Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Armar a população evita Golpe de Estado?

Almir M. Quites



Tivemos o Presidente Lula, que só dizia bobagens, mas os petistas o consideravam genial. Aliás, todo o "Mito" é considerado genial! Depois, tivemos a Presidente Dilma, que só falava Dilmês e não havia tradutor que prestasse. Agora, temos Bolsonaro, que fala português, como Lula, mas diz coisas impensadas ou mal pensadas.

Hoje (17/06), o historiador e comentarista Marco Antônio Villa, em seu Twitter, informou que ontem, no Rio Grande do Sul, o Presidente Jair Bolsonaro disse que "armar a população é para evitar Golpe de Estado".

O texto do twitter citado é o seguinte:
Ontem, no RS, Bolsonaro defendeu armar população para evitar golpe de Estado. Aderiu ao bolivarianismo? Quer criar milícias bolsonaristas? Golpe de Estado? Onde?

Vi esta afirmação muitas vezes, durante a campanha presidencial do ano passado, e também muita "fake-news" sendo difundida pelos apoiadores militantes de Bolsonaro. Uma delas, a qual tornei ver nesta semana, dizia que Hitler tinha desarmado o povo alemão para depois submetê-lo ao nazismo. Hitler fez justamente o contrário.

Ainda não entendo o Presidente Bolsonaro!

Como assim? Evitar Golpe de Estado armando a população?! Quer dizer que o armamento da população imposto agora, por decreto, não era só para defesa pessoal?

O presidente não sabe ainda que só as próprias Forças Armadas do país têm poder para dar um Golpe de Estado? Ele quer colocar o povo armado contra o Exército? Ou, o que ele realmente deseja e armar as milícias a mais baixo custo? Deve ser isto, por que todos os aspirantes a ditador tem suas milícias.

Para apoiar a frase do Presidente Bolsonaro, mandaram-me um vídeo, divulgado nesta semana, do analista político e estrategista Coronel Ênio Fontenelle. Ele faz uma análise da luta e do sofrimento do povo da Venezuela e afirma que "existe uma correlação direta entre a implantação da ditadura chavista e o desarmamento que foi imposto ao povo venezuelano". Estranho! Correlação entre desarmamento e implantação de ditadura?! 

Os vídeos deste coronel são confusos mesmo. Ele é adepto das mesmas fantasias que o Olavo de Carvalho dissemina, como a lenda da NOVA ORDEM MUNDIAL, com uma estrutura não localizável  e citada (sem comprovação) como controladora da ONU. Acho que o coronel também é seguidor de Olavo de Carvalho, o guru da família presidencial. Parece-me que estas lendas pululam nos bate-papos de caserna. 

Pois bem, vamos ver o vídeo na parte que trata do desarmamento da população. 
====

Tenho o direito de discordar e apresentar aqui os meus argumentos, assim como qualquer cidadão deve ter.

Não concordo com a avaliação do Coronel Enio Fontenelle porque um povo armado de pistolas e fuzis não consegue enfrentar um exército nacional. O povo venezuelano seria trucidado se tentasse enfrentar as Forças Armadas venezuelanas, com o efetivo militar, o equipamento, a organização e a tecnologia que dispõe. Seria um banho de sangue inútil.

Felizmente, até agora, as escaramuças iniciais já desestimulam esta loucura. 

Aliás, a Força Armada da Venezuela parece ser a mais poderosa da América Latina. Em números de efetivos e de aviões de combate o Brasil pode parecer mais poderoso, mas em preparo militar e em tecnologia perdemos de longe. Não temos nem acesso fácil à Venezuela por dentro do próprio território nacional.

A população mal armada teria que enfrentar a Força Armada Nacional Bolivariana, que tem 140 mil integrantes e também a Milícia Nacional Bolivariana, um grupo paralelo, paramilitar, formado por voluntários que assumem várias funções a serviço do Estado. Esses milicianos recebem treinamento no manejo de armas e usam rifles antigos que pertenciam anteriormente ao Exército.

A Milícia Nacional baseia-se na premissa da "união cívico-militar", cunhada pelo presidente Hugo Chávez, morto em 2013, pela qual toda a sociedade deve complementar o esforço do Exército na "defesa da nação". A bem da verdade, leia-se: "defesa da ditadura".

Maduro substituiu Chávez e manteve seu compromisso com a milícia, apesar das fortes críticas à militarização da vida civil. Ele mesmo anunciou, em janeiro deste ano, que o corpo de segurança está próximo de atingir dois milhões de integrantes, ou seja, 1/16 de todos os jabitantes do país!

Além disso, a Venezuela conta com o apoio efetivo da China e principalmente da Rússia.

O governo da Venezuela aproveitou o crescimento das receitas do petróleo, na primeira década deste século, não para beneficiar o povo, mas para renovar o poderio das Forças Armadas, com a ajuda da Rússia e da China. Desde então, os russos forneceram à Venezuela vários modelos de aviões, helicópteros, tanques e unidades de artilharia.

O apoio da Rússia voltou a se fazer presente em dezembro do ano passado, quando o governo de Vladimir Putin enviou à Venezuela dois modernos bombardeiros capazes de transportar armas nucleares, os Tu-160. O episódio gerou duras críticas do Departamento de Estado dos Estados Unidos e foi muito divulgado na mídia internacional, mas a grande contribuição russa para a ampliação da capacidade militar venezuelana foi a venda de caças Su-30Mk2 que, segundo especialistas, são capazes de competir com os modelos americanos mais avançados, graças a seu poder de fogo, manobrabilidade e desempenho. Além disso, os russos repassaram à Venezuela sistemas de mísseis antiaéreos e os chineses, radares que configuram o melhor sistema de defesa aeroespacial da América Latina.

Com tudo isso, O CORONEL FONTENELLE ENTENDE QUE O POVO ARMADO PODERIA ENFRENTAR AS FORÇAS DA DITADURA VENEZUELANA!

Repito, é tolice! Quando a revolta do povo é muito grande, uma ditadura pode ser derrubada, mas não pelo combate armado entre o povo e as Forças Armadas, mas sim pela adesão massiva à causa e sua difusão para dentro das Forças Armadas.

Depois disso, a tomada do poder pode ser feita só com pedradas e pauladas ou sem violência alguma, sendo esta última a conduta civilizada. Então, novo governo deve restaurar a normalidade democrática e os antigos opressores devem ser processados e julgados pelo judiciário.

É muito triste que um povo tenha que passar por isso! É penoso demais!

A existência da Força Armada, o abastecimento e o poderio militar que uma sociedade lhe confere são para protegê-la e não para capacitá-la a uma traição! Óbvio!

Continue lendo aqui:
ARMAR O POVO REDUZ A CRIMINALIDADE? 
https://almirquites.blogspot.com/2019/05/armar-o-povo-reduz-criminalidade.html


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼


`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 


Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Demissão por meio de humilhação
  2. Não deixem apagarem o passado
  3. Epidemia eletrônica na política brasileira
  4. Resumo miudinho dos problemas brasileiros
  5. Brasileiros maltratam o Brasil
  6. Combate a criminalidade não é brincar de mocinho e bandido
  7. Presidente imaturo
  8. Prensados entre "Direita" e "Esquerda"
  9. Carta anônima de Bolsonaro
  10. Insanidade Brasileira
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário