sábado, 3 de outubro de 2015

A escassez mundial de água

VIVA A ÁGUA,  MAS CUIDE D'ÁGUA
por Almir Quites - 01/10/2015

O verde e o azul são os tons que a água cria. São os tons da natureza, que anda sedenta!

O ser humano é um recipiente ambulante de água pura. O corpo humano possui cerca de 65% de água, em homens adultos, e 60%, em mulheres adultas. Uma homem de 77 kg, por exemplo, carrega 50 litros de água.  Esta água precisa ser completamente renovada, pelo menos, a cada mês. 


A água potável é rara na Terra. Por não cuidarmos adequadamente das fontes desta água, a humanidade está em grande risco. 

As fontes de água devem ser protegidas e muito bem cuidadas. 

Incentivar o cuidado com as fontes de água é uma das sete áreas da missão científica do Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey - USGS). Trata-se recolher e divulgar informações confiáveis, imparciais e oportunas, para que possamos entender melhor a urgência de cuidarmos mais dos recursos hídricos do nosso planeta.  

O USGS foi o criador da imagem abaixo: uma imagem que dá ideia perfeita de como há pouca água no planeta Terra, em comparação aos materiais sólidos que formam seu volume.


A imagem mostra o tamanho de uma esfera que conteria toda a água da Terra, em comparação com o planeta. Repare que estamos falando de volume, não de superfície. Cerca de 70% da superfície terrestre está coberta por água, mas o volume de água em relação ao volume da Terra é ínfimo.

A esfera azul, em cima dos EUA, tem um diâmetro de aproximadamente 1.385 km, com um volume de 1.386.000.000 km³. A esfera inclui toda a água dos oceanos, mares, geleiras, lagos e rios, além das águas subterrâneas e atmosféricas, e até mesmo a água dentro de você, do seu animal de estimação, dos tomates na sua geladeira. Ah, inclui também a água deste meu copo aqui.

O volume de toda a água seria de aproximadamente 1,386 bilhão de quilômetros cúbicos (km³). Um quilômetro cúbico de água equivale a cerca de um trilhão de litros d’água. Cerca de 12.900 km³ de água, a maior parte na forma de vapor d’água, está na atmosfera. Se toda ela precipitasse de uma vez, a Terra seria coberta por apenas 2,5 cm de água.

A cada dia, 1.170 km³ de água evapora ou transpira para a atmosfera. Se toda a água do mundo fosse derramada sobre os EUA, ela cobriria todo o território com uma profundidade de 145 km.

Há mais água doce no subterrâneo da Terra do que em lagos e rios. Mais de 8.400.000 km³ de água doce estão armazenados na Terra, a maior parte a até 800 m da superfície. Mas se você realmente quer encontrar água doce, a maior parte está armazenada nos 29.200.000 km³ de geleiras e calotas de gelo, principalmente nas regiões polares e na Groenlândia.

A quantidade de água doce é representada pela esfera azul menor. Comparte com o volume da Terra e com a quantidade total de água (esfera maior).



A água doce potável é representada pela esfera que você quase não vê (pontinho azul, mais abaixo, sobre a Flórida). 

Corra! Vá verificar se suas torneiras estão bem fechadas. 

A água é um vínculo entre os seres humanos e a natureza. Ela está sempre presente em nossa vida diária e na nossa imaginação. Desde o início dos tempos, ela moldou sociedades extraordinárias. A luta pelo acesso às fontes de água foi atroz.

Hoje, em muitos lugares, parece haver abundância. Esta percepção equivocada leva Industriais, agricultores e consumidores comuns a desperdiçar a água. Porém, atualmente os suprimentos estão diminuindo, enquanto a demanda continua crescente. É tempo de mudar de atitude!

A água é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Estudiosos apontam que, futuramente, a água poderá se tornar rara, caso continue ocorrendo desperdício. Em algumas regiões do mundo, principalmente nas mais pobres, já ocorre a falta de água.

As coisas são especialmente perigosas nas cidades, onde a demanda de água está explodindo. Pela primeira vez na história humana, em breve haverá mais pessoas vivendo em cidades do que no campo e assim o consumo de água vai continuar a aumentar. A crescente urbanização vai aguçar a rivalidade entre os diferentes tipos de usuários de água.

A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância. Logo, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas das perdas e do seu consumo. 

Grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso, quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade. Do mesmo modo, os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas e de irrigação, entre outros.

A água doce é um bem escasso. Uma vez que é impossível aumentar a oferta, então a demanda e os desperdícios devem ser reduzidos. Como?

  • Não use água para lavar carros e calçadas;
  • Ao escovar os dentes, feche a torneira;
  • Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;
  • Acabe com os vazamentos em canos residenciais;
  • Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água;
  • Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a empresa de água responsável ou a prefeitura.
  • Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca-las na máquina de lavar;
  • Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Este é um problema de escala global!
Ninguém pode ignorá-lo!
====

O que fazer por aqui?
__________________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Aviso sobre comentários:
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa