Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Destruir a nossa floresta tropical destrói o Brasil

Por Almir M. Quites

Nosso planeta e sua atmosfera
Imagem do Google Earth

Hoje (04/07/2019), o presidente Jair Bolsonaro "cutucou com vara curta", mais uma vez, os governos francês e alemão.

A TV brasileira divulgou cenas do café da manhã do presidente com deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Bolsonaro disse: - "
Em Osaka, no G-20, convidei Emmanuel Macron e Ângela Merkel para sobrevoar a Amazônia. Se eles encontrarem um km2 de desmatamento entre Boa Vista e Manaus concordaria com eles na questão ambiental" e completou dizendo que os dois "não têm autoridade para discutir esta questão".

Se este convite realmente foi feito desta maneira (
Não acredito! Deve ser fanfarrice), Merkel, a chanceler alemã,  e Macron, presidente da França, devem ter tido dificuldades para conter o riso. Não é assim que se argumenta com chefes de Estado.

Os líderes e técnicos europeus não precisam sobrevoar a floresta amazônica. Eles têm imagens bem detalhadas feitas por satélites, cuja resolução e ampliação podem ser controladas. Eles podem descobrir os desmatamentos com muito mais facilidade. Até você, leitor ou leitora, de seu celular ou computador, pode ver as imagens de satélite como se estivesse voando a qualquer altura. Basta acessar o Google Earth Amazônia (
https://earth.app.goo.gl/mphfHx)

Estas imagens mostraram que o desmatamento da floresta amazônica, no Brasil, atingiu sua maior taxa em uma década. Uma área da floresta amazônica do tamanho de um campo de futebol está sendo destruída a cada minuto, de acordo com dados de satélite. 

O satélite mostra inclusive como a floresta é desmatada. Normalmente, por escavadeiras, empurrando os troncos para forçar as raízes rasas para fora do chão ou por um par de máquinas avançando com uma corrente entre elas. Depois, a madeira é transportada e vendida ou queimada. A terra "limpa" é preparada para a agricultura. Em outras áreas, madeireiros ilegais cortam novas trilhas através da vegetação rasteira para alcançar árvores de madeira de lei particularmente valiosas, que vendem no mercado negro. 

Vejam uma imagem que colhi no Google Earth. Como você vê, Bolsonaro perde a aposta que diz ter proposto para Merkel e Macron.


Desmatamento no Pará, junto ao Rio Xingu.
Visto a 19 Km de altura.
Google Earth.

Não se trata de ideologia, mas sim de Física e Biologia! As florestas temperadas e tropicais respondem por grande parte da biomassa mundial. Juntamente com as algas marinhas, as florestas evitam o aquecimento global por meio da fotossíntese, porque retardam o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

A fotossíntese retira o CO2 do ar e o transforma em oxigênio e glicose. O aumento da temperatura reduz drasticamente a fotossíntese e pode até produzir mais CO2 do que O2. Se a fotossíntese for insuficiente, os vegetais e os animais, inclusive os humanos, não sobrevivem, porque a base da sua alimentação só pode ser de substâncias orgânicas. 

A nossa floresta tropical, a maior do mundo, é captadora do carbono vital que diminui o ritmo do aquecimento global. As árvores abatidas deixam de produzir oxigênio e, ao se decomporem, produzem CO2. Os estudos mostram que, com a destruição de apenas mais 35% da floresta, o restante já não conseguiria sustentar o ecossistema da floresta tropical chuvosa e, assim, uma grande parte dela gradualmente se transformaria em cerrado. Com isso, haveria redução drástica das áreas agricultáveis do Brasil. A Amazônia já perdeu 20% da cobertura só nos últimos 30 anos.

Nossa floresta tropical (
no norte) e nossos aquíferos (no sul) são as maiores riquezas renováveis que o Brasil possui. O petróleo perderá sua utilidade muito mais cedo do que se imagina, assim como o carvão, mas floresta e os aquíferos nunca perderão valor, porque a nossa vida depende deles.

É óbvio, enfatizo, que destruir esta riqueza inviabilizará a própria agricultura. 


O risco que a floresta sofre decorre da ignorância de nossos governantes. "Não há nada mais espantoso que a ignorância em ação", disse Johann Wolfgang von Goethe, há mais de dois séculos. É impossível o diálogo entre a sabedoria e a ignorância, porque esta se impõe mesmo sem as razões. 

Ontem, embaixadores da Noruega e da Alemanha se reuniram com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para tratar do Fundo da Amazônia e saíram admitindo até a sua extinção. Estes dois países doaram mais de R$ 3 bilhões, a fundo perdido, para projetos do governo federal atinentes à proteção o meio ambiente. Eles ficaram descontentes com a extinção do comitê orientador do fundo, porque sem ele o fundo fica vulnerável a ingerências diretas do governo e de outros interesses. Este é mais um atrito desnecessário, o qual reforça a possibilidade de extinção do fundo em prejuízo do meio ambiente brasileiro.

Recentemente 600 cientistas pediram que a União Européia (
UE) faça da sustentabilidade a questão fundamental de suas negociações comerciais com o Brasil. Os pesquisadores argumentaram, em uma carta à revista Science, que as florestas e campos do país são cruciais para a natureza e o clima. Eles dizem que medidas para salvaguardar a maior e uma das últimas grandes florestas devem ser incorporadas a novas regras comerciais.

0s próprios técnicos brasileiros já detectaram o problema. Os dados foram divulgados pelo Deter, sistema de alertas de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (
INPE). Foi constatado que o desmatamento na Amazônia, no mês de junho de 2019, foi 57% maior do que no mesmo mês do ano passado. No mês de junho, foram desmatados cerca de 770 km² (100000 campos de futebol), segundo o Deter. Em 2018, o valor era de 488 km².

No entanto, o Presidente não acredita nos técnicos nacionais e estrangeiros. Ele acredita no que viu a partir da janela do avião durante um voo na região amazônica!

A consciência ecológica só eclodiu no mundo em 1970. Foi quando emergiram as pesquisas de caráter multi, trans e interdisciplinares, relacionadas às questões ambientais. Quando isto aconteceu, as florestas de muitos países, especialmente da Europa, superpovoada, já estavam devastadas. Entretanto, isto não lhes retira o direito de conscientizar os demais países e mesmo exigir que preservem a natureza.

Nosso pequeno planeta é único. É o mundo de todos nós. Hoje sabemos que as florestas prestam serviço inestimável para o mundo todo. Todos os países do mundo, inclusive o Brasil, já estão sofrendo os efeitos do Aquecimento Global. Assim, todos os países, tenham mais ou menos florestas (
isto não importa), têm o dever de preservar o meio ambiente do mundo com sua fauna e flora. Isto vale também para cada cidadão.

Esta desculpa corriqueira que diz "
vocês já destruíram as suas florestas no passado, logo não tem moral para reclamar de nós" é desculpa inconsistente de quem ainda não tem consciência ecológica. Seria o mesmo que responder para seu avô: "você comeu agrotóxicos no seu tempo e não tem o direito de querer que eu não coma!"

Os tempos são outros!
A perda da Floresta Amazônica significa a destrição do Brasil!

Hoje, a revista Science publicou um estudo que conclui afirmando que, "
se plantássemos mais quatro florestas amazônicas novas, poderíamos controlar o aquecimento global". Mas, o presidente do Brasil, tal como Donald Trump, o presidente dos EUA, não acredita no aquecimento global

Assim, é alto o risco de perdermos a riqueza que temos na Amazônia e de, com isso, destruirmos a América do Sul inteira.

Ainda há florestas no mundo, logo todo habitante deste mundo deve ajudar a preservá-las e educar e pressionar os demais para que façam o mesmo. 

Todos nós temos obrigação de contribuir para a construção de novos comportamentos e atitudes, quanto ao relacionamento do ser humano com os elementos naturais que subsidiam a vida no ambiente planetário. 

Infelizmente o povo só se informa pelas redes sociais. Há muitas mentiras nas redes sociais e dados sem o contexto, colhidos conforme o interesse de quem os divulga. É preciso muito cuidado com elas. 

O acirramento da política como se fosse uma guerra, mata a verdade e amordaça aqueles que não querem se separar dela. 


A guerra só destrói, não constrói. Nela até a Justiça deixa de funcionar, porque deixa de ser imparcial. Neste século, a incivilidade só aumentou no Brasil. 

O que mais se encontra nas redes sociais são propagandas, xingamentos e afirmações categóricas, tudo em pequeníssimos textos, geralmente de um só parágrafo, até mesmo de uma só frase. Assim, as complexidades da realidade não podem ser expressas, muito menos analisadas e debatidas. 

Temos que educar as novas gerações para que retomem o gosto por textos longos, como tínhamos nos livros e jornais da minha juventude. 

Vimos isto claramente nesta semana. A maledicência corre solta. Enquanto o Juiz Sérgio Moro é ofendido por deputados na Câmara Federal, o filho do Presidente, Carlos Bolsonaro ataca o titular do GSI da Presidência da República pelo Twitter e abre nova crise com militares. No entanto, não menos grave, é ver a propaganda do Presidente confundir o povo pelas redes sociais. 

Veja agora: MENTIRAS ACIMA DE TUDO 
https://almirquites.blogspot.com/2019/07/mentiras-acima-de-tudo.html 



Segue-se um vídeo sobre o desmatamento na Amazônia.
====
𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼


"Se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar o mundo, mas será um canalha a menos" = John F. Kenedy

`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`
Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras, 

Para mais alguns artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Mentiras acima de tudo
  2. A mancada brasileira e o acordo Mercosul & UE
  3. Brasil na contramão
  4. Armar a população evita golpe de estado?
  5. Demissão por meio de humilhação
  6. Não deixem apagarem o passado
  7. Epidemia eletrônica na política brasileira
  8. Brasileiros maltratam o Brasil
  9. Combate a criminalidade não é brincar de mocinho e bandido
  10. Presidente imaturo
  11. Carta anônima de Bolsonaro
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
Clique nos botões abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário