponderExcluir