domingo, 24 de dezembro de 2017

Por um Natal mais humano

Por Almir M. Quites
(Publicada em 24/12/2017. Revisada e republicada em 2021)



"Feliz Natal! " é muito pouco, porque daqui a 7 dias já vamos desejar aos amigos um Feliz Ano Novo", logo por um período 365 vezes maior! 

Claro, é bom expressamos o desejo de que todos sejam felizes, mas nada mudará se não houver compromisso com atos e atitudes colaborativos capazes de fazer com que todos sejam mais felizes! 

O que é o tal "espírito natalino"? Respondo: um impulso para o consumo promovido pela propaganda comercial. 

Bem, não é de bom-tom falar disto no Natal! Certo! 

Então, vamos apenas pensar. O que seria mais relevante comemorar? Seria o nascimento de gênios da humanidade? Alguns deles nasceram no dia 25 de dezembro!

 Por exemplo: 
  • 1) Isaac Newton (1642), o criador da Mecânica Clássica. Aquele que, segundo a lenda, compreendeu a gravidade quando descansava debaixo de uma macieira e uma maçã lhe caiu na cabeça. 
  • 2) Ernst Ruska (1906) foi o físico alemão que ganhou o Prêmio Nobel em 1986 por seus trabalhos em óptica de elétrons, campo que estuda a trajetória das partículas atômicas em campos eletromagnéticos. 

Não, esta ideia não é boa! Muitos cientistas importantes nasceram em outras datas. Não haveria razão para se comemorar apenas os nascidos no dia 25 de dezembro. 

Acho que há muitos outros acontecimentos que se poderia comemorar no Natal de modo a incentivar a tolerância, a generosidade, a solidariedade.

Excluo destes acontecimentos o nascimento de um "menino-deus", porque não se deve constranger os celebrantes à crença em um menino, que teria os atributos de Deus, como a onibenevolência (infinita bondade), a onipresença (presença simultânea em todo e qualquer lugar), a onipotência (infinito poder), a onisciência (sabedoria infinita) etc., até porque estes atributos são conflitantes entre si. 

Mas há outros acontecimentos que poderíamos celebrar! 

Por exemplo, poderíamos comemorar, o que me parece ser o mais relevante: o Nascimento da Humanidade e o advento da família humana. Claro, reconhecendo nossas imperfeições e sem qualquer presunção de superioridade sobre outras espécies de animais! 

Conforme o calendário cósmico — que correlaciona temporalmente toda a história do universo em um ano de 365 dias — a espécie humana surgiu há apenas poucos minutos, isto é, nos últimos minutos cósmicos da noite de 31 de dezembro. Portanto, a última semana do ano poderia ser dedicada à comemoração de mais um aniversário da nossa espécie. Assim, a comemoração do ano-novo seria o ápice da comemoração natalina, na qual não daríamos presentes uns aos outros, mas daríamos atenção, conversaríamos muito, cheios de esperanças, sobre como nos tratar melhor e como nos entender melhor! O objetivo seria conseguir que, a cada volta da Terra em torno do Sol, a humanidade melhorasse, tornando-se mais feliz e mais inteligentemente adaptada ao clima de nosso planeta! 

Com esta acepção e ânimo, desejo a todos: 
FELIZ NATAL E FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO! 

******* Almir Quites *******

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.

  1. Lula alienado
  2. A favor e contra Lula
  3. O povo julga o Judiciário
  4. Não há o que comemorar
  5. Historinha do Facebook
  6. Democracia de faz de conta 
  7. Outra lambança do STF 
  8. O voto cego do eleitor brasileiro
  9. Ascensão e queda do petismo
  10. Povo desinformado faz gol contra
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________

 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa