sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Medo, hipocrisia e explosividade social

Por Almir Quites - 10/02/2017


Os governantes do Brasil, nas três esferas de poder, dão diariamente verdadeiros "shows" de hipocrisia. Ontem mesmo, parlamentares, que foram pegos em flagrante fazendo conchavos para acabar com a Operação Lava-Jato e que posteriormente confirmaram esta intenção ao apoiarem e votarem a favor de projetos de lei que tinham exatamente este objetivo, davam entrevistas dizendo que "a Operação Lava-Jato deve ser fortalecida". A hipocrisia é tanta que até confunde o povo! Emburrece o povo!

A hipocrisia já está se tornando uma característica brasileira. Isto vem acontecendo há muito tempo! O próprio povo tem apoiado hipócritas, mentirosos, fanfarrões. Por exemplo, o povo apoiou um presidente que nem mesmo concluiu o primeiro grau e ainda acreditou que ele realmente governava o Brasil. Acreditou até mesmo que ele fosse um gênio da política. Acreditou ou isto também foi pura hipocrisia?

Um povo confuso interessa aos políticos desonestos. O povo brasileiro chega a inverter os valores (
como atacar policiais no cumprimento de suas funções enquanto apóia ladrões e narcotraficantes) e até aceita governantes desonestos, mesmo que isto signifique a espoliação do Estado. Esquece que o Estado pertence a sua própria pátria. Esquece também que quem pagará a conta será ele próprio. Atualmente os brasileiros trabalham cerca de 5 meses por ano só para pagar os impostos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e os malandros roubam e abusam destes recursos fazendo projetos megalomaníacos e programas de assistencialismo sem critérios, com o vil interesse de se promoverem ou comprar votos.

O Estado do Rio de Janeiro, mesmo se desfazendo em dívidas, anunciou ontem, um aumento salarial aos funcionários públicos. É a mais completa irresponsabilidade fiscal!

O Brasil é um dos mais atrasados países do mundo em qualquer dos quesitos pesquisados, seja em segurança pública, em saúde, qualidade de vida ou educação. Em todos estes quesitos o Brasil tem índices vergonhosos para qualquer governo e desastrosos para os seus cidadãos.

O pior, no entanto, é a insegurança jurídica. Como fazer contratos se o Estado é incapaz de assegurar o cumprimento das leis? O Brasil de hoje se assemelha ao final da República de Weimar, a qual antecedeu à escalada nacional socialista de Adolf Hitler na Alemanha, caracterizada por recessão, estagflação, radicalismo ideológico e insegurança jurídica.  Logo, o Brasil parece estar ante uma convulsão social. 

A Constituição da República, esta que foi hipocritamente chamada de "Constituição cidadã", foi feita por políticos e sob medida para os políticos. A Constituição é desrespeitada pelo próprio STF, órgão cuja função constitucional é justamente a defesa dos preceitos constitucionais. Outra hipocrisia.

Envergonhado, observo que a hipocrisia é uma constante em nosso dia a dia. Até o presidente Temer dá espetáculos hipócritas diários, bem como fazem os demais políticos. Parece que eles não têm medo da opinião pública, mas "se pelam de medo" de ir para a cadeia. A hipocrisia é condimento para o povo nela se perder. A sutileza de uma bomba atômica é para se defender da justiça com medidas vis e até inconstitucionais.
Nos últimos dias, o presidente Temer nomeou Moreira Franco para o ministério, com a evidente intenção de lhe conceder foro privilegiado (
tal como a presidente Dilma tentou fazer com o ex-presidente Lula), e indicou Alexandre de Moraes para o STF, com a evidente intenção de contar com um aliado no momento em que ele próprio (Temer) for delatado na Lava-Jato. Duas medidas escandalosas e reveladora do pânico que domina os políticos. Hoje o terror supera a hipocrisia.

O tempo passa e o Brasil permanece atolado num "mar de lama", incapaz de encontrar líderes honestos, corajosos, que expressem a verdade, doa a quem doer, e que sejam capazes de enfrentar, com qualquer risco e sacrifício, os atuais sanguessugas do Estado brasileiro. O sistema eleitoral está completamente corrompido.

Há exatos 3 anos, em 2014 (como o tempo passa rápido?), publiquei no Facebook o seguinte:

"BRASIL DE HOJE: O IMPÉRIO DA HIPOCRISIA
Hipocrisia é fingir uma moral que não se tem; é abdicar da moral que se quer exigir dos outros.Ontem, Lula não poupou críticas aos ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, do STF, por eles terem feito declarações públicas após a condenação dos réus dos petistas do Mensalão. Este mesmo Lula que em 2010, quando era presidente, deixou extra oficialmente a presidência para participar da campanha de Dilma Rousseff nos palanques. Há coisa mais grave e ilegal que isto? Caso típico de improbidade administrativa! Claro uso de cargo público em benefício próprio e do partido! Algo assim nunca tinha acontecido antes neste país!Anteontem, quinta-feira, o deputado José Geraldo (representante do PT, não do povo), foi à tribuna para atacar a reputação e a honra pessoal de Ramona Rodríguez , a médica cubana, acusando-a até de querer… namorar!!! É asqueroso!Por que este deputado não veio a público protestar contra a Sra. Rosemary e Lula, seu protetor, o qual a presenteou com a direção de um poder estatal paralelo a custa do contribuinte. O romance de Luiz Inácio Lula da Silva e Rosemary Noronha, custou ao contribuinte, milhões de reais. Até esta data, o caso ‘rosegate’ está abafado.

Os exemplos de hipocrisia estão pululando diariamente."

O tempo passa e a desordem institucional vai se transformando em explosividade social. Foi o que previ no final de 2016, quando apontei a insegurança jurídica como o maior problema brasileiro, muito mais sério que o econômico! Fiz esta previsão, em dezembro de 2016, quando publiquei o seguinte artigo:
A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DA HIPOCRISIA

http://almirquites.blogspot.com.br/2016/12/a-insustentavel-leveza-da-hipocrisia.html;

e  também neste:

LEIA e compare com o que está acontecendo hoje!

É claro que não era difícil prever a desordem pública que se verifica hoje. O problema é que nossos governantes, com raras exceções, cuidam apenas de sua carreira política, como se política fosse uma profissão, e nem desconfiam que precisam administrar um país em prol da sociedade!

... .....`°•○●□ ♢ 《 Espalhem 》♢ □●○•°`..... ...



_____________________________________________________________
Aviso sobre comentários:
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!

Volte sempre!
_____________________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM   
 USE OS BOTÕES ABAIXO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa