domingo, 8 de julho de 2018

7 a 1 para a Alemanha

Por Almir Quites

"Sem palavras!" ("Ohne Worte!")

Quando a seleção de futebol da Alemanha foi desclassificada da Copa do Mundo deste ano, vi nas redes sociais uma avalanche de agressões contra aquele país, como se o Brasil tivesse sido agredido por ele e agora tivesse conseguido revidar. Na verdade, nem a Alemanha agrediu o Brasil na Copa de 2014, nem o Brasil venceu a Alemanha na Copa atual.

Como muitos outros brasileiros, eu percebi a grosseria que estava sendo exposta e também me impressionei com a quantidade de mensagens deste tipo.

Depois, li, no Facebook de um amigo, um texto que tinha sido compartilhado a partir do Facebook de Harry de Oliveira, o qual que reproduzo abaixo.

Visitei o texto original do Facebook e vi que o texto teve enorme repercussão. Foram mais de 500 comentários mais de 200 compartilhamentos.

O texto simplesmente explica que um time de futebol não é um país e que não se justificam as agressões verbais dos brasileiros contra o país do outro time. Isso mesmo, algo tão simples quanto óbvio. No entanto, nos comentários da postagem, choveram insultos, agressões verbais, insolências contra o autor e principalmente contra os alemães. A insanidade foi tanta, que chegaram a sugerir que Harry Oliveira seria judeu que fugiu para o Brasil durante a guerra, que foi acolhido pelo Brasil e agora, como ingrato, fugiu do Brasil ao invés de ficar aqui lutando ao lado dos brasileiros.

Como você verá, no texto de Harry não consta nada que seja ofensivo aos brasileiros. O autor apenas explica que independentemente de um simples jogo de futebol, ainda que seja um jogo da Copa do Mundo, a República alemã ainda "dá de 7 a 1" na República brasileira, o que é verdade! Os fatos são incontestáveis.

Procurei informações no próprio Facebook e também entrei em contato com Harry Oliveira. Ele é brasileiro, de Londrina/PR, mora na Alemanha há 18 anos, é filho de pais brasileiros e seu ascendente alemão veio para o Brasil muito antes da Primeira Guerra Mundial, ainda no século XIX. Hoje ele mora em Braunschweig, no sudoeste do estado de Niedersachsen, Alemanha.  

Os sucessivos compartilhamentos da redes sociais (repasses) também causam a exacerbação e a deturpação progressiva da informação.

Os brasileiros precisam aprender a preservar a verdade, a respeitar as diferentes culturas e nacionalidades, a encarar a realidade sem subterfúgios e aprender o genuíno significado da palavra cidadania. Deveres e direitos, que qualquer indivíduo tem, precisam ser respeitados, porque é isto que define alguém como pertencente a uma sociedade e a um Estado. Aqui, no Brasil, os direitos individuais são violados, da mesma forma que muitas obrigações também são desconsideradas. 

Os países europeus têm muitos bons exemplos que precisamos reconhecer. Por exemplo, eles têm os conceitos de direito, dever e sustentabilidade muito mais enraizados em suas culturas. 

Agora veja o texto de Harry Oliveira. Depois você verá alguns exemplos dos comentários que foram postados, mostrando a deseducação e confusão mental dos seus autores. Finalmente, apresento os meus comentários pessoais sobre este caso. 


7x1 para a Alemanha!
Por Harry Oliveira

Sobre o Brasil não preciso escrever, porque você já conhece, mas quero falar um pouco sobre a "Alemanha que foi para casa!".

Há 10 anos moro e trabalho na Alemanha, que ontem foi eliminada da copa do mundo. Vivo em um país com uma economia forte, juros baixos, mercado imobiliário em constante crescimento, setor de transportes funcionando a todo vapor, crianças estudando em escola pública e que podem escolher como segundo idioma o inglês ou o francês além de estudar latim como opção. Há vagas de trabalho em todos os setores que você possa imaginar.

É um país onde as pessoas respeitam as regras, onde pedestres, ciclistas e motoristas obedecem o semáforo quando está vermelho. A Alemanha é um lugar onde as pessoas não jogam lixo no chão e tudo é reciclado.

Nos domingos ninguém corta a grama do jardim e também não coloca aquela música alta, porque é o "dia do descanso" e ele precisa ser respeitado.

O país do 7×1 é um lugar onde o pobre e o rico podem frequentar o mesmo supermercado e ambos conseguem viajar e tirar férias. Esse país é um lugar onde há um calendário escolar de férias diferente em cada região para que as estradas não fiquem sobrecarregadas pelo fato de todos saírem para viajar ao mesmo tempo.

A lista de coisas na "Alemanha eliminada" é interminável, claro que ela não é perfeita e também tem os seus problemas, porém resolvi escrever esse pequeno texto depois de ver as redes sociais inundadas de mensagens dos patrióticos brasileiros, mensagens do tipo: "Alemanha, chupa essa mangavão pra casatodo mundo tenta mas só o Brasil e penta".

Para os tais brasileiros fica aqui a dica: A Alemanha volta para casa e continuará sendo a mesma Alemanha, com uma economia forte, uma população que sabe respeitar as leis e os limites do próximo, continuará sendo um país onde ordem e progresso, apesar de não estar escrito na bandeira, é real. Continuará sendo um país onde corrupto não tem vez porque cada cidadão é um fiscal.

Infelizmente a Alemanha marca 7x1 novamente, já o Brasil continuará sofrendo e padecendo nas mãos de pessoas inescrupulosas e à mercê de uma classe política irresponsável e corrupta que, na sua maioria, está no poder por causa de eleitores que se orgulham em dizer: "Ele rouba mas faz!".

Na imagem do jornal alemão está escrito exatamente aquilo que acontece: "SEM PALAVRAS".

Se quiser comentar fique a vontade, se discordar, ataque ideias mas não pessoas. Qualquer comentário desrespeitoso será apagado. H.O

Notas minhas:  

  1. Harry Oliveira não apagou os comentários desrespeitosos. Acho que ele entendeu que eles eram precisamente a confirmação da verdade de seu texto. 
  2. A imagem mostra as fotos de capa da revista alemã Bild nos dois momentos, na vitória de 2014 da Alemanha sobre o Brasil (7 x 1) e na derrota deste ano da Alemanha para a Coréia do Sul (2 x 0). Em ambos os casos a manchete foi a mesma: "Sem palavras!" ("Ohne Worte!")


Vejam agora alguns exemplos de postagens que choveram sobre a postagem de Harry Oliveira.

Maria Terezinha Moraes da Silva Verdade vc não mora aqui tem que morar ai eu dou credibilidade para suas palavras ,fugir da sua nação e falar bem de outra e muita covardia. Ainda mais Alemanha que foi tão cruel na guerra,mostra.
Gorete Simões É fácil falar quando se abandona o barco... volta pro barco pra ver se ajuda em alguma coisa. AffGerenciar
Jose Miguel Garcia Torrico Querido Harry, esqueceu comentar sobre o racismo, da falta de empatia com nações pobres,a intolerância aos imigrantes principalmente refugiados e pobres, da onda de neonazismo, da intolerância religiosa aos muçulmanos e das múltiplas e pequenas outras mazelas da terra teutônica. Apesar de não gostar de futebol fiquei bem feliz com a desclassificação da Alemanha, se você já está fora do Brasil, não tente nos inculcar seu complexo de vira-latas, sabemos e queremos corrigir as nossas próprias mazelas, mas isso toma tempo e dedicação e apesar de você não acreditar, eu acredito que há pessoas com boa índole nesta terra adorada Brasil 🇧🇷.Gerenciar
Maria Aparecida Ferreira Esqueceu tambem de falar (apesar de eu amar o povo alemao) o quanto patecem rebozinhos e nao sabem sequer ter ou demonstrar ou sentir uma alegria natural. Esqueceu tbm de dizer o quanto muitos brasileiros penam com a hostilidade e preconceito dos alemaes com os brasileiros. Esqueceu de dize da dificuldade decse validar um diploma na Akemanha e, por isso, engenheiros, advogados brasileiros tem que secsubmeyer ao sub-trabalho - os pesados, aqueles que nenhum alemao quer faze. Talvez o autor do texto nao tenha esse problema porque e pastor porque vive de dizimo, isso e, da fe alheia!!!
Sebastião Da Silva de Souza Você não passa de um covarde que abandonou seu país, se fosse patriota estaria aqui lutando para melhorar o país.Gerenciar

Valdecir Pedroso Prestes
 Verdade é um judeu, q foi caçado na Europa iguais a rato, fugindo da guerra, encontrou abrigo aqui no brasil Agora volta limpar os banheiros dos alemães.
Almir Monteiro Quites Parem com isto! É muito triste ver brasileiros se comportando deste modo, demonstrando xenofobia e exibindo preconceitos. O Brasil deve muito aos imigrantes que recebeu.
Gerenciar
Paulo Antonio Mascia Você (Harry Oliveira) optou pela Alemanha, assim fique de boca fechada. Todos sabemos dos FDP do Brasil.VENDEU A VACA É QUER AINDA TIRAR LEITE. A Alemanha,hoje, é grande e forte, mas com um passado HORRÍVEL ,fora os novos-velhos-nazistas.Deduzo que vive em Berlim, pois fora daí sempre será o eterno imigrante FDP,segregado,para eles. Chupa Alemanhã !P.S. em vários documentários mostra a Alemanha homofóbica,A Alemanha só é boa para os alemães.2 É pastor em Braunschweig ,Alemanha, vida mansa.TUDO EXPLICADÍSSIMO ( afff) 3-andorinha=ótimo.

Eliane Peçanha Mas pra chegar aonde chegou foi preciso um holocausto....👏👏👏👏Gerenciar

Noemi Marco Wilke Adolph E a mão escrava que construiu o Brasil? vão silenciar?

Eliane Peçanha Noemi Marco Wilke Adolph nem perto diante do holocausto...
Maria Aparecida Ferreira Mais um cidadao sem qualquer capacidade de raciocinio, reflexao e, principalmente, isencao. Nao sabe sequer que esse picareta descreveu a Alemanha do jeito que lhe convinha e sonegou informacoes negativas que a Alemanha tambem tem. Engolem tudo que lhes e enfiado goela abaixo como verdade.
Gerenciar
Ana Lima Essa Alemanha pra mim é podre terra de nazista filhotes do Hitler que matou milhares de inocentes judeus, negros terra de gente preconceituoso. Meu país é cheio de defeitos sim mais amo ser brasileira . Fica aí aqui continuamos tentando acertar .Mais espero que não tenhamos nunca um antecristo pra matar tanta gente inocente pra ser o país perfeito. No Sul do meu país só o que tem é alemão que vieram fugindo da guerra , foram acolhidos por este país que vc está denegrindo, Hoje os descendentes dos refugiados vão muito bem obrigada . P.S: Eu moro onde os gringos vem passar as férias. Pronto falei.Gerenciar
Carolina Teixeira Que infeliz comentário! Ridículo na verdade!!! Será que os alemães são felizes por terem tanta segurança? Acho que não. É só lembrar do que seu sentiu o time da Alemanha quando esteve aqui no Brasil. Por que escreve em português? Esquece o Brasil!?! Você é patético.Gerenciar
Amaro Francino de Souza Melhor que fique por lá mesmo é esses outros que concordaram com ele, que vá para lá também, e não voltem mais, pois falsos brasileiros que renegam sua pátria, melhor comprar passagem só de ida.

Nilson Rodrigues Duvido que estes nazistas tenhao acabado. deve ter muitos enrustidos no meio da sociedade e você nem sabe.
João Almeida Geralmente, esses brasileiros que vão morar fora, ficam estranhos... Deve ser o complexo de inferioridade... já não conseguiam nada aqui... o Brasil é só pra quem tem coragem de ir a luta...
Gerenciar
Valdecir Pedroso Prestes Olha, li muitos livros sobre a historia da alemanha, vejo sempre vários filmes e documentários, sobre hitler, até hoje assisti um procurando Hitler, no history Chanel. E pelo q vemos os vários alemães se refugiaram com o ouro dos judeus para vários países. Antes de ser devastada, em 1945. Depois q os russos ganharam a guerra, juntos com os americanos e tambem com meu titio avó, e os varios soldadados da feb, e tambem meu titio avo, chamado emanuel dias brasileiro, q lutou em Montese na Itália, um pracinha, matando vários alemães, e infelizmente, acabou tombando em combate. Fiz uma pergunta para um professor de história ai no texto. Como um país q foi devastado, se reergue, e hoje tem indústria no mundo todo. Eu irei responder por ele, já que ele não me respondeu: Graças ao ouro de até dos dentes dos judeus. Abraço, e desculpe pela intromissão.
Sonia Pinto Alves Soussumi Só pelo seu nome: Harry, já dá para ver que ou é fake ou seus pais tinham desejo de serem nobres!! Kkkk
Harry Oliveira. Isso é nome que se tenha???
Agora, sobre sua lamentável postagem :

Sim, a Alemanha é tudo isso.
Conheço bem a Alemanha, estudei em colégio alemão e tenho um neto que mora em Munique, não em um lugarejo como você.
O Brasil tem corrupção sim e nós, seu povo, estamos sofrendo muito com isso.
Mas, pelo menos, eu me orgulho de que meu país jamais teve um Hitler que fez atrocidades com milhões de seres humanos.
Me orgulho de jamais em meu país houve a divisão : Oriental e Ocidental, porque não somos um povo assassino.
Isso, Harry de Oliveira: fique aí na sua Alemanha maravilhosa.
O Brasil não precisa de pessoas assim, morando aqui.
Fique aí na sua vidinha “ maravilhosa” e por favor, não volte NUNCA MAIS !!



Magda MacKay Chagas Amei !!!!!!Parabéns !!!!Kkkkkkkkkkkk um bobalhão
Felizardo Silva Quantos anos tem a Alemanha?!...Ela não nasceu pronta, funcionando a todo valor, quantas guerras, quanta disputa territorial. 
Parabéns para a Alemanha! 

Agora, vamos nós, os brasileiros trabalhar por nossa Terra, ao invés de ficarem só criticando. Nossa missão é edificar uma Nação, e isso não se concretiza com ódio, desrespeito, indiferença. 
É fácil ir morar num país já construído. Ter Boa Vontade para contruir uma Nação, aí tem de ter algo maior chamado Amor a Patria. Não é para todos.
Gerenciar

Bartira Santos Trancoso Faltou dizer que apesar de toda esta maravilha, a Alemanha está prestes a deixar de existir. Um país de velhos, pouco jovens, menos crianças ainda. Estive por 15 dias no sul da Alemanha, visitei quase 15 cidades. Sabe quantas crianças eu vi? CINCO! Exatamente 5. É de assustar.
Gerenciar

​​

O autor respondeu simplesmente assim: 
Harry Oliveira: "Infelizmente há pessoas que não conseguem discutir ideias e opiniões, atacam a profissão, a cor, o nome, a família, a religião e tudo o que acharem pela frente. Abraços 

Um diálogo com sentido só é possível entre pessoas com uma grande lucidez." [Tomáš Halík]"


Agora, meu comentário final 

A crônica A PÁTRIA EM CHUTEIRAS, que emprestou seu título a uma coletânea de crônicas esportivas escritas por Nelson Rodrigues entre os anos 1950 e 1970 (
organizada por Ruy Castro para a Companhia das Letras), foi publicada no jornal “O Globo” no dia 2 de junho de 1976 como "A PÁTRIA DE CHUTEIRAS" (aqui foi mudado para "de chuteiras" em vez de "em chuteiras"). 

Seu parágrafo de abertura dizia o seguinte sobre a seleção brasileira de futebol:

"Pergunto: – para nós, o que é o escrete? Digamos: – é a pátria em calções e chuteiras, a dar rútilas botinadas, em todas as direções. O escrete representa os nossos defeitos e as nossas virtudes". (Nota: "escrete" vem do inglês "scratch", que significa "linha ou marca desenhada para servir de ponto partida; linha de partida" no sentido de que todos os competidores partem da mesma linha, do mesmo ponto).

Em pouquíssimas palavras, Nelson Rodrigues conseguiu definir poeticamente o sentimento do povo brasileiro em relação a Seleção Brasileira de Futebol, mas não é verdade que o escrete seja uma espécie miniatura da nação brasileira e nem deve ser um símbolo dela. A pátria não não pode ser reduzida a um "escrete" de futebol. Isto seria banalizar o Brasil. Deveria ofender aos brasileiros

Os brasileiros que confundem o patriotismo com torcida de futebol ofendem a nossa nação. Os brasileiros que fazem esta confusão são os que são superficiais, os que se fixam no que é supérfluo, fútil, os que preferem acreditar em mitos, para manter suas ilusões mais caras, e não encaram os fatos, preferem reinterpretá-los conforme as suas crenças de conveniência. 

É o que os comentários reproduzidos abaixo demonstram. 

É muito triste ver brasileiros se comportando deste modo, demonstrando xenofobia e exibindo preconceitos. 

O Brasil deve muito aos imigrantes que recebeu. É dificílimo encontrar uma família brasileira que não tenha origem estrangeira. 

É verdade que o povo alemão é muito mais evoluído e mais bem educado que o brasileiro. Temos que aprender com eles. Para isso, primeiro temos que aprender a reconhecer nossas deficiências ao invés de buscar desculpas esfarrapadas. Devemos reconhecer os bons exemplos que podem nos inspirar. 

Sim, os alemães continuam "dando um banho" em nós, não no futebol, mas em tudo aquilo que é mais importante.

Harry Oliveira, autor do texto, está ajudando o Brasil. Precisamos reconhecer isso! O Brasil não sairá da crise em que se encontra, com altíssimo nível de criminalidade, se não aprender a se comportar como os alemães, os suíços, os suecos, os dinamarqueses e muitos outros países europeus que sabem controlar seus políticos e não se deixam envolver com fanatismos horrorosos. No Brasil, um país em que o Congresso Nacional deixa de trabalhar o dia inteiro só porque a seleção de futebol joga às 11h da manhã, não dá para se ter esperanças, a menos que aprendamos a ter vergonha e a tirar daí a motivação para iniciar uma mudança radical.

A Alemanha soube assumir a responsabilidade pelo nazismo, embora nem todos os alemães fossem nazistas. A maioria foi vítima dele. 

A Alemanha teve vergonha do que aconteceu lá, quando foi envolvida por um líder populista que, dizendo-se líder dos trabalhadores, implantou uma ditadura cruel e levou o país a uma guerra sem sentido. Os alemães souberam extrair justamente desta vergonha a força, a determinação e a capacidade de organização para recriar este fabuloso país que hoje lidera a Europa.

Enquanto não tivermos a humildade de reconhecer estes fatos, continuaremos a fazer gol contra., como, por exemplo, apoiando políticos corruptos ou de moralidade discutível ou ainda fechando os olhos para um sistema eleitoral fraudulento e que, ao não permitir a renovação política, mantem o país em processo de regressão.   

Continue lendo aqui:
https://almirquites.blogspot.com/2017/07/diferencas-culturais-e-xenofobia.html


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
Almir Quites
`°•○●□■♢《 ∀Ϙ 》♢■□●○•°`

Para ler artigos sobre as urnas eletrônicas brasileiras


Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.


  1. Bolsonaro é a imagem invertida de Lula
  2. Manual do Protesto do Joãozinho
  3. Junta apuradora de votos inexistentes
  4. O mau exemplo do candidato
  5. Invasão de "fake news"
  6. Desilusão é só para iludidos
  7. Notícia falsa faz mal! Não as repasse.
  8. Teste Oficial de Segurança das Urnas Eletrônicas
  9. A normalidade da farsa
  10. Temos república?
  11. Eleição no Japão é mais uma lição
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outrs variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa