domingo, 7 de janeiro de 2018

O tempo passa, a memória reconecta

Por Almir Quites

Brasil, equipe Campeã Mundial de Basquete em 1963.
O grupo de 12 jogadores era: Amaury Pasos (n° 4, Sirio - SP), Luiz Cláudio Menon (n° 11, Sirio - SP), Antonio Sucar (n° 12, Sirio - SP), Wlamir Marques (n° 5, Corinthians), Ubiratan Maciel (n° 6, Corinthians), Waldemar Blatskauskas (n° 14, XV de Piracicaba - SP), Rosa Branca (n° 9, Palmeiras), Mosquito (n° 7, Palmeiras), Jatyr Schall (n° 10, Palmeiras), Victor Mirshauswka (n° 13, Palmeiras), Fritz (n° 15, Fluminense) e Paulista (n° 8, Vasco da Gama). Treinador: Kanela.

Em 1959, o Brasil foi Campeão Mundial de Basquete (FIBA)! Na época, eu jogava no juvenil do Grêmio de Porto Alegre. No ano anterior, disputando o campeonato estadual eu, jogando pelo Grêmio, tinha perdido a partida decisiva para o Corinthias de Santa Cruz, que tinha ótimas equipes, tanto no juvenil como na categoria de adulto. 

Comecei a me empolgar pelo basquete com 12 anos, quando o Brasil foi vice-campão mundial masculino, em 1954. O campeonato foi disputado no Rio de Janeiro, organizado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e pela Confederação Brasileira de Basquetebol.

Era um tempo em que se jogava com calções bem curtinhos. Hoje, joga-se com calções-bombacha!

Acompanhei os Campeonatos Mundiais de Basquete de 1959 e 1963 pelo noticiário da TV e pelos jornais, ambos brilhantemente conquistados pelo Brasil.  A TV, recém começando, ainda era em preto e branco. Não existia o vídeo-tape, nem a TV Globo, muito menos a Rede Globo!

Wlamir, Amauri, Menon, Mosquito e Paulista eram meus ídolos do esporte.

Não esqueço do Kanela, já falecido, o técnico que inovou o basquete da época com o arremesso de "jump", o deslocamento súbito para o “arremesso da zona morta” e o "veloz contra-ataque cruzado" (o qual nós imitávamos no juvenil do Grêmio). Na época, foi uma revolução no basquete.

O basquete brasileiro era mundialmente respeitado. 

Em 1960, a seleção masculina foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma, feito que se repetiu nos Jogos Olímpicos, de Tóquio, no Japão, em 1964. Naquela época, Oscar e Marcel ainda eram menininhos!

A seleção feminina foi a quinta colocada em 1964, logo atrás dos EUA, e a equipe campeã foi a União Soviética (que já não existe). "Magic" Paula e Hortência eram bebês!

Em 1970, a seleção masculina de basquete voltou ao pódio como vice-campeã Mundial da FIBA, em Ljubljana na Iugoslávia.

Velhos tempos! Parece que foi ontem!

Hoje, já no século XXI, quase 60 anos depois, o Paulista é meu amigo! Já jogamos juntos nos Campeonatos Brasileiros de Master, embora um contra o outro (ele joga pelo Estado do Rio de Janeiro). 

Os meus heróis precisam ser mais reconhecidos neste país, que só tem olhos para o futebol. 

Vejam o vídeo! Eles estão nele e ainda andam "acontecendo"!

====
 Fonte: https://youtu.be/Ad6AmpQEj-Y

Comentário sobre a partida final de 1963:
Wlamir e a Taça

- "Neste campeonato eu consegui meu melhor desempenho em todas as partidas, até então nunca havia tido. Depois do jogo final fui jantar e quando entrei no restaurante, todo mundo ficou de pé e bateu palma" – conta Amaury.
 
- "Guardo para mim como a maior emoção que eu tive na minha vida jogando basquete. Quando o jogo acabou, houve invasão de quadra e todo mundo desesperado, querendo alguma coisa da gente. Eu não esqueço, isso aí eu não vou esquecer" – lembra Wlamir.


Amauri em ação

Conheça o Hino do Basquetebol Master, aprovado pela Assembléia Geral da FBBM. Clique aqui: 
http://almirquites.blogspot.com.br/2017/10/proposta-hino-basquetebol-master.html

Você pode ouvir e fazer "download" de graça.

__________________________________
🎼🎼
𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
Almir Quites
`°•○●□■♢《 💚💛 》♢■□●○•°`

O  espetacular Paulista

Para mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. Envelhecer
  2. Reflexões no meu dia 10 de janeiro
_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa