segunda-feira, 21 de abril de 2014

A ORIGEM DO SOL, DA TERRA E DOS HUMANOS.

"É bastante concebível que um naturalista, refletindo sobre as afinidades mútuas dos seres orgânicos, suas relações embrionárias, sua distribuição geográfica, sucessão geológica e outros fatos similares, chegasse à conclusão de que cada espécie não fora criada independentemente, mas se originara... de outra espécie." Assim, Charles Darwin (1809-1882) mostrou, na introdução de A Origem das Espécies, o raciocínio que o levou a formular a Teoria da Evolução por meio da seleção natural.


Hoje, há 155 anos da publicação do livro (e 205 anos do nascimento do pesquisador inglês), sua obra continua sendo uma das mais importantes da história do pensamento humano. A Teoria da Evolução mudou a concepção da humanidade sobre a natureza. O ser humano, antes "filho de Deus", passou a ser apenas uma das espécies entre tantas outras. Um simples piolho teve uma evolução tão bela e acidentada quanto a de um ser humano. A diferença de tamanho, entre nós, é mínima diante da grandiosidade do universo. Há seres de 10 µm (1 µm = 0,000001m) de comprimento, com massa de 1 nanograma (1ng = 0,000000001g), portanto estupidamente menores que um piolho! Os piolhos andam na floresta de pelos dos mamíferos, como nós, tal qual andávamos nas florestas deste mundo. Quando os seres humanos perderam os pelos, isto significou para os piolhos o mesmo que a desertificação significa para nós, forçando-nos a novas adaptações e produzindo a evolução.

A escola de segundo grau tem o dever de transmitir esse saber a todos os seus alunos. Com ele, crianças e jovens conseguem estabelecer relações entre os diversos conteúdos que, fragmentados, não resultam numa compreensão ampla do mundo. Por que as escolas de segundo grau só ensinam biologia, química e física? Por que não se ensina astronomia, a evolução do universo e das espécies vivas? 

Há tanta gente por aí que ainda acredita que o Sol gira em torno da Terra! Conheço alguém que não acredita que o homem tenha pisado no solo lunar por uma razão muito simples: "se o homem tentasse chegar lá, o foguete bateria na lua e cairia de volta para o chão"! (chão da Terra)! Perguntei, então, por que a Lua não cai na terra? A resposta foi ainda mais simples: "Não sei! Não se deve mexer com estas coisas, o Sol e a Lua são sagrados!"

Grande parte da humanidade vive ainda "no mundo da lua".


Vejam este maravilhoso filme.
https://youtu.be/pIeihu_LQyY

Não se sabe o que havia antes, mas sabe-se que tudo o que compõe o universo hoje conhecido veio de um único ponto, que explodiu. Esta explosão ainda não terminou, já que tudo continua se expandindo. Todas a galáxias continuam se afastando umas das outras. Isto é algo observável e mensurável pelos cientistas por meio de seus instrumentos. Não se trata de uma história inventada por pessoas.


O universo pertence só aos seres humanos?
Clique aqui e depois volte para continuar.



Agora entenda melhor a questão das escalas no universo.
Do neutrino ao universo observável.

==


Vejam agora este filme: 
COSMOS 
A Origem da vida.
Depois você pode continuar vendo os demais episódios no Youtube.
Cosmos foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade inteligente como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.


Estamos aqui porque brotamos nestas condições particularíssimas.
SOMOS FRUTOS DA TERRA!
AME-A!
Ame também nossos irmãos animais e vegetais, sem os quais nossa existência torna-se impossível!

Para continuar lendo mais sobre CIÊNCIA neste blog, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa