sexta-feira, 4 de março de 2016

Nunca antes neste país!

Por Almir Quites - 04/03/2016



Hoje, agentes da Polícia Federal chegaram ao apartamento do ex-presidente Lula, em São Bernardo do Campo, para cumprir ordem de busca e apreensão emitida pelo juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná. Lula e seus "cumpanheiros" se constituem num enorme risco de destruição provas importantíssimas. O que precipitou os acontecimentos foi a descoberta de vazamentos de informações da Polícia Federal, inclusive quanto à quebra de sigilo bancário e fiscal de Lula e de seus filhos. 

Lula foi alvo de um mandado de condução coercitiva, para depor e foi levado para a sede da PF no Aeroporto de Congonhas. Hoje, a Polícia Federal cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A condução coercitiva de Lula e de seu filho, Fábio Luiz, era esperada, só não se sabia quando seria. Ainda assim, foi como a deflagração de uma bomba de contrastes, enquanto uns corriam, outros exultavam de alegria e outros ainda queriam se insurgir.

O ex-presidente é investigado sobre vantagens indevidas recebidas de empreiteiras durante e após seu mandato, como, por exemplo, a reforma de um sítio frequentado por ele em Atibaia e de um apartamento tríplex no Guarujá. As obras em questão teriam sido pagas pelas empresas Odebrecht e OAS. 

Os desdobramentos da operação de hoje devem ser catastróficos para o Governo e para Lula, que ainda tentava se manter como um candidato viável para disputar a presidência em 2018. O Instituto Lula, umbilicalmente ligado ao ex-presidente, também é alvo da operação. Seu presidente, Paulo Okamoto, também deverá ser levado coercitivamente para depor. 

Em reação, contra a operação Aletheia (em grego antigo, ἀλήθεια: "verdade", no sentido de desvelamento) da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), o Partido dos Trabalhadores (PT) publicou hoje (no microblog Twitter) um post no qual classifica Lula como “preso político” e pede a imediata reação dos seus militantes e seguidores. Na verdade, Lula não foi preso, apenas foi intimado a depor.

Agora estão acusando a Polícia Federal de excessos. No entanto, os próprios tumultos que ocorrem agora provam que a polícia tinha mesmo que agir com o máximo de cuidado para proteger seus agentes e o próprio depoente. Líderes petistas estão convocando entidades como CUT e MST para "defender" o ex-presidente. Quem exagera? A PF ou o PT?

Lula é investigado, mas ainda não é acusado. Em breve será solto, mas o Brasil não será mais o mesmo. Haverá mais esperanças e os políticos saberão que ainda não dominaram nossas instituições, que tentam bravamente resistir. O embate continua. 

É óbvio que o PT vai tentar transformar o Lula em vítima. É evidente que vão acusar as "forças ocultas", como as abstrações  "direita", "conservadores", "capital internacional", "golpistas" e até a débil oposição. Isto está na má índole do PT. Esta reação é previsível.

Ainda não houve tempo para entender os fatos de hoje de modo suficientemente claro. O certo é que o mito Lula vai acabar. Já está acabando! Se tudo der certo, a justiça vai ser colocada acima dos políticos poderosos. A queda de Lula é um primeiro passo para o fim político de Dilma Rousseff. Poderá também ser o fim da rotina de desmandos e de impunidade dos delinquentes petistas. 

A melhor saída para a presidente Dilma é a renúncia! A delação premiada de Delcídio do Amaral vai estreitar ainda mais as possibilidades já escassas da presidente. Com baixíssima popularidade e às voltas com uma recessão, só comparável à do início dos anos 1930, a presidente Dilma não tem o que fazer no governo. Permanecer nele é agravar o estado do país. Infelizmente ela é bem capaz de optar pelo desfecho mais cruel. 

Hoje foi um dia muito agitado na política brasileira e tudo aconteceu hoje, apenas um dia após a posse do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, nomeado, pela presidente Dilma Rousseff, a pedido de Lula, com o objetivo de frear a operação Lava Jato. Como a nomeação desrespeita o artigo 128 da Constituição Federal deverá ser anulada por ato da Justiça. 

A alta da Bolsa de Valores e a desvalorização do dólar mostram que o mercado já "precificou" o aumento da probabilidade de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Com isso, o mercado está dizendo que a simples queda da Dilma já ajuda a melhorar o panorama econômico. 

Se tudo correr bem, de agora em diante a Constituição e a Lei voltarão a se impor e os criminosos passarão a ser punidos. Assim seja!

O fim do governo petista é humilhante, mas merecido. Eles insultaram e caluniaram muita gente honesta, quando se sentiram poderosos. Usaram da mentira como meio de viabilizar o projeto político de poder. Nestes 13 últimos anos, houve uma constante degradação dos valores morais e das instituições brasileiras. Os órgãos da república e da mídia foram "aparelhados", inclusive o Congresso e o Judiciário. O Congresso foi transformado numa banca de negócios. Os votos dos representantes do povo eram comprados com cargos públicos e com recursos públicos. 

Felizmente as instituições estão agora em franca reação. O PT, de partido, transformou-se numa organização criminosa. 

A grande maioria do povo brasileiro está despertando e não aceita mais a trivialização da mentira e do crime. 


Para ter uma ideia do tipo de presidente que tivemos, leia aqui: 

|-----------¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨----------|
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨




__________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Aviso sobre comentários:

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.


Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa