Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Dinastias no Congresso Nacional

 Por Almir M. Quites


Geralmente a palavra "dinastia" tem sido definida como o período de sucessões, em que reis e rainhas, pertencentes a uma mesma família, permanecem no poder. No entanto, o conceito original decorre da palavra grega “dynasteia”, que significa o tempo de sucessões em que uma mesma família permanece no poder, no comando. Como não temos reis ou rainhas, é com este último conceito que, a seguir, você vai ler as notícias de ontem!

O deputado federal Arthur Lira (filho de Benedito Lira, ex-Senador por Alagoas, Deputado Federal por dois mandatos consecutivos, Deputado Estadual, Vereador, tendo iniciado a carreira, como político profissional, em 1973) é o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022. Artur Lira teve apoio do Presidente Jair Bolsonaro (o qual tem filhos na politica, um Senador, outro deputado estadual e ainda um vereador), que usou desmedidamente o poder do Estado para elegê-lo. 

Ontem, Artur Lira derrotou Baleia Rossi (filho de Wagner Rossi, ex Deputado federal por dois mandatos consecutivos, Deputado estadual também por dois mandatos consecutivos e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil). Baleia Rossi era apoiado pelo ex Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (filho do ex-senador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, e primo do ex-senador José Agripino Maia).

No Senado, o novo presidente é o senador Rodrigo Otávio Soares Pacheco (DEM-MG), que comandará a Casa pelos próximos dois anos, até fevereiro de 2023. Ele também teve o apoio do Presidente Bolsonaro.

Ontem Rodrigo Pacheco derrotou Simone Tebet (filha de Ramez Tebet, ex senador por dois mandatos consecutivos, ex Presidente do Senado Federal, ex Governador do Mato Grosso do Sul).

Em 2014, a Transparência Brasil, mostrou quase 50% dos integrantes da Câmara e do Senado alavancaram parentes ou foram por eles alavancados. O que vemos hoje é que as disnastias continuam transferindo poder, sabe-se lá como, para filhos, netos, cônjuges, irmãos e sobrinhos, ... As mesmas famílias seguem no comando. Como estas famílias se protegem mutuamente, gera-se uma base parlamentar avessa a mudanças significativas que se perpetuam no poder. Considerando que as urnas eletrônicas são inauditáveis, não consigo afastar a hipótese de que as elas, nucleiem votos para os candidatos das oligarquias!

Ontem, após assumir a presidência da Câmara, Arthur Lira promoveu uma grande festa de comemoração de sua vitória em uma casa no Lago Sul, área nobre de Brasília. Cerca de 300 pessoas estiveram no local. Deputados e políticos aliados, como Roberto Jefferson (presidente do PTB), eram a grande maioria dos presentes. Alguns adversários, como a deputada Joice Hasselmann (PSL), também estiveram presentes.

Parece que dinheiro cai do céu, bem em cima dos escolhidos!

As atuais dinastias brasileiras que dominam o Congresso, gente de mesma progênie, geralmente são compostas por gente despreparada, grupos arcaicos, medíocres, deslumbrados com o poder, sem princípios e ideários. São pessoas sem qualquer compromisso com os valores humanistas, em que liberdade, igualdade e fraternidade deveriam ser princípios fundamentais. 

Ulysses Guimarães, no livro “Rompendo o Cerco”, escreveu: “É indecoroso fazer política uterina, em benefício de filhos, irmãos, cunhados. O bom político costuma ser mau parente.” Ulysses certamente não percebeu o quanto a Constituição de 1988, que ele ajudou a criar se ajustava aos interesses das dinastias! Destaca-se o instituto do Foro Privilegiado!

Enquanto isso, o povo, continua iludido, imaginando que política é guerra e acreditando que participa dela.

O povo, empobrecido, apenas assiste ao circo, não o controla! 


*********************************

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, clique aqui

Para mais alguns artigos deste blog ("weblog")
⇩ Toque no título ⇩ 
    1. Omissão do STF
    2. O mais descarado toma-lá-dá-cá
    3. Wlamir na janela de frente para o mundo 
    4. A CoViD brasileira e suas duas ondas
    5. Mensagem do Presidente ao Povo
    6. Evolucão da CoViD-19 e previsão para 2021
    7. Do embuste do Trump ao embuste do TSE
    8. Previsões de fim de ano
    9. A segunda onda da CoViD já abraçou o Brasil
Este blog não contém anúncios

________________________________________________
Aviso sobre comentários 

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

________________________________________________
✓ COMPARTILHE ESTA POSTAGEM ✓

⬇ Clique nos botões abaixo ⬇

Nenhum comentário:

Postar um comentário