quarta-feira, 24 de outubro de 2018

De ilusão a desilusão, a História se repete

Por Almir M. Quites


Eu não acreditava na vitória de Bolsonaro nestas eleições! Como ainda acredito que a Organização Criminosa Mor (OrCriM) não tinha interesse nele e que manipularia o eleitorado conforme sua conveniência, fica-me a impressão de que alguma coisa deu errado! 

Por outro lado, acho que a "lua de mel" com Bolsonaro como Presidente será curta. O PT deve estar contando com isso! 

O clima existente no Brasil é perigoso! Quando o eleitorado é manipulado, a sensação de legitimidade, que a eleição confere, é "fogo de palha"! 

O grande erro dos eleitores foi ter acreditado na falsa polarização apontada pelas pesquisas eleitorais, entre Haddad e Bolsonaro. O PT escolheu Bolsonaro para adversário e as pesquisas mentiram que Lula, já condenado pela Justiça, tinha quase 40% de intenção de votos. Se nunca teve, no primeiro turno, porque teria agora? Assim colocaram cabresto no eleitorado nacional!

Acreditando estar tomando uma decisão livre e racional, o eleitorado apavorado migrou, a maior parte para Bolsonaro e a outra para Haddad. Assim, colocaram estes dois a disputar a Presidência já no primeiro turno. Em outras palavras, o "voto apavorado" esvaziou os demais candidatos, precipitou uma polarização burra e suprimiu um turno da eleição. O segundo turno se transformou numa espera inútil, desnecessária e cara.

Parece-me que o PT não esperava uma polarização tão assimétrica, ou seja, muito mais intensa para Bolsonaro. Deve ter havido um erro de cálculo! O PT subestimou a aversão popular a si mesmo.

Agora, não tem volta!

Por outro lado, o otimismo com Bolsonaro é demasiado, extravagante. Aflora um alto grau de fanatismo. 

Parece-me que este otimismo desconsidera completamente o fato de estarmos, outra vez, elegendo um amador para a Presidência da República, aliás, pior que isto, estamos colocando lá uma pessoa imatura, irresponsável, absolutamente despreparada, militarista, que até nega ter existido uma ditadura militar entre 1964 e 1985. Uma pessoa que, entre outras barbaridades, defende a tortura como meio de se fazer "justiça"!

Por onde passa, Bolsonaro espalha cizânia. Isto continuará a acontecer em seu governo.

O novo governo começará com exageradas expectativas positivas, subestimando uma crise institucional e econômica sem precedentes. O apoio a Bolsonaro poderá desabar rapidamente, levando-nos novamente a um impasse político ou a um regime de exceção. 

O povo fanatizado, em grande parte, já esqueceu que Bolsonaro se dizia comunista, admirador de Hugo Chávez e do seu Bolivarianismo. Esta antiga admiração, agora esquecida, indica que, nos momentos de crise que virão, ele poderá recorrer ao militarismo. Suas alianças poderão ser surpreendentes. 

O fato é que o PT poderá ressurgir das cinzas. Tenho muito medo disto! Também tenho muito medo de Bolsonaro. Veja este vídeo:
====

Tínhamos que afastar o PT, não deste modo que estamos tentando fazer agora, mas entregando o poder a pessoas mais capacitadas e mais inteligentes. Militares são pessoas que vivem fechadas em sistemas hierárquicos, os quais diferem da sociedade civil. Geralmente, eles se dão muito mal na administração pública. A História mostra isso! Não acredito que Bolsonaro possa ser uma exceção a esta regra, embora reconheça que houve algumas na História mundial.

A propósito, destaco nossa índole bem brasileira de abraçar causas fanaticamente, o que leva a decisões de baixa qualidade. Mais uma vez, somos vítimas disso.

Em 2012, escrevi este artigo: 
FANATISMO E POLÍTICA
http://almirquites.blogspot.com/2015/02/fanatismo-e-politica.html

Parece-me que que estamos patinando e sempre repetindo a mesma HISTÓRIA.

No seguinte endereço, você pode continuar lendo sobre a falácia do sistema eleitoral brasileiro: 
A CRISE BRASILEIRA É GRAVÍSSIMA
https://almirquites.blogspot.com/2018/10/a-crise-brasileira-e-gravissima.html

Povo iludido, povo vencido! 
𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
A. Quites


`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`


Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Urna eletrônica: os fatos sem os boatos
  2. GloboNews repassa "Fake News"
  3. Depoimento de 2018 e indignação de eleitor
  4. Falta a devida transparência
  5. Ilusões e o processo eleitoral brasileiro
  6. Já não se faz Glonews Painel como antigamente
  7. Ame-a ou deixe-a!
  8. Basta! Chega!
  9. General Mourão fala das urnas eletrônicas
  10. Bolsonaro no programa "Central das Eleições"
  11. Dura realidade, santa ingenuidade.
  12. Como se destrói uma nação
  13. Junta apuradora de votos inexistentes
  14. Teste Oficial de Segurança das Urnas Eletrônicas
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa