domingo, 10 de abril de 2022

Hoje tem eleições na França

 Por Almir M. Quites              Para compartilhar, toque aqui

Veja na TV como são feitas as eleições na França. Veja com seus próprios olhos!

A urna é de plástico transparente
e tem votos de verdade,
os quais podem ser recontados a qualquer tempo!


ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NA FRANÇA

Leia aqui e depois confira este texto com o que você verá nos noticiários da TV. 

No próximo dia 10 de abril, teremos o primeiro  turno da Eleição Presidencial da França e, em 24 de abril de 2022, teremos o segundo turno. 

A França é democrática desde a revolução de 1789, a qual acabou com Monarquia e instaurou um regime Republicano, inspirado no ideal iluminista de igualdade de todos perante a lei.

A Revolução Francesa foi um marco na história mundial, já que deu início a um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuas, culminando na assinatura de um documento denominado “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.

Agora, no próximo dia 10, teremos a décima-segunda eleição presidencial da Quinta República Francesa, a sétima economia do mundo. No dia 24 teremos o segundo e decisivo turno.

Como que os franceses elegem seus governantes? É o que passo a descrever a seguir.

Ao contrário do Brasil, no sistema eleitoral francês, os cidadãos têm o direito de não votar. Em outras palavras, o voto é facultativo! Além disso, candidaturas avulsas, isto é, sem qualquer vínculo com partido político, são permitidas (são os "sans étiquette"). Finalmente, a contagem dos votos é um ato público, o qual deve permitir tantas recontagems quantas forem necessárias para que não restem dúvidas quanto á sua correção. 

O voto do sistema eleitoral francês é impresso em papel, onde consta o nome de todos os candidatos e o eleitor marca o de sua preferência com uma caneta. Depois disso, o eleitor coloca seu voto em um envelope que é lacrado e assinado pelos membros do gabinete e por representantes dos candidatos.  Só então, o eleitor o deposita em uma urna de votação, a qual é transparente e lacrada (sem circuitos elétricos). Na saída da cabine, o eleitor deve assinar um termo para confirmar que participou da eleição. 

Assim, o voto fica disponível para as contagens, tantas quantas forem necessárias para que todos tenham certeza de que não há erros. Não pode haver dúvidas quanto ao resultado. 

No Brasil, você sabe, não existe voto! O eleitor digita o número do seu candidato no teclado de um computador pequeno e aperta um botão  (o chamado  botâo CONFIRMA). Assim, o eleitor não pode saber se, de fato, seu voto foi corretamente registrado. Ele confere a foto, mas a foto não é o registro do voto. Em outras palavras, o eleitor não confere seu próprio voto, porque não há registro físico do voto que possa ser conferido. 

É preciso aprimorar o sistema de apuração eleitoral brasileiro. 

Na França, a votação se encerra às 18, 19 ou 20 horas, conforme o município, de acordo com o decreto da prefeitura. O presidente da Assembléia de Votação registra publicamente o horário de encerramento da votação. Depois disto, não podem ser recebidos mais votos!

A contagem dos votos começa assim que as urnas fecham. É realizada manualmente pelos escrutinadores nas mesas de apuração, na presença dos delegados dos candidatos e dos eleitores, e também sob a supervisão dos membros do gabinete. Cada urna tem sua junta apuradora.

Cada "bureau" de apuração determina então o número total de votos, a quantidade de votos brancos e nulos, e o número de votos obtidos por cada candidato. Estas informações ficam disponíveis para conferência a qualquer tempo. Depois, estes dados são consolidadas pelo Ministério do Interior, que, em poucas horas (2 ou 3), publica o resultado final da eleição.

Todo o procedimento de apuração eleitoral é padronizado. Qualquer outro procedimento pode resultar na anulação daquela apuração. Todo ou parte do processo de apuração de cada urna pode ser judicialmente contestado. O Judiciário francês fica preparado, a postos para decidir qualquer questão o mais rápido possível. 

Todo procedimento de apuração é registrado em ata, a qual é redigida pelo secretário da assembleia de voto na sala de votação e imediatamente após a apuração, na presença dos eleitores.

Lavrada a ata, o resultado é anunciado publicamente pelo presidente da mesa e por ele exposto na íntegra na sala de votação, com as seguintes indicações: o número de eleitores registrados; o número de eleitores; o número de votos emitidos; o número de votos recebidos por cada um dos candidatos ou listas; os nomes de quaisquer candidatos eleitos.

No Brasil não há votos para serem contados. O eleitor precisa ter fé na honestidade dos programas que comandam os computadores (chamados de "urna eletrônica"!!??). Logo, no nosso país, a contagem das intenções de voto é secreta, feita por computadores, portanto sem a possibilidade de auditagem (sem possibilidade de conferência). 

CONFIRA HOJE (dia 10) NA TV e nos dias seguintes, especialmente no dia 24, quando teremos o segundo turno da eleição francesa! 

Precisamos tornar transparente o processo de apuração eleitoral brasileiro. O que realmente importa não é a velocidade da apuração, mas a sua fidedignidade, verificável pessoalmente por qualquer pessoa interessada. A apuração eleitoral do Brasil não é mais rápida que a francesa, mas é muito mais cara! 

Veja aqui:

🚦𝗧𝗘𝗖𝗡𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔 𝗜𝗡𝗔𝗗𝗘𝗤𝗨𝗔𝗗𝗔 𝗘 𝗖𝗔𝗥𝗔🚦

https://almirquites.blogspot.com/2021/10/Tecnologia-eleitoral-inadequada%20.html

Para mais
⇩ toque aqui ⇩ 

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos! Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa