terça-feira, 12 de maio de 2015

UM EXEMPLO PARA O BRASIL: ELEIÇÕES NO REINO UNIDO

Por Almir M. Quites - 08/05/2015

Ontem, dia 07/05/2015, houve eleições gerais no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, que possui mais de 63.000.000 de habitantes. Lá o processo eleitoral é transparente e auditável. O voto não é obrigatório, é um direito. O dever de votar bem implica no direito de não votar, caso o eleitor não tenha convicção suficiente. O número de eleitores foi de 23 milhões. 


O processo eleitoral usa urnas de plástico transparente e voto de papel. O processo se encerrou às 22 h e os votos foram apurados manualmente logo a seguir. Todas as urnas são apuradas em paralelo, quase ao mesmo tempo. Todo o processo de apuração é aberto e verificável. Os primeiros resultados são declarados uma hora depois. O resultado final é anunciado até 3 horas da manhã do dia seguinte. Portanto, apenas 5 horas após o fechamento das urnas, os resultados finais são anunciados. Se a apuração é tão rápida e publicamente conferível, para que urna eletrônica? 

O Partido Conservador do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, ganhou as eleições por maioria absoluta, com 11.334.920 votos, segundo os dados oficiais divulgados na madrugada desta sexta-feira (08/05). Os "tories" obtiveram as 326 cadeiras necessárias para governar sozinhos, com maioria, na câmara dos Comuns do parlamento de Westminster, integrada por 650 deputados. Finda a apuração, ninguém tem qualquer dúvida sobre a lisura da vitória. 


Para ênfase, repito que eles não usam URNAS ELETRÔNICAS! Eles conferem toda apuração eleitoral e dão o resultado final poucas horas após o pleito. O processo eleitoral está sob o controle dos cidadãos. Um exemplo para nós brasileiros. 

Aqui, no Brasil, usamos o processo de apuração eleitoral mais atrasado do mundo. Aqui o processo de apuração se faz em total segredo, dentro de cada urna e na ultra secreta intranet do TSE. O TSE garante que "a apuração é honesta", como se a apuração pudesse ser feita sozinha, sem interferência humana. Não é assim. As urnas são computadores que fazem a contagem não necessariamente do modo honesto, mas do modo como foram programadas a fazer. Só cerca de meia dúzia de especialistas tem acesso à programação e não se sabe quem são eles. 

O que é melhor, urna eletrônica ou urna de lona?  A abundante e massiva propaganda do governo tratou de convencer a todos que a melhor é a eletrônica, a qual foi mentirosamente apresentada na mídia como se fosse de "altíssima tecnologia", um orgulho nacional. Mas não é assim. Leia aqui para se informar melhor.
http://almirquites.blogspot.com.br/2013/10/urna-eletronica-ou-urna-de-lona.html?m=1

A urna eletrônica usada no Brasil não é totalmente confiável, está sujeita a fraudes internas e externas e não permite auditoria. Isso significa que seu voto pode ser contado para outro candidato e não existe modo de se fazer prova do crime. Assim, o direito do cidadão de impugnar o resultado de urnas eleitorais já não existe. Este sistema apresenta flagrante desrespeito às conquistas democráticas mundialmente consagradas: 

  • o princípio do voto secreto (a autoria do voto deve ser secreta); e 
  • o princípio da auditabilidade (ser passível de conferência, verificação formal) na contagem dos votos. 

Para entender melhor este assunto, leia aqui:
http://almirquites.blogspot.com.br/2013/06/a-inconstitucionalidade-da-urna.html

"Urna eleitoral não deve esconder do povo o que acontece lá dentro. Todo o eleitor, mesmo aquele que não detenha conhecimentos tecnológicos, tem o direito de votar em sistema que lhe permita conferir, pessoalmente, por seus próprios meios e conhecimentos, se o seu voto foi contado corretamente”, disse o mestre de Joãozinho. 
Leia aqui: http://almirquites.blogspot.com.br/2014/05/conto-da-urna-eletronica.html

Para aprofundar o assunto veja o vídeo Eleições na Kredulândia aqui: http://almirquites.blogspot.com.br/2014/11/eleicoes-na-kredulandia.html.


Circuito integrado da urna eletrônica



Vejam também:
3) Urna eletrônica tem falhas que permitem ataques e manipulações, afirmam especialistas 

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Aviso sobre comentários:
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa