quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Breve análise pré-eleitoral

 Por Almir M. Quites                                                        Para compartilhar, toque aqui


Apresento aqui uma sucinta análise pessoal deste momento pré-eleitoral para alertar sobre manipulações do eleitorado que costumam ocorrer com muita antecedência, em épocas como esta. 

Por razões sob suspeitas, o povo brasileiro vem sendo adestrado para crer que há uma polarização do eleitorado nacional entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva. Assim, o eleitorado vai ser induzido a esvaziar todos os demais candidatos no primeiro turno e praticar o voto "tolo", também chamado de "voto útil" (útil para quem?), como já aconteceu na eleição de 2018. Isto, agora, beneficia Lula, que só terá chances eleitorais se competir o segundo turno justamente contra Bolsonaro.

Não deem atenção às pesquisas de intenção de voto. Mesmo que elas fossem a exata expressão da realidade momentânea (o que não são), ainda assim, elas induziriam a erros muito grandes. Elas indicariam apenas a situação daquele momento. É como aquelas fotos das brincadeiras infantis: "o que virá depois?" Ninguém sabe! Pode vir qualquer coisa!

É fácil perceber que as pesquisas mais amplamente divulgadas pela mídia não merecem confiança. Por exemplo, hoje elas indicam que os que ainda não sabem em quem votar (chamados pejorativamente de indecisos) são apenas de 2% a 5% do eleitorado. Ora, estamos há cerca de 10 meses da eleição! É impossível que quase todos os eleitores já tenham decidido o seu voto! Nem o próprio eleitor pode saber se já está terminantemente decidido. Os que se negam a responder são alijados da pesquisa, como se não existissem. No entanto, as análises posteriores dos resultados são feitas considerando que as pesquisas refletem a realidade, com 95% de certeza! Se a metodologia está errada, o nível de confiança calculado também estará errado!

Na verdade, os pesquisadores induzem o eleitor a agir como se ele estivesse decidido. A abordagem é assim:
  • (1) por um lado, dizem "Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?";
  • (2) por outro lado, dizem "Se a eleição fosse hoje, em quem você não votaria?"
O eleitor reage de diversas maneiras, mas todas implicam em constrangimento. Na maioria das vezes, o entrevistado finge que não há coerção e assume o papel de alguém decidido! Assim, falseia o resultado.

Avalio que o número de pessoas que ainda não decidiram o voto deve ser maior que 50% do eleitorado!

Tem sido assim ao longo dos anos!

No início de 2018, as pesquisas amplamente mais divulgadas incluíam Lula como candidato, exageravam sua votação (como ele nunca teve, nem no auge de sua popularidade!) e ainda afirmavam que Lula transferiria todos os seus votos para Haddad (se Lula não pudesse concorrer!). No entanto, Lula já estava inelegível e o verdadeiro candidato seria Haddad! O eleitorado acreditou e, ainda no primeiro turno, impulsionados pelo sentimento antipetista, precipitadamente migraram para Bolsonaro. O primeiro turno da eleição ficou radicalizado e, por isso mesmo, inútil. Os demais candidatos foram eclipsados! Quando o PT percebeu que subestimara sua própria rejeição, já era tarde!

Hoje, Jair Bolsonaro já perdeu cerca de 50% dos apoiadores que teve no 2° turno das eleições de 2018. Estes, que desistiram dele, são provavelmente os que: 

  • 1) apoiam a Lava-Jato;
  • 2) concordam com a prisão após condenação na segunda instância;
  • 3) anseiam pela proibição da reeleição para cargos do Poder Executivo;
  • 4) querem a independência da Procuradoria Geral da República e da Polícia Federal;
  • 5) aprovam o fim do foro privilegiado;
  • 6) perceberam que Bolsonaro é incompetente, instável, irresponsável e desonesto. 
Todos estes, embora a maioria ainda não se manifeste, a esta altura, está propensa a migrar para a 3ª via e aguardam a definição do candidato de maior viabilidade eleitoral. Petistas e Bolsonaristas farão de tudo para impedir esta definição. Enquanto isso, as suspeitíssimas pesquisas de intenção de voto, afirmam que apenas de 2 a 5% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar!! 

Em minha opinião, a reeleição de Bolsonaro não tem mais viabilidade alguma e tende a minguar ainda mais. Se o eleitorado não se iludir com os atuais malabarismos das mídias, então, assim como o antipetismo elegeu Bolsonaro em 2018, agora, o anti-bolsonarismo somado ao anti-petismo, juntos, vão eleger um candidato/a da 3ª via por ampla margem de votos, a ponto de inviabilizar qualquer tentativa de fraude no processo secreto, indireto e não conferível de contagem dos votos (intenções de votos) expressos pelo eleitor no computador da cabine eleitoral. Isso, repito, só ocorrerá se e somente se o eleitorado não se iludir com os atuais malabarismos das mídias. 

Na minha opinião, todos deveriam se unir em torno de Sérgio Moro, o mais cedo possível, para convencer logo os bolsonaristas a não desperdiçar seus votos na vã tentativa de reeleger Jair Bolsonaro!

No entanto, a poderosa quadrilha que se apoderou do Estado e que o governa de fato, vai fazer de tudo para impedir a escolha de um candidato para a Terceira Via, especialmente Sérgio Moro, a quem todos temem. 

Grande parte da imprensa vai continuar insistido na mentira de que Bolsonaro é o segundo na preferência eleitoral, porque esta crença interessa a Lula. No entanto, Bolsonaro não tem mais onde buscar apoio. Os próprios donos do processo de apuração eleitoral do Brasil, já consideram Bolsonaro apenas como um estorvo!

O bolsonarista que insistir com a reeleição de Bolsonaro estará aumentando a chance da volta de Lula à Presidência. 

Proponho que apoiemos Sérgio Moro, claramente, para termos o fim do foro privilegiado, a aprovação da prisão após segunda instância, o fim da reeleicão, a independência tanto da Procuradoria Geral da República como da Polícia Federal, a volta e a ampliação da Operação Lava-Jato e, principalmente, um governo honesto e inteligente. 

Enquanto a corrupção não for eficazmente combatida, todas as demais políticas públicas estarão comprometidas! 

Por incrível que pareça, ainda há muita gente boa que quer reeleger Lula! Só o fanatismo ou o esquecimento explica isto! 

Certamente muitos dos atuais apoiadores de Lula também vão apoiar o candidato/a da 3ª via. Bastará que se lembrem ou sejam lembrados da corrupção que houve no governo petista

Vamos ajudar a lembrá-los. 

Lula teve uma formação precaríssima, mal completou o curso primário e nada mais! Ele sempre foi facilmente manipulado pelos espertinhos que o cercavam. Como Presidente, Lula nunca administrou o país. Ele se limitava a fazer discursos carregados de bravatas, enquanto outros administravam. No primeiro mandato de Lula, quem administrava, ao modo dele, era José Dirceu, até a eclosão do Escândalo do Mensalão! Depois da queda de Dirceu, quem administrava era o Antonio Palocci, que continuou com o esquema criminoso e, depois, também foi pego pela Justiça (o ex-senador Delcídio Amaral, em sua delação premiada, forneceu à Justiça as provas decisivas contra Antonio Palocci). Então, Palocci foi substituído por Guido Mantega.

Não há tempo a perder!! 

Nem Lula, nem Bolsonaro! Estes, nunca mais!!! 

Veja este artigo que publiquei em 2015. Quem tem um blog não esquece o passado, porque o blog mantém os registros da época.

Leia para relembrar aqueles tempos horríveis pelo qual passamos! ⬇️

ESQUECERAM O PROJETO CRIMINOSO DE PODER

https://almirquites.blogspot.com/2015/08/esqueceram-do-projeto-criminoso-de-poder.html

Acorda, Brasil! É hora de refletir e se posicionar. O futuro de todos nós depende de nossa inteligência.


Para mais
⇩ toque aqui ⇩ 

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Este blog não contém anúncios

_______________________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos! Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa