sábado, 3 de outubro de 2015

Brasilunça

Por Almir Quites - 02/10/2015


Chama-se de populismo o conjunto de práticas políticas que consiste no estabelecimento de uma relação direta entre as massas e um líder carismático (*). "Você é pobre porque outros são ricos", apregoam os populistas, como se a riqueza de um fosse necessariamente a pobreza de outro.

O populismo sempre conduz um país a uma bagunça generalizada. Na América Latina, por exemplo, os casos recentes são os da Argentina, de Nestor Kirchner & Cristina Kirchner; da Bolívia, de Morales; do Uruguai, de Mujica; e da Venezuela, de Chávez. O nosso país, de Lula & Dilma, não é exceção. A Brasilunça é nossa também!


Vivemos uma brutal e bárbara deterioração institucional, a começar pelo comportamento dos próprios chefes de Estado e de sua base alugada. Destaca-se a ação danosa do governo Lula em suas relações institucionais com os demais poderes, em especial com o Legislativo, que marcam o funcionamento desse poder até hoje. O presidente costumava atacar o poder judiciário, os tribunais de contas, e a própria imprensa, em atitudes de franco descontrole e de fundo autoritário, pouco compatível com o estágio democrático já havia sido alcançado no Brasil. Desde o primeiro momento, com objetivo de montar da base de apoio ao governo na frente política, foram desviados recursos públicos, inclusive das empresas estatais, para comprar a adesão de parlamentares e de bancadas inteiras, tornando-as subservientes do executivo.Todos os órgãos públicos foram aparelhados, destruindo os diversos sistemas internos de ascenção na carreira por mérito. Até os órgãos do judiciário foram subvertidos. Os populistas se aproveitaram de todas as brechas existentes na Lei e principalmente dos erros existentes na Constituição brasileira.

Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) é governista. Era óbvio que isto aconteceria. Primeiro, porque a Constituição de 1988 foi feita pelos próprios políticos que se beneficiariam dela. Assim, estabeleceram que eles próprios escolheriam os membros do STF e que este seria o privilegiado foro que os julgaria. Segundo, porque a emenda da reeleição  facilitou e apressou o domínio do STF por parte de um único partido. Assim, a porta estava aberta para aventureiros oportunistas.

Agora o STF se transformou em ator da política brasileira. Ante uma eventual rebeldia do Congresso, os governantes legislam via STF. Isto aprofunda o risco do país. 


O STF confunde suas atribuições com as atribuições do Poder Legislativo. Gera-se uma barafunda jurídica com sérias consequências. 

Para entender melhor tudo isso, com mais detalhes, leia  o seguinte artigo:
O VEXAME DO SUPREMO TRIBUNAL
http://almirquites.blogspot.com.br/2015/09/vexame-do-supremo-tribunal.html

O poder executivo também está numa barafunda nunca vista. A presidente Dilma nunca governou, de fato, o país, por ser incompetente, mas agora este fato se escancarou. Lula, que também nunca governou, por ser incapaz, e que atualmente não possui cargo algum, ressurge no palácio do planalto como se fosse o "salvador da pátria". Aproxima-se visivelmente do poder central para proteger-se da Justiça. Como sempre, faz bravatas, agora posando de "O Candidato" para o pleito de 2018. A mídia sugere que ele manda e Dilma obedece. Se ele achar necessário, poderá ser nomeado ministro do governo Dilma, para garantir-lhe o foro privilegiado (foro por prerrogativa de função, conforme art. 102, inciso I, alínea “c”, da Constituição Federal), como blindagem contra os avanços da Operação Lava Jato (**) e do Ministério Público Federal. Seria um ato indecoroso do governo de Dilma Rousseff!

Os presidentes da Câmara e do Senado Federal também estão envolvidos com crimes e logo estarão nas mãos da Justiça. Os deputados e senadores, em grande maioria, são pessoas de baixíssimo nível cultural e nem desconfiam disso. Quase todos os governantes deste país, nas três esferas de poder, são despreparados e mal educados. Eles deseducam o povo, que deseducará as novas gerações de brasileiros. A "brasilunça" pode se propagar para o futuro

Afinal, quem governa esse país? Quem tem legitimidade para isso? 

O Brasil sangra, suas veias estão abertas. Cidadãos honestos, façam alguma coisa urgentemente! Mostrem a sua indignação! Entrem com mais ações de improbidade administrativa contra a presidente Dilma! Agilizem o processo! Precisamos não apenas salvar o país, mas também refazê-lo. 

Não façam como o PSDB, que assiste passivamente o país se esvaindo enquanto espera vencer as eleições de 2018. Não vão conseguir! Eles já cometeram este mesmo erro em 2005. A apuração eleitoral não é honesta e está sob controle. O voto impresso acaba de ser vetado pela terceira vez, agora pela presidência da república. O povo vai ser iludido novamente. 

Leia aqui:  ELEITOR, VOCÊ É TOLO! 
http://almirquites.blogspot.com.br/2015/09/eleitor-voce-e-tolo.html

Almir M. Quites
________________________
(*) Líder carismático
Carisma é tudo o que torna o líder especial, único, possuidor de peculiaridades atraentes. Em política , o líder carismático é produzido com forte ação da mídia. No Brasil, o termo mídia foi cunhado a partir do aportuguesamento do inglês "media", para designar o conjunto de profissionais e organizações  que trabalham na área da propaganda. Todo o ditador, porque facilmente controla a mídia, transforma-se em líder carismático.

(**) Operação Lava Jato
Operação Lava Jato é o nome de uma investigação, realizada pela Polícia Federal do Brasil, cuja deflagração da fase ostensiva foi iniciada em 17 de março de 2014[5], com o cumprimento de mais de uma centena de mandados de busca e apreensão, prisões temporárias, preventivas e conduções coercitivas, tendo como objetivo apurar um esquema de lavagem de dinheiro suspeito de movimentar mais de dezenas de bilhões de reais.

.   ☆ ••• ○○○○ □  ___________  □ ○○○○ ••• ☆   .

"Parece uma bestera" e era!
====




Lula vende Medida Provisória
====

"Renan Calheiros e o PT estão aplicando golpe no país para blindar Dilma", diz o senador.

====

==========<<< O >>>==========



__________________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Aviso sobre comentários:
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa