quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Curiosidades sobre a Rússia

Por Almir M. Quites          Para compartilhar, toque aqui


Em relação aos países norte-americanos e europeus, a Rússia é socialmente atrasada. Ela tem IDH = 0,822 (Índice de Desenvolvimento Humano), ocupando a 52ª posição no ranking de 191 países. A Argentina está melhor que a Rússia, ocupa o 47° lugar e o Brasil está bem pior que ambos, ocupa a 87ª posição. 

A Rússia é perigosa porque é militarista. Sempre foi assim, mesmo quando era dona de um enorme e poderoso império. Estando lá é fácil perceber que há, em tudo, uma ideologia militarista. Eles creem que a sociedade é mais bem organizada quando governada ou guiada por ideias ou pessoas oriundas da doutrina e cultura militar. Sinistro engano!

Militaristas sustentam que, no concerto das nações, a segurança é a mais alta prioridade social e alegam que o desenvolvimento e a manutenção do aparato militar asseguram essa segurança. No entanto, não percebem que quem desfruta desta segurança são apenas os militares e aqueles que os apoiam. Todos devem aceitar o que eles querem e pensar como eles pensam. Além disso, esquecem que a cultura militarista é dispendiosa, beligerante, opressora e doutrinadora. 

Quando estive em Moscou, houve um dia em que tinha lá uma comemoração cívica. Eu e a Tetê não conseguimos entender de que se tratava, mas vimos, no centro de Moscou, dezenas de grupos, cada um de cerca de 50 crianças ou adolescentes, todos uniformizados, marchando em formação militar pelas ruas, sem bandeira, sem banda e sem tambores. Eles não pareciam convergir para algum lugar específico. Cada grupo continha crianças ou adolescentes aproximadamente da mesma faixa-etária. Ao lado de cada grupo, havia um adulto comandando. Estes grupos marchavam pelas ruas, espalhados pelo centro de Moscou, inclusive na Praça Vermelha. Os poucos turistas que encontramos não souberam nos informar de que se tratava. Como os russos não falam inglês, ficamos sem entender o que eles estavam comemorando. 

Para ver o vídeo, clique aqui: 



Hoje procurei na internet pelos feriados russos. Como estivemos lá em fevereiro, no inverno do hemisfério norte, talvez seja o "Dia do Defensor da Pátria" (em russo: День защитника Отечества). Este feriado é celebrado oficialmente, em homenagem àqueles que servem ou serviram as Forças Armadas da Rússia (tanto homens como mulheres, seja do departamento civil ou do militar), mas o feriado tem sido celebrado extraoficialmente como dia de homenagem aos homens como um todo, equivalente ao Dia Internacional da Mulher, de 8 de março. 

Li, na Wikipédia, que o feriado é comemorado com desfiles e cortejos (comitivas ou séquitos) e as mulheres também presenteiam os homens, especialmente seus maridos, namorados, noivos, pais, filhos e irmãos. As mulheres também presenteiam seus companheiros de trabalho. Consequentemente, no uso coloquial, o feriado é referido como o "Dia dos Homens" (em russo: День Мужчин). 

Na Ucrânia este feriado também existia, mas foi extinto em 2014 pelo Presidente, porque consideraram que a Ucrânia não deveria celebrar os feriados do "calendário histórico-militar da Rússia", mas, segundo palavras do Presidente, somente "homenagear os defensores da nossa pátria e de ninguém mais". Em 14 de outubro de 2014, um decreto do presidente Poroshenko mudou a data da comemoração, criando o "Dia do Defensor da Ucrânia". Atualmente, na Ucrânia, embora não seja um feriado público, muitas mulheres ainda dão atenção extra aos seus parentes homens neste dia.

Algumas fotos daquele dia:

1) Este é o satélite Luna-3, lançado em 4 de outubro de 1959. Foi o primeiro a orbitar a Lua e transmitir imagens do outro lado dela. Era chamado OKB-1.



2) A caminho, frio a fora, do Museu da Cosmonáutica de Moscou.

Eu, a caminho do Museu da Cosmonáutica


Aliás, neste mês, dia 23, completaram-se 83 anos da Batalha de Kiev, o o maior cerco de tropas na história.

Trata-se da operação alemã que resultou no grande cerco de tropas soviéticas nos arredores de Kiev, durante a Segunda Guerra Mundial. As tropas soviéticas sofreram, sem abastecimento suficiente.

Como sempre, os agressores têm justificativas próprias para tentar legitimar o ataque, geralmente apresentado pela propaganda como uma operação Defensiva diante de uma ameaça! Para os alemães o "nobre" objetivo da invasão era a eliminação definitiva de uma suposta ameaça comunista à Alemanha e também a tomada de áreas com solos férteis que existiam dentro das fronteiras soviéticas e que foram chamadas de "Lebensraum" (tradução: "espaço vital").

Por sua vez, na história militar soviética esta operação é referida como a Operação Defensiva de Kiev (em russo: Киевская оборонительная операция). É por este nome que os russos conhecem este fato histórico.

Esclareço que, naquela época, a Ucrânia era território soviético, isto é, ela estava anexada à União Soviética.

Pois é. É sempre assim. A mesma justificativa usada pelos alemães nazistas há 83 anos, quando atacaram a Ucrânia soviética, é usada hoje pelos russos. Eles dizem que a invasão da Ucrânia pela Rússia foi motivada pelo avanço da OTAN no Leste Europeu!

Esclareço que a OTAN não é um país, mas sim um tratado militar defensivo entre países europeus e mais os EUA. Este tratado foi firmado em abril de 1949 justamente para impedir a avanço da Rússia sobre seus vizinhos da Europa o que acontecia frequentemente na história. A Rússia era expansionista e imperialista.

#Quites

Para ler mais sobre temas correlatos a este, 

Para mais
⇩ toque aqui ⇩


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor.

Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos! Por favor, evite o anonimato! 

Escreva o seu nome no final do seu comentário.

Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.

Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa