quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Condenados a repetir a História

Por Almir M. Quites



O jornal 'O GLOBO' estava redondamente errado em 1° de abril de 1964, quando publicou o editorial ufanista intitulado ‘RESSURGE A DEMOCRACIA!’ e já reconheceu isso publicamente. 


A foto mostra seis parágrafos deste editorial. 



O primeiro parágrafo (da imagem) dizia que "os brasileiros patriotas souberam se unir para salvar a democracia, a lei e a ordem". 

O que de fato aconteceu foi que a democracia foi substituída por uma ditadura cruel, que durou 22 anos e que exigiu uma luta muito penosa e longa para que fosse extinta. Lembram do movimento popular conhecido como "DIRETAS JÁ"? Este sim deveria ser comemorado! Ninguém aguentava mais a ditadura militar!

O segundo e o quarto parágrafo diziam que as Forças Armadas Brasileiras haviam salvado o Brasil da "DITADURA COMUNISTA que celeremente estava sendo preparada". 

Isto era mentira! Que outra Força Armada daria o Golpe Militar Comunista? Se houvesse um Golpe Comunista teria que ser dado pelas mesmas Forças Armadas e com os mesmos militares que deram o Golpe Militar de 1964!

O quinto parágrafo dizia que "as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a nação na integridade de seus direitos".

No entanto o que as Forças Armadas fizeram foi implantar uma ditadura militar que cassou os direitos individuais e governou por meio de Atos Revolucionários (ou ditatoriais), desonestamente chamados de "Atos Institucionais". Através deles implantaram no país a censura aos meios de comunicação, a repressão e a tortura, cassaram parlamentares, governadores e prefeitos democraticamente eleitos e empossaram parlamentares, governadores e prefeitos "biônicos" (como eram chamados na época, escolhidos diretamente pelo ditador).

O último parágrafo, o mais hipócrita, colocava a culpa de tudo isso em Deus". Dizia: "o povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina"!

Há exatamente um (1) ano publiquei aqui no meu Facebook um comentário sobre isso, o qual transcrevo aqui: "Se houvesse um Golpe Militar hoje, isto aconteceria novamente: depois de uma euforia inicial, diante da realidade, os militares voltariam a ser odiados como foram de 1964 a 1985. Aqueles tempos foram terríveis. Quem tem hoje menos de 70 anos era muito jovem naquela época para entender."

Agora, outubro de 2018, temos dois militares da reserva como candidatos à Presidente e vice-presidente da República. São eles, respectivamente, o capitão Jair Bolsonaro e o General Mourão Filho. Ambos costumam fazer apologia ao Regime Militar de 1964-1985. Chegam a dizer que não houve uma ditadura! Anacronicamente ambos estão de acordo com o editorial do jornal 'O GLOBO', da Fundação Irineu Marinho, do redator Roberto Marinho, em 1964!

O mundo dá voltas e o Brasil patina sem sair do mesmo lugar!

Aqueles que não conhecem a História estão condenados a repeti-la” - Edmund Burke (1729-1797)


Nota: 
Em agosto deste ano, este assunto acirrou os ânimos da campanha eleitoral no programa Central das Eleições, da Globo News. Veja aqui:
BOLSONARO NO PROGRAMA CENTRAL DAS ELEIÇÕES
https://almirquites.blogspot.com/2018/08/bolsonaro-no-programa-central-das.html

𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
A. Quites
`°•○●□■♢《  》♢■□●○•°`

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras
clique aqui

Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. A crise brasileira é gravíssima
  2. Povo ludibriado
  3. Voto de cabresto
  4. Falta a devida transparência
  5. Ilusões e o processo eleitoral brasileiro
  6. Já não se faz GloboNews Painel como antigamente
  7. Ame-a ou deixe-a!
  8. Basta! Chega!
  9. Dura realidade, santa ingenuidade.
  10. O voto de cabresto e a ilusão com Bolsonaro
  11. Como se destrói uma nação
  12. Teste Oficial de Segurança das Urnas Eletrônicas
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa