sexta-feira, 21 de outubro de 2022

O Esvair da Democracia

Por Almir M. Quites     Para compartilhar, toque aqui



Não é apenas uma pessoa, um ex-ministro do STF, um jornal que está sendo censurado. É o Brasil inteiro! É a democracia se esvaindo. 

Entidades da sociedade civil divulgaram manifestos na quarta-feira passada, 19, em apoio à Jovem Pan e se opondo à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que censurou a divulgação de vários temas informativos e críticos. 

Assim, o TSE derruba um dos pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito: a livre manifestação como direito fundamental garantido a todos os cidadãos. Este direito é cláusula pétrea da Constituição Federal! 

Vivemos tempos de horroroso retrocesso político. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, classificou como "nebulosa" a decisão do TSE que censurou e mandou retirar do ar sua entrevista, na qual ele explicava que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, não foi absolvido pelo STF. A fala do ex-ministro foi utilizada na propaganda eleitoral de Jair Bolsonaro. 

Marco Aurélio reafirmou que a sua declaração é verdadeira e que “refletiu a verdade processual no âmbito do Supremo”. 

O TSE abusa de seus extremados poderes. 

O TSE é irmão siamês do STF, porque parte de seu corpo também pertence ao STF. É por causa disto que o voto impresso em papel e colocado em urna de verdade, para que seja recontado quantas vezes sejam necessárias, foi imediatamente declarado inconstitucional pelo STF todas as vezes que foi aprovado pelo Congresso e também teve a Lei sancionada pelo Presidente da República. 

E aqueles veículos do consórcio de mídia e todos aqueles que ufanisticamente assinaram a famosa “Carta em defesa da democracia e da justiça”, não vão se manifestar agora? Afinal, é lícito utilizar a censura sob o pretexto de defender a democracia?

Veja o vídeo abaixo. 
=

+=

Até o jornal New York Times deu destaque hoje aos descaminhos perigosos que o Brasil está seguindo. O jornalista Jack Nicas, que tem acompanhado o processo eleitoral brasileiro, publicou hoje, 21 de outubro de 2022, o seguinte (tradução minha): 

"RIO DE JANEIRO - As autoridades brasileiras, enfrentando uma torrente de desinformação online nas vésperas da eleição presidencial do país, concederam ao chefe das eleições do país o poder unilateral de ordenar que as empresas de tecnologia removam muitas postagens e vídeos online, o que é uma das ações mais agressivas tomadas por qualquer país para combater informações falsas. 

De acordo com as regras aprovadas na quinta-feira, o chefe das eleições pode ordenar a remoção imediata de conteúdo que ele acreditar ter violado ordens anteriores de remoção. As redes sociais devem atender a essas demandas em até duas horas ou enfrentar a possível suspensão de seus serviços no Brasil

Em outro trecho, segue a reportagem assim: 

"A decisão provocou protestos de apoiadores do presidente de direita, Jair Bolsonaro, bem como preocupação de muitos especialistas em direito da internet e direitos civis, que afirmaram que se trata de uma expansão de poder potencialmente perigosa e autoritária, que pode ser abusada, também para censurar pontos de vista legítimos e desequilibrar a disputa presidencial.

Para mais
⇩ toque aqui ⇩ 

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos! Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa