Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

AUDITORIA NAS URNAS ELETRÔNICAS

A. Quites - 01/12/2024

Soube ontem que o PSDB escolheu a equipe que vai auditar as urnas eletrônicas da disputa eleitoral de outubro passado. Entre os indicados para compor a equipe está o analista Amilcar Brunazo Filho, que a nosso convite fez recentemente uma palestra sobre as urnas eletrônicas brasileiras aqui na nossa APUFSC (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina). Também participará dos trabalhos o escritório Opice Blum, que trabalhou na campanha de Aecio Neves. 

Conforme tenho explicado, inúmeras vezes, a URNA ELETRÔNICA BRASILEIRA É INCONSTITUCIONAL porque não respeita o princípio da transparência do ato público, consagrado no artigo 37 da nossa Constituição. Na urna brasileira não há como conferir a apuração! As democracias exigem transparência. Esta é uma afirmação que poderia até encabeçar o relatório final da equipe auditora.

É fácil mostrar a fragilidade e vulnerabilidade das urnas e do sistema de transmissão e apuração, mas é muito difícil que se possa provar que as eleições foram fraudadas. Não creio que haja qualquer indício ou pistas que o próprio software já não tenha apagado ("deletado"). Não dá para garantir nem mesmo que o software a ser auditado seja o mesmo que operou no dia das eleições. 

Por outro lado, infelizmente ainda tenho dúvidas sobre as reais motivações do PSDB. Estará mesmo imbuído de espírito cívico ou vai se contentar com um banal e reprovável jogo de cena? Esta segunda possibilidade causaria uma enorme decepção, porque seria perder o momento certo para um relatório capaz de mobilizar o Brasil. 

Resta saber também quais serão as reais possibilidades de auditoria oferecidas pelo poderoso TSE. Para que a auditoria seja séria, não deve haver restrições de acesso aos materiais, especialmente aos softwares, e nem de tempo. 



Para entender melhor sobre a inconstitucionalidade da urna eletrônica brasileira , clique aqui:
http://www.dihitt.com/n/opiniao/2014/10/13/a-urna-eletronica-brasileira-e-inconstitucional-

Para entender melhor sobre os problemas básicos da urna eletrônica brasileira e do sistema eleitoral brasileiro, clique aqui:
http://almirquites.blogspot.com.br/search/label/URNA%20ELETR%C3%94NICA

------------------------------------------------------------
VOTOS NO LIXO
======
==================================


Vejam também:
3)  Urna eletrônica tem falhas que permitem ataques e manipulações, afirmam especialistas 

5)  Urnas eletrônicas: malícia ou incompetência?

6)  A Smartmatic e o sistema venezuelano de fraude eleitoral.

7)  A urna eletrônica e o sinistro botão "confirma"

 8)  Exige-se fé na urna eletrônica brasileira

9)  Mais grave que as eleições é a urna eletrônica brasileira


10) Urna eletrônica ou urna de lona? Qual a melhor?


11) Vídeos do 1° Fórum Nacional de Segurança de Urnas Eletrônicas


    __________________________________________________
    """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
    Aviso sobre comentários:
    Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

    Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
    Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
    Obrigado pela sua participação!
    Volte sempre!
    ___________________________________________________________
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário