domingo, 29 de maio de 2022

Brete bovino bolsonarista

Por Almir M. Quites 

Para compartilhar, toque aqui

Tal como gado indo para o "abate humanitário" os bolsonaristas seguem para a derrota eleitoral.


Li hoje os resultados da Pesquisa de Intenção de votos para a eleição presidencial de 2022. Esta é a primeira pesquisa sem o ex-candidato João Dória e sem Sérgio Moro. Foi feita pelo instituto Datafolha e divulgada na quinta-feira (26) pelo jornal "Folha de S.Paulo".
 
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 25 e 26 de maio, em 181 cidades brasileiras. Eles afirmam que a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

O resultado, no cenário principal, é o seguinte:  
1° - Lula (PT), com 48% das intenções de voto; 
2° - Bolsonaro (PL), com 27%
3° - Demais candidatos somam 17%; e 
4° - Brancos, nulos e não sabem, 8%

Como se vê, juntei os votos de todos os demais candidatos, além de Lula e Bolsonaro num bolo só. A soma foi 17%. 

Vejo estes números com um cauteloso descrédito, porque sei das dificuldades e dos erros que estas pesquisas contém. 

Parece-me que as intenções de votos em Lula está bem estimada. Os votos cativos pelo fanatismo do PT é de cerca de 30%, o que corresponde à base empedernida do partido. Logo, no primeiro turno das eleições deste ano, Lula terá um pouco mais de 30% de votos, um acréscimo de 10 a 15% a mais, devido à enorme rejeição de Bolsonaro, a qual incentiva um migração de "voto útil" para Lula (sinceramente, voto útil no primeiro turno é burrice). Então, Lula deverá ter, 43% dos votos totais no primeiro turno de outubro. Ele tem um teto de 48%, do qual é impossível passar, e uma base de 39%, abaixo da qual não cai! Este teto e esta base nada tem a ver com a margem de erro da estatística, calculada com base no tamanho da amostra pesquisada e do nível de confiabilidade, usadas pelas pesquisas de intenção de voto. 

Sim, coloquei minha matemática para funcionar. Montei um modelo numérico extremamente simples a partir dos dados das eleições de 2018 e de algumas hipóteses muito evidentes, que partem do pressuposto de uma base fanática empedernida de Lula e Bolsonaro, de uma inversão de quem tem a caneta do poder executivo (que desgasta e que agora é Bolsonaro) e de um controle externo do resultado eleitoral, o que inclui a mídia que costuma "fazer a cabeça dos eleitores". 

Por outo lado, parece-me que a intenção de votos em Bolsonaro está subestimada. Os votos cativos pelo fanatismo bolsonarista são iguais aos do PT, os mesmos 30%, o que igualmente corresponde à base empedernida do bolsonarismo. Lula e Bolsonaro têm uma elevada rejeição, a qual incentiva duas corrente de "votos apavorados", uma anti-Lula e a outra anti-Bolsonaro, o chamado "voto útil", intensificando a polarização (repito, voto útil no primeiro turno é burrice). Esta corrente na direção de Bolsonaro é um pouco menor que a corrente na direção de Lula, porque a rejeição de Bolsonaro é maior que a de Lula. Então, Bolsonaro terá um acréscimo votos. Pelos meus cálculos, no primeiro turno, Bolsonaro terá uns 36% dos votos, com um teto de 41% e uma base de 30%. 

Os votos em branco e nulos, somados, sempre ficam em torno de 10% (±1%) dos votos totais.

Destas considerações resulta que o resultado eleitoral do 1°turno (votos totais) será este:
• Lula - 43% dos votos (
Teto 48% e base 39%) ; 
• Bolsonaro - 36% 
(Teto 41% e base 30%);
• Demais candidatos - 11%;
• Brancos e nulos - 10%

Como o Teto de Bolsonaro quase coincide com a base de Lula, o resultado eleitoral está praticamente decidido. Para mudar isto, só se ocorrer algo totalmente as hipóteses que usei. Por exemplo, que um dos quatro candidatos mais bem colocados abandone sua candidatura.

Como não fiz pesquisa alguma e não gastei nem um centavo para chegar a estas conclusões, aposto que posso acertar o resultado eleitoral com muita antecedência e uma margem menor que ±6%.

Vamos conferir em outubro? Faltam um pouco mais de 4 meses!

Esta análise parece subjetiva demais, mas ela se baseia nos resultados das eleições anteriores e na alta polarização vigente, a qual enrijece o sistema político e faz com que os acontecimentos políticos não influenciem as intenções de voto. 

Não me parece que as Pesquisas de Intenção de Votos, baseada em consultas à populações de amostragem sejam mais precisas que esta minha simplíssima análise! 

Com esta polarização, os bolsonaristas estão num brete de bovinos que leva ao oposto do que eles pretendem, leva à derrota eleitoral! Em outras palavras, os bolsonaristas vão reeleger Lula para a Presidência do Brasil. Os petistas nem precisam fazer campanha, é só esperar, apreciando os acontecimentos, quietinhos!
 
Se os bolsonaristas não fossem fanáticos (dirigidos por imbecis), se tivessem liberdade para raciocinar livremente, saberiam como sair deste brete! Os bolsonaristas ainda poderiam salvar o Brasil de um novo governo petista! Explico a seguir.

Bolsonaro não tem a menor chance de vitória. A rejeição atual dele (mais de 50%) mostra isto!

O que elegeu Bolsonaro em 2018 foi a rejeição a Lula! O que vai reeleger Lula agora é a rejeição a Bolsonaro. Neste século, os brasileiros só elegeram os piores candidatos!

No entanto, há uma forma de evitar uma vitória de Lula! Bastaria um gesto de grandeza, de verdadeiro patriotismo, de parte dos Bolsonaristas!
 
Se eles, em massa, organizadamente desistissem da candidatura de Bolsonaro e apoiassem Ciro ou Simone, levariam um ou outro ao segundo turno! Assim, a rejeição a Lula (cerca de 40%) o derrotaria.
Esta manobra passaria para a História e seria admirada pelo mundo todo!
 
Os bolsonaristas estão à altura de um gesto de grandeza como este? Não! 
Eu não vejo qualquer possibilidade disto acontecer!

Mesmo assim, ficam aqui: a pergunta e a sugestão! 
 
𝐒𝐞 𝐨𝐬 𝐁𝐨𝐥𝐬𝐨𝐧𝐚𝐫𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞𝐬𝐢𝐬𝐭𝐢𝐫𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐁𝐨𝐥𝐬𝐨𝐧𝐚𝐫𝐨,
 𝐝𝐞𝐫𝐫𝐨𝐭𝐚𝐦 𝐋𝐮𝐥𝐚! 
 𝕊𝔸𝕃𝕍𝔸𝕄 𝕆 𝔹ℝ𝔸𝕊𝕀𝕃! 


Para mais

⇩ toque aqui ⇩ 

Para ler artigos sobre as "urnas eletrônicas" brasileiras, clique aqui

Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos! Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa