domingo, 24 de janeiro de 2016

VOCÊ LÊ APENAS TEXTOS CURTOS?

Por Almir Quites - 09/12/2015

Nas redes sociais, você lê artigos ou... 
...VOCÊ LÊ APENAS TÍTULOS E RESUMOS? APENAS TEXTOS CURTOS E SIMPLÓRIOS?

Se a resposta for SIM, então você não sabe o que está perdendo. Você não será diferente daqueles militantes tolos e convencidos que são acionados por palavras de ordem. Eles não passam de peças da "massa de manobra"[1]

Saiba que ler textos de qualidade é a forma mais eficiente de se aprender a analisar situações, resolver problemas e adquirir um vocabulário mais rico. Além disso, a leitura é benéfica para o seu cérebro, o qual desenvolve capacidade de concentração, o foco seletivo consciente e a imaginação. Todos esses benefícios ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória. Evitando enganos e auto-enganos você terá mais chances de ter uma vida mais saudável.

Apenas escolha os artigos pelos títulos e resumos mas, depois, leia-os na ÍNTEGRA com calma e atenção. 

Amor à sabedoria implica em esforço e persistência. No entanto, com o tempo, você terá sede de aprendizado. Você buscará novos livros, de qualidade, como manancial de vida. 

Todos os bons artigos indicam conexões ("links") e fontes, para que você possa ampliar o seu entendimento do assunto. Siga-as e você se surpreenderá com o descortinamento de novidades e o entrelaçamento de conceitos e de fatos, que vão compondo um fascinante enredo e contexto. Você formará suas próprias ideias com embasamento mais firme e deixará de ser enrolado com ideias soltas e enganadoras.

Ensine isso a seus filhos com o seu exemplo. Não se faz um PAÍS com "massas de manobra". Não se faz um PAÍS sem CULTURA. Claro, estou me referindo a cultura do saber, do cultivo da inteligência (intelectocultura). Neste sentido, cultura é o complexo sistema que inclui a ciência e todo o conhecimento desenvolvido pelo ser humano, mais a arte, a moral e os costumes. Uma pessoa culta usa o seu "intelecto" para estudar, refletir e analisar ideias e fatos de modo mais coerente e profundo. 

Cultivar a inteligência exige treino persistente, mas que com  tempo se torna algo tão simples e prazeroso quanto caminhar.

Cultura não se confunde com grau acadêmico. Tanto que há bacharéis (formados em qualquer curso superior na universidade) sem cultura. Meu pai, por exemplo, não tinha diploma de curso superior, mas era muito culto!

Há doutores sem cultura, mas não há pessoa culta sem profundidade, sem estudo e esforço. A falsa cultura está ao alcance de todos e é simplista, reducionista, mas a superficialidade do pensamento é perigosa! Os prejuízos ao país são incomensuráveis.

Um exemplo disso é a questão muito discutida no Brasil: as urnas eletrônicas. A superficialidade do debate é perceptível até nos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que votam sem entender do assunto. O parecer da ministra Carmen Lúcia, em 2013, foi um exemplo cabal disso. 

Aí está um bom começo! Como você sabe, há muitos questionamentos no Brasil referentes ao secreto sistema de apuração eleitoral. Este é um tema que todos discutem, mas pouquíssimos entendem! Leia sobre este assunto, consolide sua opinião e discuta com seus amigos. Ajude a conscientizar os brasileiros.

Leia aqui: A REBELDIA DO TSE
http://almirquites.blogspot.com.br/2015/12/tse-e-sua-rebeldia-reprovavel.html

Você vai conhecer a urna eletrônica brasileira de terceira geração, que o TSE desconhece! Também vai conhecer as evidências da fraude eleitoral de 2014.

Os políticos brasileiros são de muito baixo nível intelectual. Fico abismado quando assisto pela TV os debates e discursos da Câmara dos Deputados e do Senado. Fico cismando: "como podem estes caras ter chegado aí? Estas 'casas do povo' deveriam ser reservadas para pessoas de alto nível, para excelências, no sentido literal!

O fato é que o Brasil é governado por... ignorantes! Não quero ofender, quero apenas ser preciso e verdadeiro. Na política brasileira, o governo é incapaz de traçar estratégias de longo prazo, não fixam metas, apenas anunciam lindas intenções. A oposição, por sua vez, é ineficaz em sua função de fiscalizar o governo em nome do povo. A oposição não entende que a eficácia política se mede pelos resultados e não pela beleza ou pela explosividade dos discursos. Estes servem apenas para comunicação, mas não são a essência.

No Brasil, conforme dados do IBOPE[2], o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população. Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 em cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado. Isto torna o brasileiro não apenas muito suscetível à doutrinação de todo o tipo, mas também muito propenso a se tornar um doutrinador, o que faz proliferarem os fanáticos e exacerba o fanatismo. Então, opiniões contrárias são absolutamente ignoradas, as pessoas tendem a aderir cegamente a uma posição, doutrina ou sistema. São tolos movidos a palavras de ordem. Estes não aprendem nem mesmo com seus erros, o que é a pior maneira de aprender. Não seja mais um analfabeto funcional!


Agora pergunto: você  leu o texto indicado anteriormente (A REBELDIA DO TSE)? 

Se não leu, então dá-me a sensação de que tudo o que escrevi aqui foi em vão! Que adianta ter internet, esta maravilha tecnológica, se você não se aprofunda em nada, apenas pula de galho em galho na floresta das superficialidades?

Se você leu, então está expandindo o seu universo! Quem evolui faz diferença, tem competência e ajuda os outros a alcançar nobres objetivos.

Exemplos de outros textos correlatos:
___________________________

Notas:

[1] Massa de manobra é o conjunto de pessoas fanatizadas por uma ideologia pré-formada por um grupo político, de mídia, religioso, ou de outra natureza para que a defendam. Agem como gado que os vaqueiros conduzem para onde querem.

[2] O IBOPE é a maior empresa privada de pesquisa da América Latina e a 13ª maior do mundo. O Brasil tem 75% de analfabetos funcionais, diz Ibope. Veja aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional

_____________________________



__________________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Aviso sobre comentários:
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa